Seguimento Açores e Madeira - Março 2015

Exatamente, apesar de cá nos Açores as sst estarem com anomalia positiva, deverá ser apenas temporária na conclusão que eu tirei. O atlântico norte tem neste momento uma enorme anomalia negativa à excepção da corrente do golfo. Agora apenas em tom de especulação, vejo duas hipóteses possíveis. 1º a fixação semi-permanente do AA e uma diminuição drástica nas entradas das frentes na região, como acontece neste momento. Ou em segunda hipótese, o deslocamento do AA para sudoeste, permitindo assim uma maior afluência das frentes e depressões profundas como as históricas da década de 80.

Refiro que são meras especulações da minha parte.
 
Vou arriscar algo extremista. É possível que os Açores possam experienciar um daqueles eventos que só aparece uma vez por século. Por exemplo:

In 1921 England was gripped by an extraordinary drought. High pressure systems from the Azores remained stuck for almost the entire year, leading to clear skies and dire shortages of rain. Kent was hit especially hard: the countryside turned into a parched yellow landscape and Margate was hit worst of all, where a mere 236mm (9.29in) rain fell over the whole year, a record for the lowest ever annual rainfall anywhere in the UK.

As for the weather for the rest of that autumn, October carried on as if summer had never ended, thanks to persistent anti-cyclones. It was the sunniest October on record and crowds flocked to the seaside in temperatures hitting the high 20s, peaking at an extraordinary 29C on 5 and 6 October in London.

http://www.theguardian.com/news/2011/oct/13/weatherwatch-drought-margate-eliot-waste-land

É muito cedo para intervenções alarmistas. Mas uma estadia do anticlone por períodos muito longos não é impossível. Especialmente no meio do Atlântico. É esperar que as previsões sazonais não se concretizem (se bem que na última década os invernos secos são o 'novo normal').
 
Vou arriscar algo extremista. É possível que os Açores possam experienciar um daqueles eventos que só aparece uma vez por século. Por exemplo:





http://www.theguardian.com/news/2011/oct/13/weatherwatch-drought-margate-eliot-waste-land

É muito cedo para intervenções alarmistas. Mas uma estadia do anticlone por períodos muito longos não é impossível. Especialmente no meio do Atlântico. É esperar que as previsões sazonais não se concretizem (se bem que na última década os invernos secos são o 'novo normal').
Pois, nesta circunstância houve a subida do AA para as ilhas britânicas, ou seja, numa situação normal de anticiclone, nas ilhas britânicas há uma divisão da jetstream, por norma não são muito fortes e têm a duração de poucos dias. Sendo o caso do AA se centrar lá, haverá o desvio da jetstream ou para norte, ou para sul! Se for para norte estamos tramados... SECA...
 
Última edição:
Este verão a Eumetsat poderá trazer novidades para os Açores. Mandei a um mail a perguntar se ofereciam imagens como estas:

http://www.eumetsat.int/website/home/Images/ImageLibrary/DAT_2447283.html

Foi-me respondido que o referido produto, a projeção de Mercator, estará disponível neste Verão (também perguntei se podiam acrescentar um compósito RGB eview para os Açores tal como na Madeira):

http://oiswww.eumetsat.org/IPPS/html/MSG/RGB/EVIEW/index.htm

Resumindo, a resposta foi esta:

It is called a Mercator projection, this is something that will be available via our WMS service when it is launched this summer. At the moment we do not offer this projection.

The new WMS may offer the eview in the region that you need in the projection that you find useful, however as it has not been launched yet, I cannot say for 100% certain if it will fulfil your needs – although I believe that it will.

Ver-se-á.
 
Última edição:

Muito bom este artigo. No entanto, contrariamente ao que possa parecer, a conclusão é animadora para os Açores. Mais do que a temperatura global do oceano, o que interessa para modelar o regime de precipitação numa área local é a distribuição das anomalias. Se num oceano globalmente mais frio, a zona menos fria coincidir com a área, aí haverá a maior probabilidade de precipitações acima do normal. Os Açores estão nesta situação no que se refere à previsão para o outono de 2015. Já a perspectiva para o continente é terrível.
WdAPM1J.gif
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr e Wessel1985
Ou em segunda hipótese, o deslocamento do AA para sudoeste, permitindo assim uma maior afluência das frentes e depressões profundas como as históricas da década de 80.

Penso que enquanto a anomalia positiva estiver a sudoeste dos Açores o anticiclone não vai para lá, tenderá sempre a situar-se sobre o arquipélago ou próximo em qualquer quadrante que não se sobreponha ao sudoeste, precisamente o que tem acontecido nos últimos meses.
 
Exatamente, apesar de cá nos Açores as sst estarem com anomalia positiva

Apesar de parecer significativo que os Açores estão em anomalia positiva, na verdade o que importa é que estão na vertente da anomalia positiva mais intensa a sudoeste e que já esteve ainda mais intensa para oeste.
OiwxXPL.gif


mas é efectivamente este reforço para nordeste daquela crista positiva que nos faz ficar optimista quanto aos Açores, não quanto ao Continente.
 
Última edição:
Será interessante ver os acumulados de amanhã no grupo ocidental. A previsão do IPMA é esta:

PREVISÃO PARA DIA 27 DE MARÇO DE 2015 – SEXTA-FEIRA

CORVO
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, passando a aguaceiros.

FLORES
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, passando a aguaceiros.

No GFS, como anteriormente mencionado, a precipitação é mínima (se bem que o final da tarde do dia de amanhã pode trazer chuva mais intensa):

fx5UMYN.png


rIMJojH.png


9I4gNM4.png


O modelo europeu é muito generoso:

vUb0J6h.gif


No Arome, o máximo de precipitação é muito pouco:

e4aiURV.gif


Mas ainda há o Hirlam que também dá uma quantidade jeitosa:

BFh9Px1.gif


8pYrpE7.gif


Por último, o WRF que indica que a precipitação ficará muito longe:

3nKbU3e.png


Minha opinião: Tendo em conta que este evento será 'fronteiriço' na medida em que não se sabe precisamente onde irá a frente estagnar, penso que há uma grande incerteza. Como tal, o fim do dia amanhã tanto pode ser de chuva significativa e contínua ou de apenas aguaceiros fracos (com algum aguaceiro forte esporádico).

As trovoadas, essas estarão muito longe:

eT6kO2e.png
 
Última edição: