Inevitável. Passa tudo a norte do arquipélago ou dissipa-se a oeste. E enquanto ficar na mesma posição não se pode esperar algo diferente.
Novamente, são coisas 'normais' de vez em quando. A Rússia também sofreu em 2010 com um anticiclone que não se ia embora (também é verdade que foi menos tempo):
http://www.publico.pt/ciencia/notic...te-o-verao-de-2010-teve-causa-natural-1484224
Os invernos estão a ficar secos. Contudo, não acho 'anormal' um evento destes. Nós é que não vivemos o suficiente para os experienciarmos 'de vez em quando'. Se o anticiclone estivesse estacionado a oeste nesta altura as queixas seriam de um inverno extremamente chuvoso (e possivelmente frio).
As SST não podem ser apenas a causa primária para se tentar explicar uma anomalia destas, porque se assim fosse, tudo o que estaria localizado a norte do arquipélago, (pela lógica) também atrairia também os anticiclones, e no entanto, pelo que vimos, ficámos este ano com a "seca", e os demais com a "festa".
O que eu acho é que enquanto o continente americano não parar de lançar para o atlântico estes malditos anticiclones, nem no inverno de 2015 teremos chuva como deve ser. Umas miseráveis frentes que a todo o custo tentam cá chegar, não serão a solução para nada, até porque já chegam muito erodidas e secas.
O anticiclone teria de se deslocar mais a oeste ou para sul, o que não me parece que venha a acontecer uma vez que nos aproximamos a passos largos do Verão, e a tendência é sermos atingidos com mais frequência e intensidade por anticiclones do que por depressões, e curiosamente, a tendência é dele ficar sempre em cima ou a nordeste das ilhas.
As actuais estações estão todas trocadas....Percebem o que quero dizer? Quero dizer que
nem tão cedo isto muda. Se tivesse que mudar, teria mudado na estação certa. Agora é para esquecer.
Teorias que dizem que os anticiclones acompanham por norma a posição dos raios solares, e que as SST funcionam como uma espécie de "íman" para altas pressões, não me convencem. Este ano, e em anos anteriores tirou-se a prova dos nove.
Tem a ver tudo com a latitude em que estamos inseridos, mas também com outras variáveis tais como a MJO, ENSO, NAO, PNA etc....
Há anos em que as altas pressões estão mais activas a norte para a sua posição normal de inverno.
Se o presente anticiclone virasse o "anticiclone das Canárias", ou de " Cabo Verde" durante o Inverno, quem sabe aí talvez ficássemos com o clima mais normalizado no Inverno, mas até lá podem esquecer que tudo o que se tentar aproximar daqui, morrerá pelo caminho. É assim que as coisas têm funcionado até hoje.
Pelo que tenho lido e consultado, não me parece que isso venha a mudar nos próximos séculos... há teorias também que falam do enfraquecimento da Corrente do Golfo, mas na minha opinião, são outros assuntos que em nada me convencem.
Resumindo e concluindo, não vai ser fácil destronar o anticiclone dos Açores.... só mesmo um milagre!