Seguimento Açores e Madeira - Março 2015

Infelizmente penso que a maior parte da precipitação a esperar desta frente e linhas pós-frontais já caíu. Os valores agora não passam de algumas décimas nos intervalos de 10 minutos.

Concordo. A frente move-se para nordeste deixando os 'restos'. Se o movimento fosse para este provavelmente a chuva seria mais intensa. S. Miguel pode ver algo já Sta. Maria duvido muito.

P.S. Quando for euromilionário vou doar para a rede hidrometeorológica cá do sítio (com radares low-cost incluídos). Em termos informáticos (como por exemplo o comparativo acima mostrado) está bem equipada :lol:

@StormRic quais as tuas previsões e perspectivas para os próximos dias/semanas/meses?

Quanto a isso:

Março/Abril

YL41n0V.jpg

Abril/Maio

hage8MU.jpg

Tendencialmente a Primavera será mais do mesmo. O anticiclone deverá ficar estacionado no triângulo Açores-Madeira-Continente.

Última edição:
Eu não faço previsões, só consulto, como todos nós, os modelos. O que se vê até ao fim do mês no GFS é a quase ausência de precipitação. A título pessoal avanço a hipótese de que a haver alterações terão que estar relacionadas com a mudança da distribuição das temperaturas superficiais oceânicas no Atlântico e alteração da circulação geral do hemisfério norte e aí não tenho nada a dizer nem competência para avançar mais previsões. As previsões sazonais de Primavera, no tópico respectivo, podem dar-nos uma ideia mas joga-se sempre com probabilidades.

Eu também consulto, mas é sempre bom ouvir a opinião de quem sabe mais do que nós. :thumbsup:
Obrigado. Nem imaginas o quanto me animaste....
Costumo ver o CFS e até lá, nem mesmo a 1000 h dão a extinção deste anticiclone... acredita, estou mesmo desesperado porque já estou vendo as minhas plantações de Setembro cultivadas com tanto esforço acabarem por morrer por falta de água porque a nascente de água que utilizo para levar a água á minha terra já está nas suas últimas e nessa referida zona, é a única nascente que abastece a zona onde tenho as minhas plantações.... :dry:
"Dias negros" se aproximam. :sad:

• Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr
De resto, o evento ainda não acabou. Há que ter esperança no AROME (infelizmente a precipitação, especialmente em Santa Maria, é muito fragmentada quando comparando com S. Miguel - faixas significativas):

Pensando naquelas linhas de instabilidade pós-frontais e na corrente de noroeste de curta duração que se segue até amanhã podem ainda ocorrer aguaceiros. Parece-me que para o Grupo Oriental pouco será de esperar de acumulados, menos de 5 mm.

• Gosto
Reactions: Wessel1985
Complementando a publicação anterior...

E o Verão seria 'normal', ou seja, não haveria compensações:

gIHaOzU.jpg

HVZZt0c.jpg

Negro, muito negro.

Mas achas que isto é para levar à letra?
Os Açores estão ali no meio termo... sem falar que fazer previsões sazonais para ilhas pequenas no Atlântico tem sempre muito que se lhe diga....

• Gosto
Eu também consulto, mas é sempre bom ouvir a opinião de quem sabe mais do que nós. :thumbsup:
Obrigado. Nem imaginas o quanto me animaste....
Costumo ver o CFS e até lá, nem mesmo a 1000 h dão a extinção deste anticiclone... acredita, estou mesmo desesperado porque já estou vendo as minhas plantações de Setembro cultivadas com tanto esforço acabarem por morrer por falta de água porque a nascente de água que utilizo para levar a água á minha terra já está nas suas últimas e nessa referida zona, é a única nascente que abastece a Fajã onde tenho as minhas plantações.... :dry:
"Dias negros" se aproximam. :sad:

Tendencialmente a Primavera será mais do mesmo.

As previsões sazonais podem sempre estar totalmente erradas, baseiam-se em certos níveis de confiança que nunca são a 100%. Pelo que se vê parece que a primavera será ou normal ou ligeiramente inferior ao normal. Essas cartas referem-se a que períodos de tempo?

• Gosto
Em termos informáticos (como por exemplo o comparativo acima mostrado) está bem equipada

Sem dúvida, não conhecia esta página. Possibilita inclusivamente descarregar os dados em folha Excel, que foi o que eu fiz. O IPMA podia seguir este exemplo de total disponibilização de dados.:thumbsup:
Um muito bom trabalho de elogiar, até porque deve estar a ser feito com recursos controlados.

• Gosto
já estou vendo as minhas plantações de Setembro cultivadas com tanto esforço acabarem por morrer por falta de água porque a nascente de água que utilizo para levar a água á minha terra já está nas suas últimas e nessa referida zona, é a única nascente que abastece a zona onde tenho as minhas plantações....

É nas encostas marítimas sudoeste do maciço das Sete Cidades, não é? Não há muita altitude das cristas da Caldeira nessa área realmente, linhas de água divergentes e grande insolação, tudo contribui para as nascentes ficarem dependentes de um regime regular de chuvas.

• Gosto
É nas encostas marítimas sudoeste do maciço das Sete Cidades, não é? Não há muita altitude das cristas da Caldeira nessa área realmente, linhas de água divergentes e grande insolação, tudo contribui para as nascentes ficarem dependentes de um regime regular de chuvas.

Sim, mais propriamente na Fajã da Rocha da Relva.... a nascente tem origem nos contrafortes das Sete Cidades. Ainda hoje falando com os meus vizinhos "rocheiros", os mais antigos me disseram que mesmo em épocas de secas a nascente nunca secou, mas a verdade é que ninguém se lembra de um inverno como este e por incrível que pareça, a nascente "que nunca seca", já começa a dar os primeiros sufocos :sad:

Além disso nesta Fajã, há animais e culturas que dependem da água desta nascente. Estamos todos apreensivos, porque uma vez que o acesso á mesma é apenas feito a pé ou de burro, é complicado fazer carregar água por 6 km abaixo em cima das bestas num atalho estreito e íngreme junto à falésia

....
The_small_village_Rocha_da_Relva.jpg

1016399_157370681121342_97289615_n.jpg

rochaa3.jpg

Última edição: