Azor
Nimbostratus
Esta é a nascente principal que abastece esta Fajã... do qual, eu e muitos moradores dependem....de momento já corre muito devagar...
Esta é a nascente principal que abastece esta Fajã... do qual, eu e muitos moradores dependem....de momento já corre muito devagar...
A frente já era:
Agora é esperar o miserável pós-frontal de amanhã.
@StormRic , em situação normal de Inverno, a água extravasa o tanque e a bica corre bastante forte. Agora já só tem um fio.
@Cluster , costuma correr uma cascata na foto , (que é a nascente do Pinheiro) que vai desaguar à Fajã.....só que ela já secou...
A única ribeira aqui dos meus lados que ainda corre bem (Sabe Deus porque é que ainda não secou), é a ribeira dos Mosteiros, que abastece ainda alguns moinhos de água da freguesia, mas mais dia menos dia, eles também deixam de moer quando as ribeiras secarem...
Em relação às lagoas da ilha, não sei ainda precisar como estão os valores de capacidade de água, mas já ouvi umas noticias que diziam que a água está mais baixa e que as margens estão aflorar, à superfície....sinal da grande falta de água...
Estas fotos foram recentes, tiradas em Fevereiro nas Sete Cidades e fornecidas por um amigo (até parece um dia normal de Verão) e pode se constatar já a falta de água nas margens. Em dias normais de Inverno esta lagoa vê aumentar as suas margens quase até ao caminho próximo da Freguesia, coisa que este ano nem por sombras se aproximou....
Resumindo e concluindo, a situação é grave!
]