Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2013

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Boas pessoal,

Vento nos PE's da EDA durante a última noite:

O PE da Boca da Vereda (cota 650m) nas Flores 155 km/h (máx 2 torres);
O PE do Salão (cota 500m) no Faial 108 km/h (máx 5 torres);
O PE das Terras do Canto (cota 850m) no Pico 169 km/h (máx 6 torres);
O PE do Pico da Urze (cota 725m) em São Jorge 101 km/h (máx 5 torres);
O PE da Serra do Cume (cota 500m) na Terceira 115 km/h (média máx 10 torres);
O PE dos Graminhais (cota 875m) em São Miguel 47 km/h (média máx 10 torres);
O PE do Figueiral (cota 150m) em Santa Maria 54 km/h (máx 5 torres).

Cumprimentos,
Luís Guilherme.

• Gosto
Reactions: CptRena
Boas pessoal,

Estive a verificar detalhadamente os dados do SCADA da ENERCON nos PE's das Flores, Pico e Terceira...

Velocidade inst. da rajada máxima (anemómetros ultra-sónicos):

Flores 45,3 m/s = 163,08 km/h por volta das 17h30 de ontem;
Pico 53,2 m/s = 191,52 km/h por volta das 0h30 de hoje;
Terceira 44,8 m/s = 161,28 km/h por volta das 3h00 de hoje.

Cumprimentos,
Luís Guilherme.

Por aqui grupo Oriental e particularmente da minha zona, reporto que houve um pouco de mais de vento registado nos 2 últimos dias, e também alguma chuva. Continuo com vento com rajadas do quadrante W ( o máximo assim de repente e por instinto, uns 60 km nas rajadas mais fortes), mas nada a que os Açores já n estejam habituados :lol:

O céu também continua encoberto e muita escuridão nas serranias altas.
O mar também anda algo picado mas isso é normal por estas bandas sempre que passa ao lado do arquipélago alguma ou outra tempestade.

Saudações açorianas!

Continuo com vento com rajadas do quadrante W ( o máximo assim de repente e por instinto, uns 60 km nas rajadas mais fortes), mas nada a que os Açores já n estejam habituados :lol:

O Record do ano passado foi 217 km/h em Santa Maria aquando da passagem do Gordon ;)

Isso mesmo Azor, 60 km/h é uma pequena brisa para nós :cool:

Abraço,
Luís Guilherme.

O Record do ano passado foi 217 km/h em Santa Maria aquando da passagem do Gordon ;)

Isso mesmo Azor, 60 km/h é uma pequena brisa para nós :cool:

Abraço,
Luís Guilherme.

:D

Acho que só se deve começar a falar em VENTO propriamente dito nos Açores dos 100/110 km/ h pra cima, mas somos suspeitos no tema :lmao:

Fez me realmente foi muita confusão o alerta amarelo dado para o Central ao nível do vento, quando segundo as previsões, o vento naquele grupo não merecia sequer nenhum alerta segundos os critérios do IPMA... enfim ... é a tal necessidade "urgente" que o SRPCBA tem de colocar à força avisos para despachar ... adiantam-se sem justificação nuns e atrasam-se sem desculpa noutros, mas como sou apenas um simples leigo na matéria, vou fazendo às vezes um esforço enorme por entender a política desastrosa de alguns, e que na minha, bem como na opinião de outros conterrâneos, em nada serve a RAA.

Uma coisa são os PE'S, outra coisa são as previsões gerais que são feitas para o arquipélago. Em todas as ilhas é normal o vento soprar com mais intensidade nas serras e os PE´S não falam pela realidade total, porque a realidade é outra.
Pena é que nem todas as ilhas tenham estações nas zonas que são precisas. Neste ponto, a Madeira está de longe muito mais bem servida do que os Açores.

Cumprimentos Açorianos!

Uma coisa são os PE'S, outra coisa são as previsões gerais que são feitas para o arquipélago. Em todas as ilhas é normal o vento soprar com mais intensidade nas serras e os PE´S não falam pela realidade total, porque a realidade é outra.

:) Concordo em absoluto!

PS: Passei agora pelo Despacho e confirmei no SCADA da ENERCON que tivemos uma rajada máxima registada de 31,4 m/s para o PE dos Graminhais na ilha de São Miguel, ou seja 113,04 km/h... o que está longe dos 191 km/h do PE do Pico apesar dos parques estarem a cotas semelhantes, perto dos 900 m!

Já agora, segundo a fórmula simplificada/aproximada retirada do "Wind Energy Hanbook", Wiley, 2001:

V(z2)/V(z1)=(z2/z1)^1/7

Para as torres que temos nos Graminhais ENERCON E-44 de 55m de altura, para os 113 km/h medidos, obtemos pela fórmula uma velocidade a 10 metros do solo de 88km/h, já a 2 metros do solo é de apenas 70km/h...:confused:

Portanto quando o Azor fala em rajadas de 60 km/h para a zona dos Arrifes, que é bastante mais baixa e menos ventosa que os Graminhais, até arriscaria a dizer que talvez não tenha chegado a tanto ;)

Um Abraço,
Luís Guilherme.

Boa noite!

Sigo com céu pouco nublado e vento fraco a bonançoso.

Hoje foi um dia de céu em geral muito nublado, temporariamente encoberto e com boas abertas. Caíram alguns aguaceiros fracos ao longo do dia e agora à noite caiu uma chuva fraca.

Bom fim-de-semana.

:) Concordo em absoluto!

PS: Passei agora pelo Despacho e confirmei no SCADA da ENERCON que tivemos uma rajada máxima registada de 31,4 m/s para o PE dos Graminhais na ilha de São Miguel, ou seja 113,04 km/h... o que está longe dos 191 km/h do PE do Pico apesar dos parques estarem a cotas semelhantes, perto dos 900 m!

Já agora, segundo a fórmula simplificada/aproximada retirada do "Wind Energy Hanbook", Wiley, 2001:

V(z2)/V(z1)=(z2/z1)^1/7

Para as torres que temos nos Graminhais ENERCON E-44 de 55m de altura, para os 113 km/h medidos, obtemos pela fórmula uma velocidade a 10 metros do solo de 88km/h, já a 2 metros do solo é de apenas 70km/h...:confused:

Portanto quando o Azor fala em rajadas de 60 km/h para a zona dos Arrifes, que é bastante mais baixa e menos ventosa que os Graminhais, até arriscaria a dizer que talvez não tenha chegado a tanto ;)

Um Abraço,
Luís Guilherme.

Claro Luís, mas isso tudo se deveu à rota que a Tempestade teve. Pequenas alterações fazem logo toda a diferença em relação à intensidade do vento/nebulosidade/precipitação em cada grupo.

Por exemplo, a intensidade do vento registada nos PE'S das Flores e do Corvo, certamente foi superior à que foi registada no Pico, e tudo porque a tempestade passou a razar o arquipélago, ligeiramente mais a Norte , porque se tivesse sido o contrário, os valores nas ilhas, seguramente teriam sido outros, portanto, a diferença do que foi registado nas Flores/Corvo para o Pico, foi o mesmo do Pico para São Miguel. E ambas as ilhas situam-se praticamente à mesma latitude.

Do Grupo Central só as ilhas mais a norte registaram velocidades médias superiores, porque as restantes nem por isso. Do Grupo Oriental o mesmo se passou, porque a ilha situada mais a norte foi a que registou valores superiores, exactamente por se situar a norte da outra. Do Grupo Ocidental, e por ter estado mais na proximidade da rota que a referida tempestade tomou, os valores foram superiores às restantes.

Eu vivo perto da Serra Gorda para o fim do Outeiro, e aqui, apesar de ser uma zona mais baixa que os Graminhais, somos uma das zonas que primeiramente apanha sempre com tudo por estarmos mais expostos ao que vem de W... e Ponta Delgada fica logo ali abaixo e o cenário já é outro. Aqui por eu estar numa zona mais exposta, sente se mais o vento, e por instinto e experiência, já conheço bem a velocidade das rajadas a olho nú :D

Mas a minha confusão nem foi esta, mas sim a questão do Grupo Central ter ficado em alerta amarelo quando a previsão a nível do vento nem tinha justificado tal coisa. A meu ver, e uma vez que a Tempestade passou a norte do arquipélago, se fossem inteligentes, deveriam antes ter colocado algumas ILHAS do Central em alerta, (exactamente por terem apanhado mais os efeitos que as restantes) e não todo o referido Grupo, porque a emissão de avisos nos Açores tem muito que se lhe diga.

O arquipélago é grande. Só a área marítima dos Açores fazia caber aqui dentro 10 Portugais juntos, e só por isso, deveriam ter mais juízo quando elaboram alertas porque pode estar chovendo numa determinada ilha de um determinado grupo, e nas outras não, mas preferem por tudo dentro do mesmo barco como sempre e depois dá no que dá. (uma palhaçada!)

Não me esqueço há pouco tempo (coisa de 1 ou 2 meses atrás) que o Central ficou por horas em alerta amarelo devido a previsão de chuva e vento forte para a noite, quando logo de seguida o Oriental nessa mesma madrugada foi bombardeado por ventos fortes chuva igualmente forte e até Trovoada, e no entanto segundo eles estava tudo "numa boa" nesse mesmo grupo, tanto que só se lembraram de colocar um alerta no Oriental depois da tempestade ter passado lol.

Enfim, e ainda há gente que tira cursos para isso.

Bom já me alonguei demais neste tema, porque haveria ainda muito para dizer sobre isso :p

Um abraço,
saudações açorianas

Boa noite!

Sigo com céu muito nublado a encoberto e vento fraco a bonançoso. Caem uns pingos...

Hoje, o céu apresentou-se em geral muito nublado, com boas abertas.

Continuação de uma bom sábado.

Buenos días:

Soy miembro del foro de seguimiento Meteo7islas de Canarias y que también sigo con asiduidad el de ustedes en su apartado de Açores y Madeira. Espero que me entiendan en español pero yo no sé portugués, aunque es muy fácil entenderlo. Quiero saludar a todos los miembros de esas islas y animarlos para que continúen informando del tiempo ya que nosotros siempre miramos hacia Azores a ver si alguna de sus borrascas se desplaza hacia el Sur y nos llega a nosotros y nos mitiga algo en nuestra falta de agua.

Agradecido a todos ustedes

• Gosto
Reactions: Sunderlandz
Bem-vindo ao fórum. Acho que não vamos ter grandes dificuldades em compreender o que escreve.