Concordo em absoluto!
PS: Passei agora pelo Despacho e confirmei no SCADA da ENERCON que tivemos uma rajada máxima registada de 31,4 m/s para o PE dos Graminhais na ilha de São Miguel, ou seja 113,04 km/h... o que está longe dos 191 km/h do PE do Pico apesar dos parques estarem a cotas semelhantes, perto dos 900 m!
Já agora, segundo a fórmula simplificada/aproximada retirada do "Wind Energy Hanbook", Wiley, 2001:
V(z2)/V(z1)=(z2/z1)^1/7
Para as torres que temos nos Graminhais ENERCON E-44 de 55m de altura, para os 113 km/h medidos, obtemos pela fórmula uma velocidade a 10 metros do solo de 88km/h, já a 2 metros do solo é de apenas 70km/h...
Portanto quando o Azor fala em rajadas de 60 km/h para a zona dos Arrifes, que é bastante mais baixa e menos ventosa que os Graminhais, até arriscaria a dizer que talvez não tenha chegado a tanto
Um Abraço,
Luís Guilherme.
Claro Luís, mas isso tudo se deveu à rota que a Tempestade teve. Pequenas alterações fazem logo toda a diferença em relação à intensidade do vento/nebulosidade/precipitação em cada grupo.
Por exemplo, a intensidade do vento registada nos PE'S das Flores e do Corvo, certamente foi superior à que foi registada no Pico, e tudo porque a tempestade passou a razar o arquipélago, ligeiramente mais a Norte , porque se tivesse sido o contrário, os valores nas ilhas, seguramente teriam sido outros, portanto, a diferença do que foi registado nas Flores/Corvo para o Pico, foi o mesmo do Pico para São Miguel. E ambas as ilhas situam-se praticamente à mesma latitude.
Do Grupo Central só as ilhas mais a norte registaram velocidades médias superiores, porque as restantes nem por isso. Do Grupo Oriental o mesmo se passou, porque a ilha situada mais a norte foi a que registou valores superiores, exactamente por se situar a norte da outra. Do Grupo Ocidental, e por ter estado mais na proximidade da rota que a referida tempestade tomou, os valores foram superiores às restantes.
Eu vivo perto da Serra Gorda para o fim do Outeiro, e aqui, apesar de ser uma zona mais baixa que os Graminhais, somos uma das zonas que primeiramente apanha sempre com tudo por estarmos mais expostos ao que vem de W... e Ponta Delgada fica logo ali abaixo e o cenário já é outro. Aqui por eu estar numa zona mais exposta, sente se mais o vento, e por instinto e experiência, já conheço bem a velocidade das rajadas a olho nú
Mas a minha confusão nem foi esta, mas sim a questão do Grupo Central ter ficado em alerta amarelo quando a previsão a nível do vento nem tinha justificado tal coisa. A meu ver, e uma vez que a Tempestade passou a norte do arquipélago, se fossem inteligentes, deveriam antes ter colocado algumas ILHAS do Central em alerta, (exactamente por terem apanhado mais os efeitos que as restantes) e não todo o referido Grupo, porque a emissão de avisos nos Açores tem muito que se lhe diga.
O arquipélago é grande. Só a área marítima dos Açores fazia caber aqui dentro 10 Portugais juntos, e só por isso, deveriam ter mais juízo quando elaboram alertas porque pode estar chovendo numa determinada ilha de um determinado grupo, e nas outras não, mas preferem por tudo dentro do mesmo barco como sempre e depois dá no que dá. (uma palhaçada!)
Não me esqueço há pouco tempo (coisa de 1 ou 2 meses atrás) que o Central ficou por horas em alerta amarelo devido a previsão de chuva e vento forte para a noite, quando logo de seguida o Oriental nessa mesma madrugada foi bombardeado por ventos fortes chuva igualmente forte e até Trovoada, e no entanto segundo eles estava tudo "numa boa" nesse mesmo grupo, tanto que só se lembraram de colocar um alerta no Oriental depois da tempestade ter passado lol.
Enfim, e ainda há gente que tira cursos para isso.
Bom já me alonguei demais neste tema, porque haveria ainda muito para dizer sobre isso
Um abraço,
saudações açorianas