Bem...não que me queira armar em esperto, mas apenas para puxar a brasa á minha sardinha, fico contente pela minha analise estar bastante correcta até agora
Bom, para ajudar á compreensão do que se passa nada melhor que uma imagem:
Neste momento temos uma frente a norte, uma pequena depressão a SW.
Algumas linhas de instabilidade organizam-se no sector E da depressão, e movem-se para N onde essencialmente colidem com a frente e activam-se.
Á superfície vento de SE continua a empurrar ar quente contra a frente, resultando na activação de algumas células.
Em altura,
ao longo das próximas horas e dia de amanhã uma cut-off aproxima-se vinda desde a Peninsula Ibérica e coloca-se a norte da RAM, com uma ondulação em altura que afecta as ilhas.
A aproximação dessa ondulação em altura deverá aumentar o forçamento dinâmico ( divergência em altura) facilitando a actividade convectiva na frente e linhas de instabilidade, assim como devido ao ar frio em altura, deverá igualmente haver um aumento da instabilidade, com CAPE a ascender a 500-1000J/Kg.
A circulação em altura da cut-off, em conjunto com o jet subtropical que está entre as ilhas CN e a RAM, deverá gerar shear moderado com rotação desde o quadrante SE ao quadrante W á medida que se sobe em altura, este factor deverá ser favorável a alguma actividade mais organizada, com algum risco de precip forte e rajadas associadas a algumas células células mais fortes.
A Verde coloco a mancha que deverá ter actividade em geral mais fraca.
A Amarelo a mancha que deverá ter mais actividade, onde os parâmetros acima referidos se deverão justapor criando condições mais favoráveis.
Não esquecer que o vento de SE deverá acrescer o risco de chuva forte orográfica nas vertentes SE, da P. Sol até á P. S. Lourenço, sendo que esta porção tenderá em principio a ser a mais afectada da ilha da Madeira.