StormRic
Furacão
Apesar deste aparato de ecos fortes, os acumulados na ilha da Madeira hoje são significativos apenas nas zonas montanhosas:
Cá está uma situação muito particular e característica da Ilha da Madeira, em que o relevo dita condições locais que não existem no oceano aberto ou no geral da ilha.38 mm acumulados em São Vicente hoje, dos quais 15.5mm nas últimas 2h.
Persistem os quase despercebidos ecos amarelos na mesma zona. O valor de precipitação na zona da Ponta Delgada / Boaventura será certamente superior a São Vicente.
Ilhas Selvagens: 0 mm, como de costume. Se não for o local menos chuvoso de Portugal certamente não andará muito longe - tenho acompanhado a estação desde que voltou a estar disponível e o acumulado deste mês, se não estou em erro, nem sequer supera os 10 mm por lá.
Encontrando-se numa latitude onde o anticiclone está sempre presente e não havendo qualquer tipo de orografia significativa, o acumulado anual nem deve ultrapassar os 150mm anuais, portanto sim, as Selvagens são claramente o local mais seco de Portugal.Ilhas Selvagens: 0 mm, como de costume. Se não for o local menos chuvoso de Portugal certamente não andará muito longe - tenho acompanhado a estação desde que voltou a estar disponível e o acumulado deste mês, se não estou em erro, nem sequer supera os 10 mm por lá.
A classificação climática de Köppen das Selvagens é Clima árido quente (segundo a wikipedia).Encontrando-se numa latitude onde o anticiclone está sempre presente e não havendo qualquer tipo de orografia significativa, o acumulado anual nem deve ultrapassar os 150mm anuais, portanto sim, as Selvagens são claramente o local mais seco de Portugal.
Ainda assim Vila Baleira tem uma média de precipitação anual de aproximadamente 350 mm, provavelmente mais do dobro das Ilhas Selvagens. O valor estimado das Ilhas Selvagens está mais próximo da média das Ilhas Canárias do que da Madeira.O Porto Santo, possuindo algumas semelhanças é clima semiárido quente.