Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Apesar deste aparato de ecos fortes, os acumulados na ilha da Madeira hoje são significativos apenas nas zonas montanhosas:

Anexos

• Prec-Madeira_20241124-04_Pico Areeiro.webp
    Prec-Madeira_20241124-04_Pico Areeiro.webp
    50.9 KB · Visto: 16
  • Prec-Madeira_20241124-05_Areeiro.webp
    Prec-Madeira_20241124-05_Areeiro.webp
    53.4 KB · Visto: 14
  • Prec-Madeira_20241124-06_Pico Alto.webp
    Prec-Madeira_20241124-06_Pico Alto.webp
    53.9 KB · Visto: 14

Padrão equivalente ao do dia 25 de Dezembro de 2020?

Ecos persistentemente amarelos numa estreita faixa costeira desde ~8h da manhã.

38 mm acumulados em São Vicente hoje, dos quais 15.5mm nas últimas 2h.

Persistem os quase despercebidos ecos amarelos na mesma zona. O valor de precipitação na zona da Ponta Delgada / Boaventura será certamente superior a São Vicente.
Cá está uma situação muito particular e característica da Ilha da Madeira, em que o relevo dita condições locais que não existem no oceano aberto ou no geral da ilha.
A Madeira é fascinante sob todos os aspectos, e este é um deles.

Prec-São Vicente_20241125-19.webp

Totais de precipitação ontem:
Ver anexo 16759

Porto Santo: 8 mm
Ilhas Selvagens: 0 mm, como de costume. Se não for o local menos chuvoso de Portugal certamente não andará muito longe - tenho acompanhado a estação desde que voltou a estar disponível e o acumulado deste mês, se não estou em erro, nem sequer supera os 10 mm por lá. :shocking:

Ilhas Selvagens: 0 mm, como de costume. Se não for o local menos chuvoso de Portugal certamente não andará muito longe - tenho acompanhado a estação desde que voltou a estar disponível e o acumulado deste mês, se não estou em erro, nem sequer supera os 10 mm por lá. :shocking:
Encontrando-se numa latitude onde o anticiclone está sempre presente e não havendo qualquer tipo de orografia significativa, o acumulado anual nem deve ultrapassar os 150mm anuais, portanto sim, as Selvagens são claramente o local mais seco de Portugal.

Encontrando-se numa latitude onde o anticiclone está sempre presente e não havendo qualquer tipo de orografia significativa, o acumulado anual nem deve ultrapassar os 150mm anuais, portanto sim, as Selvagens são claramente o local mais seco de Portugal.
A classificação climática de Köppen das Selvagens é Clima árido quente (segundo a wikipedia).
O Porto Santo, possuindo algumas semelhanças é clima semiárido quente.

Última edição:
canarias.webp

Esse valor está em linha com os valores obtidos nas vizinhas Ilhas Canárias, no mesmo dia.
De assinalar a componente de vento de leste predominante nesse dia, vindo do norte de África portanto.

O Porto Santo, possuindo algumas semelhanças é clima semiárido quente.
Ainda assim Vila Baleira tem uma média de precipitação anual de aproximadamente 350 mm, provavelmente mais do dobro das Ilhas Selvagens. O valor estimado das Ilhas Selvagens está mais próximo da média das Ilhas Canárias do que da Madeira. :D