Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Boas pessoal.

Por aqui temos temporal e animação nesta noite.

Começou durante o início da noite com vento moderado a forte.

Mas neste momento temos chuva moderada e trovoada com alguns raios bem fortes nas imediações.

Felizmente por agora não demasiado próximos.

Mas fortes o suficiente para me acordarem ...

Mau tempo generalizado por aqui.

Bom dia. À semelhança do nosso colega aqui do fórum @Wessel1985 esta noite e madrugada trovejou e choveu de forma torrencial também aqui pela Horta.
Não tenho os registos do forte da precipitação, pois o meu pluviómetro ficou sem bateria e não reparei.
Já está novamente operacional.

Por aqui, estamos em regime de aguaceiros moderados, pontualmente fortes, acompanhados de rajadas fortes. Neste momento, não chove e o vento sopra moderado. Durante a madrugada, ocorreu trovoada, mas não senti.

Avisos do IPMA em vigor:

Vh36igs.png

Superfícies frontais frias e instabilidade de permeio e pós-frontal nos Açores.

Carta de superfície de hoje às 12h.
A_sfc_full_ocean_color_20241127-12h.webp

Precipitação principalmente convectiva, os topos das células são bastante elevados, com ecos pontualmente muito intensos, com trovoadas.

Radar da Terceira desde ontem dia 26 às 00:00 até hoje às 17:50. Tem havido algumas falhas na publicação das imagens.
1 segundo de vídeo = 1 hora

Boa noite!

Sigo com céu pouco nublado e vento moderado.

O dia de ontem (28/11) foi marcado por boas abertas, mas caiu um aguaceiro de forte intensidade e de curta duração numa determinada localização (São Roque/Livramento/Lagoa), conforme se pode observar nas imagens de radar. Estava a conduzir aquando da ocorrência desse aguaceiro num troço da Via Rápida sentido PDL-Lagoa e mesmo com as escovas em velocidade máxima, não se via um palmo à frente do nariz, tal era a intensidade.

hZX7yAF.gif

Alguma convergência dos modelos para um episódio de precipitação intensa no início da próxima semana. Principalmente a norte.

Screenshot-20241129-105110-Chrome.jpg

Entretanto o último dia do mês de Novembro de 2024 reseeva temperaturas máximas de 26°C para a Madeira com o mais facto mais notável ser o facto da água do mar na costa sul ainda estar acima dos 23°C nalgumas praias.

Última edição: