Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Por aqui o dia anda escuro como breu e deve vir nova leva da borrasca muito em breve ...

A chuva e a trovoada acalmaram por agora mas o vento continua a fazer se sentir com alguma intensidade ...

Dia invernal e ameaçador por aqui ...

As nuvens estão escuras e carregadas ...

EDIT (15:16) - Tinha acabado de escrever isto e voltou a chuva puxada a vento por aqui ... Lá fora parece uma máquina de lavar autêntica aqui pela Conceição ...

EDIT (15:26) - Continua a chuva forte puxada a vento também forte ... É impressionante a tempestade que se abateu por aqui ... Só falta a trovoada para completar a coisa ...

Última edição:
Há um detentos na Horta e outro na lagoa e pertencem à rede da blitzortung.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Sim, erro meu.

O da Lagoa já não funciona.

Atuais em PT, havendo repetições:

FEx0SWV.png

Sim, erro meu.

O da Lagoa já não funciona.

Atuais em PT, havendo repetições:

FEx0SWV.png

É, já soube que o da lagoa está off, está a faltar atualizar o firmware, por isso está off há já algum tempo.

Julgava que ainda estivesse a funcionar.

Boa tarde a todos, por ponta delgada, nunca choveu. Apenas ameaçava mas não deu em nada. Podemos considerar que esta primeira metade do alerta amarelo para o grupo oriental foi um fail? tanto como este evento?

Vim agora às Sete Cidades e fui apanhado de surpresa com a quantidade de cascalho e lama vinda dos pastos/grotas, com o nevoeiro cerrado sem ver dois palmos, não foi viagem fácil. Dizem que choveu muito para estes lados por volta das 17h, e mesmo no centro da freguesia vê se muito cascalho.

Boa tarde a todos, por ponta delgada, nunca choveu. Apenas ameaçava mas não deu em nada. Podemos considerar que esta primeira metade do alerta amarelo para o grupo oriental foi um fail? tanto como este evento?
Aqui nos arrifes choveu de manhã de forma torrencial, nas zona das arribanas parecia ribeiras a sair dos pastos, limpa-pingas no máximo não se via quase nada, sorte que depois parou.

A parte principal do evento no GOr *sempre* foi na próxima madrugada.

Em PDL muito aguaceiro breve, alguns com alguma intensidade. Muita escuridão para norte.

Cumulativamente, há uma razoável a boa cobertura de estações em S. Miguel. Mas ainda há muito local onde pode chover sem ser registado.

O GFS indica mais CAPE e HR que o ECMWF. A frente é forte e o cisalhamento estará muito elevado. No GOr a água precipitável deverá estar ligeiramente mais elevada que nos outros grupos.

À falta de consenso, difícil escolher. Tanto pode ser como agora (antes do evento; muita nebulosidade mas pouca chuva com algum aguaceiro ocasional) ou uma versão mais fraca do que se passou no GC (convecção possivelmente frequente mas individualmente de pouca duração, aguaceiros moderados a fortes com alguma trovoada).

Paralelamente à possível convecção, precipitação estratiforme poderá ocorrer.

94Vut4k.png

mMK8rCW.png

Última edição:
Boa noite!

Sigo com chuva fraca a moderada e vento moderado aqui na Lagoa. Estive em Ponta Delgada a trabalhar e a partir das 22h30 locais caíram aguaceiros fortes (um ou outro torrencial entre as 22h30 e as 23h30) tocados a vento forte e ocorreu trovoada, mas de curta duração. Um dos trovões foi bem estrondoso! :trovao:

No percurso de regresso a casa, na Via Rápida sentido Ponta Delgada-Lagoa, deparei-me com chuva forte e vários lençóis de água.

Há relatos nas redes sociais de cortes de energia elétrica e de inundações urbanas em vários locais da Ilha de S. Miguel.

Última edição:

Gráficos de São Miguel, até às 3:00.

Anexos

• Graf-SeteCidades_20241106-03.webp
    Graf-SeteCidades_20241106-03.webp
    18 KB · Visto: 4
  • Graf-SantosCima_20241106-03.webp
    Graf-SantosCima_20241106-03.webp
    22.4 KB · Visto: 4
  • Graf-PDelgadaAero_20241106-03.webp
    Graf-PDelgadaAero_20241106-03.webp
    22.7 KB · Visto: 3
  • Graf-PDelgadaObserv_20241106-03.webp
    Graf-PDelgadaObserv_20241106-03.webp
    18.5 KB · Visto: 3
  • Graf-Santana_20241106-03.webp
    Graf-Santana_20241106-03.webp
    18.7 KB · Visto: 4
  • Graf-Furnas_20241106-03.webp
    Graf-Furnas_20241106-03.webp
    18.4 KB · Visto: 6
  • Graf-Nordeste_20241106-03.webp
    Graf-Nordeste_20241106-03.webp
    18.6 KB · Visto: 6
Última edição:
Boa noite.

Após um misto de tempo abafado, tempestade tropical, trovoadas, chuvas fortes, faltava agora uma descida acentuada da temperatura do ar.

A mínima já chegou aos 11,5°. A mínima mais baixa deste outono.

Já tinha saudades

418e750d9b3d5cb828e1dc2f75845c47.png

Há também à mistura aguaceiros fracos e pouco frequentes.