Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2011

Santa Maria localizada no aeroporto de Santa Maria acumulou das 12h de ontem às 12h de hoje 57mm, sendo que metade da precipitação ocorreu entre as 19 e as 21h de ontem.

-------------------

Como podem ver, PDL está linda e maravilhosa esta noite :)

0008.jpg

Nota: Nunca coloquem no fórum os links directos das imagens.
As consequências disso saltam à vista. Neste momento em vez da "linda e maravilhosa noite", vemos a nublada tarde.

-> Como inserir imagens no forum

;)

Santa Maria localizada no aeroporto de Santa Maria acumulou das 12h de ontem às 12h de hoje 57mm, sendo que metade da precipitação ocorreu entre as 19 e as 21h de ontem.

-------------------

Nota: Nunca coloquem no fórum os links directos das imagens.
As consequências disso saltam à vista. Neste momento em vez da "linda e maravilhosa noite", vemos a nublada tarde.

-> Como inserir imagens no forum

;)

Agora nem uma coisa nem outra. Site CLIMAAT está em baixo! :lmao:
Neste momento o sol espreita em PDL.

Quanto a postar fotos do PC, não o faço a não ser que sejam mesmo minhas. Depois da carga de chatices que vi um amigo meu ter o ano passado por ter usado fotos que não eram dele em vez de "partilhar" eu limito-me a partilhar links ou fotos das fontes originais :)

Quanto a postar fotos do PC, não o faço a não ser que sejam mesmo minhas. Depois da carga de chatices que vi um amigo meu ter o ano passado por ter usado fotos que não eram dele em vez de "partilhar" eu limito-me a partilhar links ou fotos das fontes originais :)

Se a imagem for colocada com a respectiva fonte não haverá problema, certamente. Até é uma forma de publicidade.
No caso concreto do Climaat, todas as imagens até têm a respectiva publicidade. Desde que não se faça edição das mesmas...

Segundo o boletim meteorológico da RTPA, ontem em S.Jorge registou 64mm e hoje em S.Maria registou 58mm.

Achei curioso esta imagem no sábado às 3 da manhã (até fiz printscreen:D)..

Bem apanhado:thumbsup:
Uma depressão hibrida ( Subtropical, mas numa fase muito embrionica para ser nomeada por qualquer entidade)...estas depressão ocorrem com frequencia nas nossas aguas, variam de sistemas desorganizados como aqueles que afectam o Algarve e os nossos colegas algarvios sempre anseiam, até depressões mais madura, mas só raramente se dá a intensificação suficiente para se tornarem em depressões tropicais&subtropicais maduras.

Neste caso, um resto de uma frente arrastou energia tropical, depois a frente passou e ficou uma região de instabilidade...entretanto o AA fixou-se a norte e bloqueou o movimento e tambem a entrada de ar mais seco e inóspito sobre a pequena depressão recem formada....e assim tomou esse aspecto espiralado com bandas convectivas.

rossby não acha que um radar meteorológico do IM resolveria em parte esses "problemas técnicos" ?

O radar é o meio de observação por excelência para o nowcasting destas situações. No entanto, mesmo assim por vezes não é possível emitir avisos em tempo útil para que os serviços de proteção civil possam entrar em ação.

A tecnologia a que me refiro é o desenvolvimento da capacidade de cálculo e a integração operacional de vários meios de observação (radares, satélites, estaçoes se superfície, aerológicas, bóias, etc).

Pelo que vejo nos modelos GFS, o anticiclone parece levar com um "pontapé" para o sudoeste dos Açores a partir de sábado e trará não só mau tempo para os Açores mas também para o resto do país a partir do próximo fim de semana. Mas ainda faltam alguns dias pelo que não é de fiar muito ainda, acho eu.

Boa tarde

Em PDL, tipico dia açoreano, uma linda tarde com 22 graus...mas com uma nuvem a passear e a "pingar" por onde passa :D Acabou de passar pela minha zona e aqui já está sol outra vez :)

Pela zona oeste da ilha terceira, também ocorreram as 4 estãções num só dia.
para o próximo fim de semana o vento deverá fazer sentir-se com alguma intensidade em todo o arquipélago.

O dia de hoje na costas voltadas ao sul, experimentaram chuviscos e chuva fraca, de maneira irregular, aparetemente nas zonas altas ( montanhosas) captaram maior acumulação enquanto precipitação entre 5mm - 10mm.

A zona Oeste apresentam nuvens de maior densidade e no Funchal. (pouco pingo junto a costa, mas nas altitudes intermédias e altas experimentaram chuva fraca de maneira bem irregular em regime de aguaceiros.

A temperatura caiu 1,5ºC - 2ºC

A max não chego dos dos 25ºC

Precipitação acumulada na minha estação foi de 0,3mm

Temp. actual: 21,4ºC
HR:81%

Funchal- Sul

48298513.jpg

Ponta do Sol - Oeste

34952833.jpg

Ribeira Brava - Sudoeste

49642382.jpg

São Vicente - Norte da Ilha

17793604.jpg

Boa noite Alex,

Nos modelos que analisei parece-me que a chuva será mais intensa na costa norte e Porto santo mas nas previsoes feitas colocam como mais intensa na parte sul...

Ja analisei vários modelos e nao vi nada de grave...talvez aguaceiros moderados e vento a forte 50 a 70km...quanto a trovoadas não me parece pelo cape e o li...

quais as tuas previsões?