Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2011

Alex quanto a trovoada pelas analises que fiz nada indica que vá ocorrer..o que é que achas?

pelo menos na analise cape e li

Poderá acontecer, mas ainda a probabilidade é baixa, temos que ver o nowcasting (pelo satélite) para ver a evolução da nuvens que chegam a ilha...Todo leva indicar que a atividade elétrica será muito baixa... o cape deverá ultrapasar os 700 e o LI deverá ter valores negativos para que isso aconteça e os últimos modelos disponiveis não indicam para isso..

Parece ser que a partir do inicio da tarde de Domingo o vento já se fará sentir e o seu pico será no final do dia de Domingo e madrugada de 2ºf.

semttuloxb.png

Boa noite

Hoje está uma noite bastante desagradável em PDL, vento (30-40km/h) desde o início da tarde e há cerca de 1 hora começou a chover mas nada de especial. Típica noite de outono-inverno mas ainda assim com boa temperatura de 20º.

Bom dia.
Já pingou qualquer coisa por cá, 1,5mm pelas 8 da manhã.
O céu esta muito nublado agora, mas sem chuva e o vento é fraco

Bom dia,

Acho interessante é que os "alertas que estão na página da protecção civil"estão diferentes da página do IM.

No IM estamos em alerta amarelo na chuva e vento...na pagina da PC estamos em alerta amarelo no mar /chuva e trovoada/e vento...com datas mais alargadas.Enfim!!!!

Última edição:
Bom dia,, por aqui sigo com sol temp. actual de 20ºC humidade 71% vento de 3.6.

Pelo que tenho visto parece que a chuva só vem mesmo mais para final do dia como o vento também, ou estou errado

Parece que a região do Funchal não vai ser muito atingida (informaçao dada pelo IM) se consultares a pagina do IM na previsão descritiva verás que a chuva forte será mais a norte...pois a descriçao para o Funchal não tem nada de especial.

Quanto á trovoada, talvez haja...mas os valores de cape e Li não indicam isso...embora haja outros fatores a ter em conta...

Existe alguns modelos que não indicam grandes quantidades de percipitação..o ECMWF...ate´o GFS...o unico a meu ver que coloca mais é o Hirlam..mas tb nada de especial..parece que vamos ser atingidos de raspão ( não esquecendo o efeito orográfico).

Boa tarde,

Este Domingo amanheceu muito tarde, isto porque as nuvens não deixavam a luz do sol chegar à superfície da Terra. já choveu de uma forma significativa na zona Oeste.

O vento sopra moderado com rajadas fortes, a Ondulação está muito forte, no entanto está de Oeste, não devendo provocar estragos significativos.

Boa tarde,

O Céu esta muito nublado (altostratus e nimbostratus), já pingo aqui ao meio da manhã e inicio da tarde,

Já tenho acumulado 1,1 mm

Temp. atual: 22,8ºC - Temp mínima de hoje foi de 18,3ºC
HR:71%
O vento é moderado de SSW, o vento se intensificou com a chegada das primeiras nuvens no inicio da manhã, ventos médios de 21,3km/h, com uma rajada que atingiu os 43,4km/h de SW.
Pressão: 1007,3 mb, esta pressão esta mais baixa do que foi previstos pelos modelos, a ver agora a precipitação para o final do dia de hoje e madrugada de 2ºf.

Não haverá sinais de trovoadas, porque esta frente não tem muita carga elétrica.

O que devo de destacar é o vento que é constante e 5 em 5 minutos tem rajadas que ultrapassa os 40km/h.

Penso que irá passar de raspão pelo norte da Madeira...e talvez existirá mais precipitação entre as 06-12h dia 24.

No entanto falei com uma pessoa do IM que disse que o Funchal não iria ter estas condições adversas, na precipitacao e vento.