Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2011

Voltou a pingar de modo fraco, o vento já tem rajadas mais constantes, a pouco registei uma rajada de 47,8 km/h... de W, parece ser que o vento tende a rodar em definitivo para W (oeste)....

A temperatura tombou para os 21,6ºC.

O ponto de Orvalho ainda não esta equiparado com a Temperatura, ou seja a atmosfera não atingiu o seu ponto de saturação....enquanto humidade... a diferença é de 2,5ºC entre estas variaveis...

Alex estranho a minha indica 1013 neste momento e acumulei 1.5mm rajada maxima de 37 km/h.

Boa tarde,

Tripado vês algo nos modelos que indique trovoadas e chuva forte? ja tive a ver varios modelos e vejo que realmente vamos ser atingidos a nivel de precipitação..pelo satelite mas penso que não será nada de mais:shocking:

ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA - Possibilidade de períodos de chuva moderados a fortes e trovoadas nas próximas horas, com vento muito forte, sobretudo nas vertentes norte ...

Desculpa a minha "insistência" mas quero aprender a fazer uma analise correta.. analisei alguns modelos ( Gfs/Hirlam) e vi as imagens de satélite e vejo que realmente vamos ter precipitaçao...mas de forma intensa e acompanhada de trovoadas não vejo isso...pode dar uma previsão mais descritiva..sff até pelo que oIM ( atraves de um funcionário9 mencionou que pelo menos ia ser a norte , ficando o Funchal "alheio" a estas condiçoes..pelo menos na intensidade.

E já agora não estamos em alerta Laranja mas sim em alerta Amarelo. Fonte Im e PC.
obrigada.

VEjo precipitaçao mas de forte nada, nem na analise do vapor de agua, trovoadas pouco provavel, cape nao alto o suficiente LI nao baixo suficiente... mas pode aparecer alguma celula que traga isso tudo.

Boa tarde,

Tripado vês algo nos modelos que indique trovoadas e chuva forte? ja tive a ver varios modelos e vejo que realmente vamos ser atingidos a nivel de precipitação..pelo satelite mas penso que não será nada de mais:shocking:

Alex estranho a minha indica 1013 neste momento e acumulei 1.5mm rajada maxima de 37 km/h.

Agora tenho acumulado o mesmo que tu 1,5mm, enquanto a pressão é de 1011,4 mb, subiu em 2horas de tempo 3 mb... a depressão esta numa fase de curvatura e é normal que o grosso da precipitação é pelo norte e noroeste da ilha, pelas imagens de satelite a franja de nuvens não irão muito ao sul, onde nós encontamos, portanto aqui no sul vai ser precipitação fraca e pontualmente moderada em locais pontuais, a que ter cuidado com o vento quando a frente encurva provoca algum vento.

Temp. actual: 21,2ºC
HR: 78%

VEjo precipitaçao mas de forte nada, nem na analise do vapor de agua, trovoadas pouco provavel, cape nao alto o suficiente LI nao baixo suficiente... mas pode aparecer alguma celula que traga isso tudo.

Isso só no pós frente lá para o final da madrugada de 2ºf, o seja no amanhecer, mas a probabilidade é baixa de momento. Esperar nas próximas horas e fazer o nowcasting pelo SAT24...

Agora tenho acumulado o mesmo que tu 1,5mm, enquanto a pressão é de 1011,4 mb, subiu em 2horas de tempo 3 mb... a depressão esta numa fase de curvatura e é normal que o grosso da precipitação é pelo norte e noroeste da ilha, pelas imagens de satelite a franja de nuvens não irão muito ao sul, onde nós encontamos, portanto aqui no sul vai ser precipitação fraca e pontualmente moderada em locais pontuais, a que ter cuidado com o vento quando a frente encurva provoca algum vento.

Temp. actual: 21,2ºC
HR: 78%

Pois bem me pareceu...penso que por lapso o Gerofil colocou descrito alerta LARANJA mas na realidade é amarelo..pensei que tinha havido um agravamento do tempo...

obrigada Alex pelas tuas explicações..já agora alguém ja reparou"no monstro" que esta a formar-se junto á PI

Um cortinado de precipitação baixando no vale onde moro pelas 17h...

dsc04467f.jpg

Pois bem me pareceu...penso que por lapso o Gerofil colocou descrito alerta LARANJA mas na realidade é amarelo..pensei que tinha havido um agravamento do tempo...

obrigada Alex pelas tuas explicações..já agora alguém ja reparou"no monstro" que esta a formar-se junto á PI

É verdade o norte, centro e sul do continente vai ser atingido em cheio, é uma situação acompanhar.... espero que não aconteça nada de maior....

Pelo que li nos posts e nas analises que fiz, especialmente na Run das 12 não é de descartar "talvez um "alerta vermelho"

Para o continente???, talvez mas o IM tem que ter cuidado em lançar esse tipo de alertas, penso que o laranja é suficiente por agora... o Distrito de Braga chove e bem, o norte choveu bem com a 1º passagem de aquela frente, agora a pior parte será mas pelo centro e sul... com a chegada da depressão que esta junto a costa...

Madeira a frente já esta a passar mais dois horas entraremos em pós frente e em regime de aguaceiros, e poderá surgir células com alguma evolução e ai poderá surgir a possibilidade de carga elétrica, o vento se vai intensificar a partir de agora até madrugada, depois da frente traz muito vento....

Para o continente???, talvez mas o IM tem que ter cuidado em lançar esse tipo de alertas, penso que o laranja é suficiente por agora... o Distrito de Braga chove e bem, o norte choveu bem com a 1º passagem de aquela frente, agora a pior parte será mas pelo centro e sul... com a chegada da depressão que esta junto a costa...

Madeira a frente já esta a passar mais dois horas entraremos em pós frente e em regime de aguaceiros, e poderá surgir células com alguma evolução e ai poderá surgir a possibilidade de carga elétrica, o vento se vai intensificar a partir de agora até madrugada, depois da frente traz muito vento....

Sim claro para o Continente!!!:D mas é uma situação a acompanhar especialmente em Lisboa ..
Aquilo já não é bem uma frente, é mais um conjunto de células, que irão atravessar o país e está bem compacta...Na Run das 12 Gfs coloca um "ponto"bem escuro ( grande quantidade de precipitação na zona Lisboa...

Última edição: