Sim, foi apenas ao largo do oeste da Madeira, como mostra a
animação de satélite que pus na página anterior.
Essa célula é um bom exemplo em relação à conversa que tive aqui quando foi o aviso laranja, na altura mostrei que os modelos tinham instabilidade, movimentos verticais, etc, e que existia o potencial para ocorrerem células isoladas nessa noite e manhã, e depois nada de relevante acabou por ocorrer. A meteorologia é assim, e quando vires alguém armado em campeão cheio de certezas e criticas, chama-o de ignorante pois nada percebe das incertezas da atmosfera. No continente há certas previsões que são bastante difíceis de fazer, mas nas ilhas ainda são mais.
Curiosamente na noite passada, o GFS de véspera previu de forma quase milimétrica essa célula do vídeo, e efectivamente aconteceu. O que é raro um acerto desses quer na ocorrência quer na localização quer na hora. Mesmo raro.
Em relação a hoje, apesar do muito CAPE, os outros parâmetros não mostram nada de relevante. Nos modelos temos que olhar para vários parâmetros e não apenas para um, o CAPE por exemplo pode ser muito enganador, e em situações de instabilidade, pode nem acontecer nada como esperamos, e outras vezes podem acertar bastante.