Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2012

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Boa tarde,

fui espreitar o windguru e reparei que no dia 23 por volta das 13h o valor da precipitacao é de 44.1mm:shocking::eek:

Será que não é engano? ou vamos ter realmente chuva muito forte?

foi das poucas vezes que vi o IM colocar com alguns dias de antecedencia a previsao de chuva por vezes forte;)quase certo que vamos entrar em alerta amarelo ou laranja nestes dia

Pelo sim pelo não convém já ficar atento, até porque deverá existir chuva fraca na segunda feira e os terrenos estão muito soltos por causa dos incêndios.

Estar preparado das 04:00h do dia 22 às 23:59h do dia 23.

9a17s.gif

não acha este valor 44.1mm exagerado?

Pelo que analisei dos modelos penso ( a minha interpretaçao) é que o periodo a estar mais atento ,e entre as 06h-18h do dia 23.

Os terrenos estao soltos, mas estao com capacidade de absorver esta chuva, não estao saturados.

Detesto o tempo de sudoeste, para mim é o mais perigoso.

não acha este valor 44.1mm exagerado?

Pelo que analisei dos modelos penso ( a minha interpretaçao) é que o periodo a estar mais atento ,e entre as 06h-18h do dia 23.

Os terrenos estao soltos, mas estao com capacidade de absorver esta chuva, não estao saturados.

Esse período mantendo-se os valores será de Tomar Medidas

Esse período mantendo-se os valores será de Tomar Medidas

Sim claro, mas eu estava dizendo que acho este valor exagerado, ate porque nos outros modelos não vejo nada assim..

Pelo que estive a analisar aui no forum alguns dos membros acham que o windguru não é muito viavel nas previsões.

As pessoas ja sabem que quando chove muito devem evitar as zonas proximas ás ribeiras, aliás exemplo disso é que quando chove muito o C.Comercial Dolce Vita fica vazio assim como aquela zona da baixa.

Boa tarde!

Acabou de cair um aguaceiro forte na Lagoa... com muito sol ao mesmo tempo :D

Continuação de um bom domingo! :)

Weipáhhh as feiticeiras casaram-se pela Lagoa essa tarde.. muito bem :P

Já pelos meus lados não houve casório... até porque aqui não há sol. :lol:

Anyway sigo com céu encoberto algum ventinho desagradável e uma máxima já de 18.5 .

De vez em quando caiem pingos grossos e a tendência é para piorar para o final do dia.

Saudações açorianas!

Arquipélago dos Açores já em alerta de mau tempo:

AVISO METEOROLOGICO Nº76/2012
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o
Instituto de Meteorologia, e na sequência do aviso anterior:
*** PARA O GRUPO ORIENTAL ***
PRECIPITAÇÃO por vezes FORTE
No período entre as 14UTC de 2012-10-21 e as 14UTC de 23-10-2012.
*** PARA O GRUPO CENTRAL ***
AGITAÇÃO MARÍTIMA
No período entre as 14UTC de 2012-10-21 e as 14UTC de 23-10-2012
Ondas de noroeste entre 8 a 9 metros.
PRECIPITAÇÃO por vezes FORTE
*** PARA O GRUPO OCIDENTAL ***
AGITAÇÃO MARÍTIMA
No período entre as 14UTC de 2012-10-21 e as 14UTC de 23-10-2012
Ondas de noroeste entre 8 a 9 metros.
VENTO
No período entre as 14UTC de 2012-10-22 e as 21UTC de 22-10-2012
Direcção de noroeste de 65 a 74 Km/h, com rajadas de 85 a 100 Km/h.
PRECIPITAÇÃO por vezes forte.
O SRPCBA recomenda que sejam tomadas todas as precauções habituais em situações desta natureza.

Já ficou normal a precipitação prevista de terça-feira.
Serão dois dias de chuva com vento de Sudoeste Forte na terça.

Tenho uma dúvida, a precipitacao que dá no windguru por exemplo dia 23 ás 13h é de 14.5mm. Este valor é por hora?

O WRF é de hora a hora, o GFS é de 3 em 3 horas.

Estes valores são o da mais recente previsão

eTMfK.png

Boa noite,

Nos próximos dias, os Açores irão estar sob influência de uma depressão que está situada ligeiramente a norte dos Açores com deslocamento para SW, dando origem a algumas linhas de instabilidade.
Assim são esperados aguaceiros que pontualmente poderão ser fortes, podendo ocorrer também trovoadas, o elemento que se irá destacar será o vento que deverá soprar forte a muito forte...