O aumento da humidade a 700 hPa aumentará (repetição) a probabilidade de aguaceiros fortes no G. Oriental. Ao longo do dia as torres estiveram omnipresentes, mas dispersas, no céu. De vez em quando houve um aguaceiro mais forte um pouco por toda a ilha.
O CAPE aumentará significativamente nas próximas horas, especialmente no G. Central, daí o aviso laranja. Não concordo contigo na parte do estacionário. Penso que no G. Oriental, por estar mais afastado do núcleo, as células irão passar mais ou menos depressa. No G. Central a questão é outra. As células tenderão a não se mexer muito/desenvolverem-se mais ou menos no mesmo local (o núcleo está centrado mais ou menos sobre o G. Ocidental). O G. Oriental poderá beneficiar de um aumento da água precipitável total para o final do dia/madrugada de amanhã:
O
jet dá sempre uma ajuda. Mas os ventos em altitude não são muito intensos (o cisalhamento -
wind shear - não é muito intenso). As células tipicamente são fortes mas de curta duração (falta divergência para impedir que se 'sufoquem'). Penso que no grupo central acontecerá mesmo isso. A formação contínua de células localizadas que vão perdendo força à medida que se afastam do núcleo. Prontamente outras surgirão no mesmo local.
Este evento não foi/é mais grave porque faltou uma corrente húmida e quente de sul (aumentando a água precipitável). Tendo em conta o CAPE, a trovoada de hoje no G. Central poderá ser semelhante àquela de 2012 (salvo erro) pelas festas do Santo Cristo no G. Oriental. Já escrevi que tenho inveja?
Percebido
Mas garanto que foi um dilúvio tremendo.