Knyght
Cumulonimbus
Repara na previsão GFS praticamente ao nível do Mar, claro que a melhor saída do AROME será a das 0h de amanhã, já que o pico deverá ser durante o dia de amanhã.
Não devemos levar o Arome demasiado a sério... esse modelo só gera previsões apocalípticas... guiem-se pelo ECM e o GFS, são 300x mais fiáveis.
E por falar nisso, existe actualmente mais algum modelo mesoescala para a Madeira ? Aqui há uns anos havia um WRF algures, mas não me recordo aonde.
@Vince ja testei varias vezes no terreno... Podemos daí tirar apenas, onde haverá maior tendência, mas não consumir aquela informação como algo concreto!!! O que no Post do Twitter indica! Sendo assim, os Açores estavam quase sempre sob aviso vermelho sempre que passasse um sistema com atividade moderada... Quase que aposto que, não se vai registar 90mm em 3 horas!!
É os posinhos mágicos do arome... Ainda bem que não foram ver o meteoalerta... É sempre o mais apocalíptico... Lolol normalmente acontece metade do previsto...
E por falar nisso, existe actualmente mais algum modelo mesoescala para a Madeira ? Aqui há uns anos havia um WRF algures, mas não me recordo aonde.
Aproveito e informo que já chove no Funchal. Fraca mas vem aí!
25 a 50mm em 12 horas é diferente de 90mm em 3 horas mas como se diz por aqui, ver para querer
Se o AROME estiver certo, boa coisa não vai fazer... mas ainda me custa acreditar nisso, sendo assim o IPMA já deveria ter posto a Madeira em aviso Vermelho.