O IPMA na previsão descritiva avisa para a existência de condições favoráveis à ocorrência de trovadas na Madeira. Depois acrescentarei mais a isto.
Eu ia esperar pela saída das 12z mas como o cenário é praticamente o mesmo há dias é pouco provável que vá mudar muito.
Já me deixei das previsões extensas. Só me interessam os fenómenos exóticos.
No caso da Madeira, mais logo deverá passar pelo arquipélago uma frente de reduzida intensidade. Após a passagem da frente é possível que haja a passagem de algumas linhas de instabilidade com ocorrência de trovoada (Domingo). A água precipitável estará quase sempre acima dos 25 mms. Chuva localmente intensa poderá ocorrer mas não parece haver muito perigo associados à ocorrência de chuva estratiforme gravosa. Como é hábito, deverá haver alguma chuva orográfica mas nada por aí além.
A partir de segunda a depressão deverá deslocar-se (ou dividir-se em 2 sendo que o núcleo a norte desaparece) para sul da Madeira. Irá formar-se um pântano depressionário (instabilidade latente) que é o melhor ambiente para se formar trombas d'água de bom tempo (mais óbvio entre 2ª e 4ª). A bolsa de ar frio em altitude contribuirá para um arrefecimento bastante significativo da atmosfera. Trovoada dispersa (e chuva localmente intensa)
poderá ocorrer.
Não posso garantir que no arquipélago da Madeira se verá uma tromba porque a instabilidade não está distribuída de forma igualitária e muito menos os fatores locais que darão origem às trovoadas. As condições aparentemente favoráveis a semelhantes eventos, como já escrevi no tópico próprio da previsão, estarão alegadamente presentes desde as Canárias até quase ao continente.
Derivando para a especulação, lá para 4ª/5ª a depressão move-se na direção dos Açores. Não vou opinar sobre isso. Vou sim escrever que isto parece criar condições favoráveis à ocorrência de trovoadas severas perto de Marrocos (CAPE >1500; Cisalhamento >20m/s...). Ver-se-á.
Nota: Corrigi diversos erros na publicação.