A orografia da ilha já foi mais que discutida.
Aqui e
aqui há bons vídeos que a mostram relativamente bem ao vivo. É mais ou menos algo como isto:
A frente em questão tinha um ponto de orvalho elevado à superfície e uma
saturação bastante significativa a mais ou menos 700 metros de altitude. O fluxo atmosférico era de sudoeste/sul-sudoeste.
Aguaceiros intensos no Nordeste são por vezes medidos por essa estação em situações mais ou menos estáveis mas com muita nebulosidade baixa. Não posso fazer comparações com PDL porque a cidade é bastante seca quando comparando com os montes da ilha.
Às 2UTC foi registado um acumulado de 33 mms. Por essa altura passaram farrapos nebulosos pelo Nordeste.
Durante o resto da madrugada a passagem da frente continuou a provocar a formação de nuvens em altitude (reveladora da perturbação orográfica - ver no Eumetview) até que, eventualmente, se formou uma célula convectiva por volta das 6h a este da ilha. Não me parece que tenha afetado a ilha. Isto não exclui a ocorrência de chuva estratiforme ou erros da estação. Tende a excluir chuva convectiva.
Vamos agora à rede hidrometerológica:
A estação no topo das montanhas (Espigão da Ponte) registou hoje 55 mms. Na sombra dos montes, a Algarvia (Udométrica) registou 1mm e a Salga não registou nada (provavelmente problema na estação). A estação hidrométrica dos Caldeirão está
off.
A sul das montanhas, a estação hidrométrica do Purgar está
off. A Tronqueira recebeu 48mms e Loba da Erva 36 mms. A dos Bispos (hidrométrica):
Acrescento que a Lomba da Erva também registou um aumento do fluxo de água.
A estação que parece ser a mais relevante é a do Guilherme (hidrométrica) a este do maciço principal. Escrevo parece pois acho que a precipitação não tem muita influência geral. Veja-se os resultados deste mês...
... com os de Setembro de 2015. Entre os dias 2 e 3 choveram, alegadamente, mais de 250 mms no Nordeste. E ainda assim, não houve grandes diferenças no fluxo médio e máximo.
Só há 2 opções. Ou a estação tem erros crónicos ou a zona montanhosa mais baixa a sudoeste da vila causa um efeito estranho local que perturba os níveis baixos e provoca chuva orográfica persistente naquela zona quando juntadas determinadas condições. A dúvida do
@AnDré vem do dia 7 desde que foram registados acumulados aparentemente desfasados das condições atmosféricas. Provavelmente a estação foi instalada lá devido a essas mesmas particularidades.
Infelizmente não tenho contactos no Nordeste mas há um membro que é de lá
@S3008 . Certamente ele teria mais informação.