Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2016

FcVd5cZ.png

Marginalmente mas o aviso laranja para chuva horária foi cumprido :p

18.2 mms às 06h e 12.9 às 09h. 45.1mms entre as 05h e as 10h. Também aviso laranja.

O meu primeiro acompanhamento mais ou menos aprofundado da Madeira. Já aprendi algo no que concerne ao efeito da orografia :lol:

• Gosto
Reactions: TekClub
Olhando transversalmente para o GFS, a próxima frente/linha de instabilidade (depende da classificação) não vai ser por aí além. Movimento muito lento, CAPE mais intenso será pós-frontal (que por cá raramente se traduz em qualquer coisa de jeito) e a própria frente será bastante estreita. O cisalhamento é interessante mas não há mais ingredientes.

Resumo feito. Não há possibilidade de tempo severo portanto o je não tem mais nada para escrever :D

IwGnX4ll.jpg

• Gosto
Reactions: TiagoLC e TekClub
Os swells produzidos pelo Furacão Nicole já se fazem notar na costa Sul do Pico.
Nota-se também que a corrente entre o canal Faial/Pico está bem "corridinha"

Nota-se ao longe a espuma branca.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Na minha modesta opinião, poderão surgir algumas células mais fortes ao sul do grupo central as quais poderão provocar precipitação pontualmente forte e trovoada local, não creio que seja algo muito intenso, pois o SBCAPE e o LI mais favorável será em pós-frontal. Nota para a linha de humidade em altitude (700hpa) que será bastante estreita e supera 80%, à medida que esta atravessa o grupo central perderá consistência e ficando embebida com bolsas de ar mais seco.
Opinião final: pela saída do GFS das 0600, não deverá ser um evento por aí além...

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Uma crista anticiclónica impede a progressão da frente para este. O AROME das 12z só será público por volta das 21:30/22h. Mas o das 00z também mostrava aguaceiros localmente intensos. Paralelamente o WRF 12z também mostra um cenário semelhante:

L27yIBGl.png

O acesso ao ECM é, como toda a gente sabe, bastante limitado portanto grande parte do raciocínio continuará obscuro.

Da minha parte, avanço o seguinte...

- A frente/pluma tropical tem um conteúdo bastante elevado de água precipitável (+-40mms);

- Há muita nuvem que disfarça a real extensão da frente quando se vê mediante o satélite. Há nos níveis baixos uma saturação bastante significativa. O perfil do WRF 6z (que será atualizado mais ou menos daqui a +-90 mins) é muito semelhante ao que infiro do GFS 12z (se bem que neste a HR a 925 hPa é um pouco menor):

EK9GAXg.gif

Tenho muitas dúvidas acerca da ocorrência de trovoada (mas se houver o cisalhamento está a rondar os 12.5m/s o que pode permitir algumas com intensidade fraca a moderada). Mas, novamente, não tenho acesso ao ECM e o GFS está longe de ser o melhor modelo. Pelo GFS a chuva que ocorrer deverá ser predominantemente estratiforme e porventura persistente. A orografia do G. Central não é propriamente muito acentuada e não acho que haja instabilidade suficiente para provocar fenómenos locais ao estilo de Setembro do ano passado. Ainda assim, a orografia tem sempre alguma influência.

Se o aviso laranja se vai concretizar ou não, isso só se verá aquando da ocorrência do evento. Mas acho que a situação da Madeira tinha mais fundamentos (no GFS) do que esta.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub

Para o final do dia de amanhã haverá a passagem de mais uma frente estreita e em geral de fraca intensidade pelo G. Ocidental. O cisalhamento e a helicidade mais significativas serão pós-frontais mas o cisalhamento 0-6km frontal rondará os 17.5 m/s. O SBCAPE estará nos 650 e a PW nos 30mms. A frente em si deverá passar em poucas horas.

A ocorrência de trovoada é de reduzida probabilidade devido à baixa intensidade dos ventos, arrefecimento desfavorável nos primeiros 1.5 kms, baixo CAPE e pouca HR a 500 hPa. Se houver alguma célula que consiga ter intensidade para resistir a isso tudo (incluindo o cisalhamento), trovoadas moderadas a fortes podem ocorrer com chuva localmente intensa.

• Gosto
Reactions: TekClub e lserpa