Uma crista anticiclónica impede a progressão da frente para este. O AROME das 12z só será público por volta das 21:30/22h. Mas o das 00z também mostrava aguaceiros localmente intensos. Paralelamente o WRF 12z também mostra um cenário semelhante:
O acesso ao ECM é, como toda a gente sabe, bastante limitado portanto grande parte do raciocínio continuará obscuro.
Da minha parte, avanço o seguinte...
- A frente/pluma tropical tem um conteúdo bastante elevado de água precipitável (+-40mms);
- Há muita nuvem que disfarça a real extensão da frente quando se vê mediante o satélite. Há nos níveis baixos uma saturação bastante significativa. O perfil do WRF 6z (que será atualizado mais ou menos daqui a +-90 mins) é muito semelhante ao que infiro do GFS 12z (se bem que neste a HR a 925 hPa é um pouco menor):
Tenho muitas dúvidas acerca da ocorrência de trovoada (mas se houver o cisalhamento está a rondar os 12.5m/s o que pode permitir algumas com intensidade fraca a moderada). Mas, novamente, não tenho acesso ao ECM e o GFS está longe de ser o melhor modelo. Pelo GFS a chuva que ocorrer deverá ser predominantemente estratiforme e porventura persistente. A orografia do G. Central não é propriamente muito acentuada e não acho que haja instabilidade suficiente para provocar fenómenos locais ao
estilo de Setembro do ano passado. Ainda assim, a orografia tem sempre alguma influência.
Se o aviso laranja se vai concretizar ou não, isso só se verá aquando da ocorrência do evento. Mas acho que a situação da Madeira tinha mais fundamentos (no GFS) do que esta.