Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2011

Açores: onda de 13 metros em Ponta Delgada

A situação nos portos de Angra do Heroísmo, na Terceira, e de Ponta Delgada, em S. Miguel, vai ser alvo de uma «verificação cuidada» na sequência da forte ondulação que os atingiu esta terça-feira, anunciou o Governo dos Açores. No Porto de Ponta Delgada, segundo dados citados numa nota do gabinete de comunicação do executivo regional, a altura média das ondas atingiu nove metros, mas a onda mais alta que foi registada hoje media 13 metros.
A forte ondulação registada esteve também na origem de um acidente que provocou a morte de um pescador no Porto de Pesca da Ribeira Quente, em S. Miguel, quando tentava retirar da água uma embarcação para a proteger do mau tempo. A chuva e o vento forte que atingiu as ilhas dos grupos Central e Oriental dos Açores originaram ainda pequenos estragos e inundações em vários locais.

Fonte: TVI24

Boa noite,

infelizmente, tal como aqui já foi dito, há um morto a lamentar.
Mais daqui a pouco, quando o video do telejornal de hoje estiver online, quem quiser pode ver as imagens do mau tempo que assolou todo o arquipélago, mas do modo especial a ilha de São Miguel.

Não quero bater no ceguinho, mas com tantos alertas que o IM fez esqueceram-se da ondulação?
segundo uma peça que apresentaram no telejornal, a altura média das ondas no porto de ponta delgada foi de 9m (quem conseguir aceder ao Climaat, pode ver o registo das boias, eu não consigo,não sei porquê, afinal não era do browser).

Eu não percebo porque é que o IM não meteu um aviso amarelo ou laranja para o estado do mar, por volta do meio dia/uma retirou todos os avisos (esses correctos) e deixou o arquipélago em "verde" e os maiores estragos vieram do mar durante a tarde de hoje: 1 morto, pontões partidos no porto da Angra do Heroismo, inundações em S.Roque e Lagoa, danos nas piscinas e alguns desalojados.

Edit: Hazores, estou a ver que viemos com o mesmo pensamento aqui ao forum eheh Viste o video em que o sujeito que passava de bicicleta no prolongamento da avenida de S.Roque é apanhado pela rebentação de uma onda?

Eu não percebo porque é que o IM não meteu um aviso amarelo ou laranja para o estado do mar, por volta do meio dia/uma, retirou todos os avisos (esses correctos) e deixou o arquipélago em "verde" e os maiores estragos vieram do mar durante a tarde de hoje: 1 morto, pontões partidos no porto da Angra do Heroismo, inundações em S.Roque e Lagoa, danos nas piscinas e alguns desalojados.

Parece que estávamos a pensar no mesmo :thumbsup:

Edit: Hazores, estou a ver que viemos com o mesmo pensamento aqui ao forum eheh Viste o video em que o sujeito que passava de bicicleta no prolongamento da avenida de S.Roque é apanhado pela rebentação de uma onda?

O minuto 6:16 é de loucos.
O tipo estava mesmo a pedi-las.

Segundo o IM, a rajada de vento mais forte foi registada em Ponta Delgada: 30,2m/s, ou seja 108km/h.

Em Santa Maria o vento médio diário foi de 13,4m/s ou seja 48,2km/h com rajada máxima de 102km/h.

Fiquei um bocado surpreendido com essa ondulação, não foi propriamente daquelas depressões muito cavadas que geram muito mar nos Açores, mas estive a olhar para o NWW3 de 2ªfeira passada e ele de facto até gera ali uma ondulação forte de uns 6/7 metros de forma muito rápida. O facto de vir de sudoeste também não deve ter ajudado, costas a sul mais expostas e provavelmente menos habituadas, pormenores a levar em conta no futuro.

hHICD.gif

Céu pouco nublado temperatura actual 21ºC, HR: 76%, o vento é fraco quase nulo de SSW.

Pela imagem de satélite se estão formando células a largo da Madeira a uns 400Km de distância pelo SW da Ilha, será que chegará até nós???, é possível que chegue, o mais provável que passe arranhando a ilha, devido a sua deslocação, mas não é descartável a sua chegada, mas também pode formar-se mas células no decorrer das horas... vamos lá ver.

Temperatura máx de ontem foi de 26,4ºC

semttulojxx.png

O minuto 6:16 é de loucos.
O tipo estava mesmo a pedi-las.

Segundo o IM, a rajada de vento mais forte foi registada em Ponta Delgada: 30,2m/s, ou seja 108km/h.

Em Santa Maria o vento médio diário foi de 13,4m/s ou seja 48,2km/h com rajada máxima de 102km/h.

O sujeito armou-se e pdia ter tido consequencias bem piores.
Obrigado pelos valores, ainda estive à espera da meteorologia na RTPA pois dão um resumo das últimas 24h, mas enganaram-se e meteram o programa de segunda e eu ainda meio tolo a olhar para o "quadro de precipitação" com 0 e 1mm em várias ilhas no dia de hoje e com previsões para "amanhã com periodos de chuva por vezes forte, trovoada, vento a forte a muito forte e" e eu a pensar "já não acabou?!" :lol:

O que aconteceu na costa sul de S.Miguel e principalmente em S.Roque e Ribeira Quente e Lagoa são situações que já vem acontecendo ao longo dos anos..os pescadores da R.Quente já alertaram varias vezes na má localização do porto quando a maré vem de sudoeste. Em S.Roque, simplesmente foi mau planeamento da continuação da avenida e não é preciso ondas de 13metros para galgar a avenida..basta maré cheia, uma ondulação mais forte vinda de Sul/Sudoeste. Desculpem o offtopic..

O sujeito armou-se e pdia ter tido consequencias bem piores.
Obrigado pelos valores, ainda estive à espera da meteorologia na RTPA pois dão um resumo das últimas 24h, mas enganaram-se e meteram o programa de segunda e eu ainda meio tolo a olhar para o "quadro de precipitação" com 0 e 1mm em várias ilhas no dia de hoje e com previsões para "amanhã com periodos de chuva por vezes forte, trovoada, vento a forte a muito forte e" e eu a pensar "já não acabou?!" :lol:QUOTE]

eu também quando vi aquilo não estava a perceber nada, mas quando apareceu os quadros com a previsão reparei que as datas estavam mal e a previsão era igual à do dia anterior, os técnicos da RTP-A quando se aperceberam cortaram a emissão...

sim vi, depois os azares acontecem....mas a culpa era do mar....

Fiquei um bocado surpreendido com essa ondulação, não foi propriamente daquelas depressões muito cavadas que geram muito mar nos Açores, mas estive a olhar para o NWW3 de 2ªfeira passada e ele de facto até gera ali uma ondulação forte de uns 6/7 metros de forma muito rápida. O facto de vir de sudoeste também não deve ter ajudado, costas a sul mais expostas e provavelmente menos habituadas, pormenores a levar em conta no futuro.

Penso que todos foram surpreendidos com a ondulação, até os próprios técnicos do IM, pois, por norma nos Açores, eles nestas situações alertam sempre as comunidades piscatórias para não sairem para o mar e que eu tenha conhecimento não foi efectuado qualquer aviso público dessa situação.
Uma coisa que achei estranho na passagem desta depressão foi o facto de a ondulação ter sido muito repentina, isto é, o mar estava aparentemente calmo, mas derrepente começou a crescer e com uma ondulação muito elevada.

Deixo aqui 2 fotos de ontem da Silveira
Estas Fotos foram retirados do Facebook de Filipe Pires, sendo este o seu autor

30644020067246091261273.jpg
[/URL][/IMG]

30644020067246491271273.jpg
[/URL][/IMG]

Boa tarde, céu pouco nublado, com nuvens altas de vez em quando.

Temp actual: 24,8ºC
HR: 80%
Vento de SW fraco com uma rajada de 21,3km/h
Sem precipitação...

Temp. Min. de hoje foi de 20,5ºC

Algumas pequenas células a se formar no WSW da nossa ilha, mas ainda muito afastadas, por isso duvido que haverá precipitação nas próximas horas... Agora fico aguardar por 6ºf e Sábado...