Sim, este ano muitas das culturas já foram comprometidas. Milho, tabaco, batata doce, chicória, fava, agrião, espadana, trigo etc etc já foram à vida. Não sei o que é que os lavradores vão dar para comer aos animais no inverno...
Os campos andam mesmo amarelos.
Vê lá tu que há 10 anos atrás, eu não tinha precisão de aguar todos os dias as minhas terras porque sempre chovia, mas hoje essa realidade parece estar também a mudar. E é claro que quem vai sofrer mais na pele com essa nova realidade são as ilhas mais pequenas e com poucos cursos de água. O Pico tem também muita pouca ribeira. Corvo, Graciosa e Santa Maria o mesmo.
Cada vez que olho para as montanhas, custa-me digerir ver tudo tão seco de outra cor, coisa que não estávamos até hoje habituados, e a fauna terrestre imagino que deve estar a fazer um esforço enorme para se tentar adaptar a esta seca que hoje se vive no arquipélago.
Previsões feitas pela Universidade dos Açores para 2070 para a Terceira e S. Miguel, apontam que os verões vão continuar sendo muito secos e sem chuva.
No mínimo, é mesmo para ficarmos alarmados com os cabelos em pé, porque as ilhas açorianas dependem e sempre dependeram muito do regime pluviométrico.