Bem, visto que algumas pessoas não interpretam bem as minhas palavras eu digo por outras, cá na Madeira o clima há alguns anos atrás era diferente, não haviam Verões com temperatura tão elevadas nem tantos incêndios ( há quem diga que não haviam mesmo incêndios) os tempos forma mudando e tivemos que nos adaptar. Existiam imensas pessoas que viviam do campo antigamente e conseguiam sobreviver com o nosso antigo clima, hoje em dia continua a haver pessoas a viver do campo, claro que agora em menor dimensão, mesmo com as alterações do clima que a nossa ilha já sofreu ( sim, não são só as ilhas dos Açores que estão em mudança) continua a haver pessoas a viver do campo. Tiveram que se adaptar à nova realidade, porque quanto ao tempo ninguém muda. O que fiz não foi atacar-vos muito pelo contrário,quando falei em resmungar era que isso não vai mudar o tempo, têm que procurar novas soluções de rentabilizar a terra e os pastos e viver dessa nova maneira para que em eventuais repetições deste cenário mau possam conseguir ultrapassar. Eu, apesar de vocês não saberem, admiro imenso o povo dos Açores, são um povo muito trabalhador que consegue tirar lucro de um lugar que as pessoas da cidade hoje em dia sentem vergonha (o campo) eu próprio vivo do campo, não dependo do campo mas 50% das coisas que consumimos cá de casa provêm do campo, adaptamos as culturas do campo ao tipo de clima que está a decorrer, e alimentamos os animais com o que houver, existem várias outras opções, só para que percebam que eu percebo o vosso lado. Mas a triste realidade é que têm que se adaptar e ser um povo resiliente, quanto a isso não há volta a dar, e sei que o povo do Açores irá arranjar uma maneira de dar a volta a isto e sair por cima. Espero que agora percebam melhor o que digo e que não vos estava a criticar muito menos a denegrir como fez-me parecer que estavam a acusar indiretamente.