Se a Madeira (ilha) é bastante resistente a temperaturas baixas, a montanha mais alta dos Açores que fica nos Açores também o é, e até lá existem pequenas comunidades animais e vegetais.
Enquanto que a Madeira (ilha) pode ser resistente a altas temperaturas, os Açores (arquipélago) não são. A Madeira fica mais próxima de África, logo é mais quente e seca.
Conheço muito bem a Madeira porque trabalho numa agência de viagens e sei ver bem as diferenças que existem. O verde da Madeira não é como o verde dos Açores, não vale a pena teimar! Até a propria humidade açoriana é logo outra se formos comparar com a da Madeira. Há um outro tipo de humidade nos Açores que só quem é dos Açores sabe sentir. Os Açores ficam mais afastados, logo são mais oceânicos e húmidos, e logo por têm uma maior maritimidade. Os Açores são um arquipélago, a Madeira é uma ilha, logo existe maior variabilidade do clima nos Açores que na Madeira.
O arquipélago dos Açores, tem características marcadamente vulcânicas e uma biodiversidade terrestre e marinha marcada pelo distanciamento em relação aos continentes, que exibe em todas as ilhas dos Açores um conjunto de formas e características peculiares de grande interesse para a conservação da natureza e da paisagem.
São vários os factores que contribuem para esse facto, entre eles o isolamento insular, o clima e a geologia, que criam condições ecológicas distintas, às quais se encontram associadas comunidades e ecossistemas específicos, com uma diversidade de espécies muito elevada. Das espécies endémicas dos Açores 68 são plantas vasculares, 9 são musgos e hepáticas, 49 são lesmas e caracóis, 267 são insectos, aranhas, centopeias, crustáceos e ácaros. Entre as espécies endémicas existe apenas um mamífero e 2 espécies de aves.
A fauna endémica que existe na Madeira, à Madeira pertence, assim como a fauna terrestre ou marinha endémica que existe nos Açores, só aos Açores pertencem. Não estou a por em causa nada do que o amigo Cluster está a dizer. O que me dá a entender é que até parece que quer fazer competição com os Açores.
Não se esqueça que o mar dos Açores é também muito rico, aliás o mais rico de Portugal se quiser incluir Portugal nas ilhas. Nem a Madeira consegue ter um mar tão rico como os Açores, repleto de fontes hidrotermais e de várias espécies marinhas, muitas delas únicas no mundo, fazendo do "parque marinho" açoriano um dos mais importantes do mundo.
O Mar dos Açores é uma importante zona de transição entre os trópicos e a região temperada do Atlântico Norte, funcionando como local de reprodução, crescimento e descanso para muitas espécies marinhas. Além disso, contempla uma vasta paisagem oceânica que vai da zona-entre-marés até às planícies abissais e onde se encontram habitais marinhos únicos.
Há registo de 460 espécies de peixes, distribuídas por 142 famílias, o que é revelador da riqueza da ictiofauna dos Açores. Ocorrem ainda 5 das 7 espécies de tartarugas conhecidas nos oceanos, entre as quais a mais abundante é a tartaruga-boba (Caretta caretta), considerada espécie prioritária pela Directiva Habitats.
Em cada uma das nove ilhas que constituem o arquipélago existem ecossistemas de grande raridade e diversidade, de onde se destacam as caldeiras vulcânicas, os campos de lava, as grutas e algares, as fumarolas, os recifes, as linhas de água e as fendas rochosas. Cada um destes biótopos é caracterizado pela presença de múltiplas espécies e habitats, incluindo vários que constam dos objectivos de protecção fixados para Rede Natura 2000, relativa à preservação dos habitats naturais e da fauna e da flora selvagens .
Estranha-me então a Madeira possuir em si tanto património ambiental e tanta reserva ambiental que só nela mesma existe, e só ter ficado classificada pela NG em 71º lugar enquanto que os Açores a nível de Património ambiental e natureza intacta, ganharam o 2º lugar como melhor destino turístico de Natureza numa lista de 111 ilhas e arquipélagos do mundo.
Vejo que nem a Laurissilva que é património da UNESCO conseguiu ajudar na pontuação da Madeira, uma vez mais devido ao turismo fortemente massificado que existe presentemente no arquipélago madeirense tornando-se a causa dessa pontuação quando se avaliou ambos os arquipélagos.
Os Açores ainda continuem sendo um destino de natureza. Mesmo em seca ainda não perdemos nos nossos reservatórios de água doce que são os maiores de Portugal. As ilhas só têm maior dificuldade em se adaptar ao calor, coisa que os nossos "vizinhos" madeirenses já estão mais ou menos habituados a ele.