Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2016

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Quem diria que uma tempestade tropical traria snow em Setembro? :lol:

wQnR6vv.png
Passou-se de certeza absoluta!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
Ao menos a próxima frente deverá trazer chuvinha preciosa:

oMCYiA4.gif


Br7YWjg.gif

Acrescento que a frente em si é fraca a moderada. A precipitação será motivada por diversos fatores entre os quais alguns segmentos de ar muito saturado e movimento lento. Em altitude também haverá um cavado bastante interessante a oeste dos Açores.

O cisalhamento deverá ser pós-frontal. Não prestei muita atenção às variáveis todas mas apenas pelo CAPE pode haver algumas trovoadas sem muita relevância. O IPMA depois há-de avisar a malta se for o caso.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub e lserpa
Nas próximas 48 horas, provavelmente o tempo vai azedar mais do que com a passagem do Gaston Lolo.
A passagem de um sistema frontal, o qual poderá gerar uma ciclogénese em cima do arquipélago.


O vento poderá ser potencialmente mais forte que o da passagem do Gaston :)
 
Nas próximas 48 horas, provavelmente o tempo vai azedar mais do que com a passagem do Gaston Lolo.
A passagem de um sistema frontal, o qual poderá gerar uma ciclogénese em cima do arquipélago.


O vento poderá ser potencialmente mais forte que o da passagem do Gaston :)

A ciclogénese é interessante mas é fraca a moderada. O mais intenso ocorrerá longe das ilhas.

Bolsas de ar polar já estão a descer até à latitude do arquipélago:

pJS82xN.png


Bom para a instabilidade se a tendência persistir.

TUKVUpj.gif


A ciclogénese só vem reforçar a probabilidade da ocorrência de chuva moderada a forte. Mas a precipitação estará bastante limitada pela reduzida extensão do ar saturado em altitude:

JKDVshT.jpg


O inconveniente da ciclogénese é que parece acelerar o movimento da frente prejudicando o G. Oriental (devido à extensão do ar saturado em altitude). Nos restantes grupos, e em especial no ocidental, a frente parece mover-se mais lentamente (mas terá menos intensidade). Ver-se-á.

YOlk4B0.gif


Infelizmente a bolsa de ar polar não se aproxima o suficiente para criar grande instabilidade no G. Ocidental. Fiz as continhas usando o GFS para amanhã às 12 no G. Ocidental e, em geral, chego à mesma conclusão que o tefigrama:

xPRTWOR.gif


Bom para chuva e mau para tempo severo.

Por outro lado, o tefigrama é mais favorável a PDL :p

SuPY7Eq.gif


Por esta altura o cavado em altitude fica em posição mais favorável. A depressão irá começar a cavar quando apanhar o jet (fraco; eventualmente haverá também uma ciclogénese em altitude). Não obstante o CAPE ainda reduzido (700/800) não é descabido que ocorra alguma ou outra trovoada no G. Oriental (e talvez no GC; a rever nas próximas atualizações).

Neste evento a água precipitável continuará a rondar os 40 milímetros. É bem provável que sejam emitidos mais alguns avisos amarelos.
 
Última edição:
No que concerne aos Açores, a faixa de humidade aumentou de tamanho mas o GFS tirou intensidade à ciclogénese. Os aguaceiros estão a ser dispersos e enquanto não ocorrer a ciclogénese a situação deve continuar mais ou menos igual. Trovoada vai ser muito difícil para mim :p

1AF5K1R.gif


Já no que concerne à Madeira, e não obstante o tempo ameno, em altitude há uma depressão rodeada de ar muito seco. Não é propriamente relevante em termos meteorológicos mas não deixa de ser uma curiosidade (VA da Eumetsat - é preciso iniciar a animação - ou VA da NOAA). No portal do IPMA o movimento da depressão era ontem muito subtil sendo mais percetível no movimento das nuvens dispersas em altitude.

As imagens visíveis e de VA na Eumetsat são agora horárias. Mas isso acontece apenas na Europa continental (e não no Atlântico Oeste). Tratamento igual só mesmo aquando da implementação do EumetView (esperançosamente).
 
  • Gosto
Reactions: TekClub