Seguimento América do Norte - 2013

Storm rolls through the region

A massive storm rolled through the region Friday afternoon bringing with it weather warnings and leaving behind lots of damage. A tornado warning was issued during the afternoon as the storm made its way across the region it was then downgraded to a watch late Friday afternoon.
Environment Canada had a report of a tornado near Highway 27 and Horseshoe Valley Road and a funnel cloud near Barrie but nothing has been confirmed. There has been damage reported in Gravenhurst, Barrie, Orillia, and Port Severn.
Both Hydro One and Powerstream have been reporting a number of power outages in Barrie, Orillia, and throughout Muskoka. The region was still under a severe thunderstorm warning late Friday afternoon.

News CTV
 
Neste momento várias Células estão a desenvolver-se em vários Estados dos EUA.
Existem caçadores de tempestades a persegui-las.

yyo4.png
 
Cinco mortos e centenas de desaparecidos no Colorado devido às cheias

Mais de 500 pessoas estão dadas como desaparecidas no estado do Colorado, nos EUA, na sequência das fortes inundações que desde quarta-feira já fizeram pelo menos cinco mortos, anunciaram neste domingo as autoridades. As equipas de resgaste estão no terreno à procura de sobreviventes, num dia em que está prevista ainda mais chuva. O número provisório de vítimas mortais subiu no sábado para cinco: uma mulher foi arrastada pela corrente e acabou por morrer, em Boulder, um dos condados mais afectados pelas cheias.
As equipas de socorro tinham encontrado três corpos na quinta-feira e nesta sexta-feira foi encontrado o quarto, no mesmo condado. “É possível que haja mais vítimas”, disse aos jornalistas o xerife de Boulder, Joe Pelle, citado pela AFP. Mas “com um exército de voluntários e com o resgate aéreo, esperamos resgatar toda a gente, o mais rapidamente possível”, acrescentou. As operações de resgate foram reforçadas depois de o Presidente dos EUA, Barack Obama, ter decretado o estado de emergência no Colorado e ordenado o envio de socorristas e meios suplementares para apoiar as autoridades locais.
No entanto, estas avisaram que vão ser precisos vários dias para chegar às comunidades mais remotas, que estão isoladas. Além disso, as fortes chuvas devem continuar a cair “por vários dias”, alertaram os meteorologistas. A destruição de várias torres de comunicações móveis está a dificultar o resgate. Sem comunicações e, em muitos casos, sem electricidade, é difícil chegar às zonas mais isoladas. As ruas estão transformadas em verdadeiros rios.
Cerca de 350 pessoas foram dadas como desaparecidas só no condado de Larimer, de onde perto de 500 habitantes foram já retirados. No condado vizinho de Boulder, 231 pessoas estão incontactáveis, segundo a CNN. As autoridades, porém, alertam que estes números não são certos. As imagens captadas pelos helicópteros que têm sobrevoado a região mostram cidades transformadas em ilhas.
Milhares de pessoas tiveram de abandonar as suas casas e procurar abrigos temporários. Muitas foram retiradas de helicóptero, outras em camiões militares ou de barco. Há comunidades totalmente isoladas, sem água potável, nomeadamente nas regiões montanhosas no oeste de Boulder. Estas cheias são consideradas as piores desde 1976 na região, quando quase 150 pessoas morreram perto de Boulder.

Público
 
Belíssima depressão que se formou, e o outbreack de tempo severo nas plains parece dos mais fortes da estação de outono dos últimos anos.

Convém explicar que é na primavera quando temos mais actividade convectiva severa ( main season), pois é nessa altura que temos mais instabilidade baroclínica, ou seja, mais gradiente horizontal entre o ar frio polar a norte e o ar quente tropical a sul.

A estação de outono ( secondary season) costuma ser mais branda porque o gradiente é menor e a área continental arrefece rapidamente com a diminuição das horas de sol, havendo menos acumulação de energia durante do dia que estas tempestades necessitam.