Seguimento América do Norte - 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.
(...)

Penso que sim, desta vez a zona oeste dos EUA tem sido a mais afetada pelo frio, chuva e neve, está com anomalias negativas bem vincadas há vários dias. Normalmente é a Costa Este a ser fustigada por fortes ondas de frio e nevões, mas desta vez tem tido temperaturas bastante elevadas.
Washington D.C, no final da semana chegou aos 25ºC.

Sim, a quebra do vórtice polar e consequente invasão das massas Árcticas costuma ocorrer a leste das Rochosas, poupando o oeste americano.
Veja-se LA, não emitia um alerta de tempo frio desta magnitude desde 1989.

A Europa não costuma viver episódios de tempo frio como estes que ocorrem na América do Norte, a quebra do vórtice polar é quase sempre do lado americano, noutras vezes, presumo eu, do lado asiático. Qual a razão?

Está relacionado com a geografia bastante recortada do continente europeu, permitindo a influência marítima, ao contrário dos grandes blocos continentais norte americano e asiático?

Tucson, Arizona na quinta-feira:

Mais da Sierra Nevada, na Califórnia. Impressionante!
s1LRDvz.jpg

Fonte

Desde Los Angeles:

A quantidade de neve nas montanhas da Califórnia é incrível!
Parque Nacional de Yosemite:
dFRbCYL.jpg

WAzeye4.jpg

Fonte

Bear Valley:

Lake Tahoe:

Dia de ontem animado pelo Texas.
Grand Prairie, nos arredores de Dallas:
dR4Pqmz.jpg

Fonte

Weatherford, a oeste Dallas:
nvMDTb1.jpg

Fonte

Última edição:
Tornado nos arredores de Los Angeles, ontem:

Rasto de destruição no Estado do Mississipi devido a um tornado ocorrido na noite de sexta-feira:

Alguns registos do tornado antes de atingir Rolling Fork, a localidade devastada:

Uma catástrofe! Há a lamentar 25 mortes.

Última edição:

Registo de tornados também no estado da Geórgia:

Situação potencialmente muito complicada numa enorme área dos EUA, para o final de tarde e próxima noite por lá!
day1otlk_1300_pt.webp

day1probotlk_1300_torn_pot.webp

Do que me lembro, acho que nunca vi colocarem uma área tão grande com Moderado e com 15% de Possibilidade de tornado. Impressionante! Situação potencialmente catastrófica, principalmente porque pode afectar zonas densamente povoadas. fica a comparação com Portugal Continental para noção da área aqui em causa...

Do que me lembro, acho que nunca vi colocarem uma área tão grande com Moderado e com 15% de Possibilidade de tornado. Impressionante! Situação potencialmente catastrófica, principalmente porque pode afectar zonas densamente povoadas. fica a comparação com Portugal Continental para noção da área aqui em causa...
É de facto impressionante. Será que a imprecisão das previsões sobre localizações mais exactas não ajuda a dilatar a área sob aviso?

É de facto impressionante. Será que a imprecisão das previsões sobre localizações mais exactas não ajuda a dilatar a área sob aviso?
Bom, há sempre incerteza associada... mas sistema em questão, tem uma dimensão muito significativa mesmo e gera condições de instabilidade severa numa enorme área.
Obviamente não haverá tornados naquela zona toda... mas as probabilidades estão lá...

E ainda vai subir a HIGH RISK... tanto ali mais a Norte como numa área mais a Sul...
Será o primeiro High Risk do ano...

Já foi decretado High Risk:

Os modelos mostram um sistema bastante extenso e com células que podem gerar tornados em diversos locais ao longo da zona de maior risco.

Última edição:
Já foi decretado High Risk:

Os modelos mostram um sistema bastante extenso e com células que podem gerar tornados em diversos locais ao longo da zona de maior risco.

Ainda não foi decretado... ;) Está na Mesoscale Discussion e terá upgrade só às 17h30UTC, mas é como se já tivesse sido sim! eheh!

Estado
Fechado para novas mensagens.