Movimento de vertente no Monte Santa Helena obriga a evacuação de doze pessoas
Cerca de doze pessoas e um animal foram evacuados de helicóptero do Observatório Johnston Ridge, perto do Monte de Santa Helena nos Estados Unidos, após um movimento de vertente ter obstruído uma estrada. O movimento de vertente ocorreu no passado domingo, pelo que o Departamento de Transportes do estado de Washington encerrou a auto estrada 504, que fornece acesso ao Monte Santa Helena e à Floresta Nacional Gifford Pichot pelo lado oeste no Condado de Skamania, no quilómetro 43. Segundo as autoridades, a estrada poderá ter sofrido danos estruturais significativos. O Observatório Johnston Ridge poderá ficar encerrado o resto da temporada, uma vez que várias outras áreas de recreio/lazer nas proximidades, administradas pelo Serviço Florestal dos EUA, estão fechadas por tempo indeterminado, incluindo a área de uso diurno Coldwater Lake, os trilhos de Coldwater, Lakes, Hummocks, Boundary e outros trilhos.
Outras estradas de acesso à montanha estarão abertas, como no lado nordeste, possibilitando os visitantes subir até ao bordo da cratera e caminhar pelo Lava Canyon ou dirigir-se ao Lahar Viewpoint pela extremidade sul.
O encerramento da auto estrada dá-se a poucos dias do 43º aniversário da erupção no vulcão de 18 de maio de 1980, que tirou a vida a 57 pessoas e marcou a paisagem do sudoeste de Washington e a vida selvagem local. Após um sismo de magnitude 5,1, o flanco norte do vulcão colapsou, provocando um movimento de vertente que soterrou uma área de cerca de 60 km2 no North Fork do Toutle River Valley, com uma profundidade média de 45 metros, e uma escoada piroclástica que queimou cerca de 596 km2 de floresta.
Fontes
The Seattle Times
Foto: WSDOT in The Seattle Times