Seguimento Ásia 2013

A frente estacionaria hoje sobre o estado fez o clima ficar nublado em quase todo Nagano e as temperaturas não se elevarão muito minha cidade ficou em 31c.

Ao norte na região dos Alpes choveu o dia todo e muitas cidades ficaram com temperaturas abaixo de 25c.

Depois de muitos dias ficou nublado a maior parte do tempo mais ainda a temperatura nao caiu substancialmente, estamos esperando uma queda para depois do fim de semana.

Mais com a nebulosidade ja se nota que o verão já esta a enfraquecer :) finalmente

Impressionante o poder das monções, num só dia 403 mm.:shocking:

A media mensal de precipitação é de 360 mm. :D

14sit2.jpg

A metade Sul do Japão bem tépido enquanto que a metade Norte teve uma noite fresca.

Destaque para a estação de Fujisan completamente fora da média dos seus arredores pois está a dar valores irreais (destaca-se do mapa nacional com o código de cor azul)

t8g.png

Dados Fujisan

La para cima e um terror mês que vem já começa a nevar :cold::cold:

Enquanto aqui estamos a torrar hoje em minha cidade a máxima foi de 35.7c :calor::calor: e eu que ja tinha pensado que essas máximas não chegariam mais esse ano...

A mínima foi de 21.6c e o dia foi bem claro o mais claro deis de que começou a vaga de calor, os Alpes ficaram bem nítidos.

Mais amanha deve chover forte.

Os rios da cidade estão bem fracos e as represas bem baixas quase não choveu em Agosto.

Tempestade severa em minha cidade e boa parte de Nagano principalmente na região dos Alpes as nuvens estão tão carregadas que estão expedindo alerta de tornado para região da minha cidade e os raios caem a cada 30 segundos.

Essa chuva forte se da por uma frente estacionaria sobre Nagano e boa parte de honshu

Na cidade de Hakuba já choveu 60mm e a máxima foi de 19c ate o momento 15:00.

23.5/27.4c foi os extremos hoje em minha cidade

Ja 3 dias seguidos chove em Nagano e boa parte do Japão hoje a temperatura ainda esta a 20c ao 12:30 e a máxima não deve ser muito superior a isso.

Essa chuva da-se pela frente estacionaria, comum de começo de outono chamada de akisame (frente de outono) ao norte dessa frente já se encontra uma pequena massa de ar frio,

Mais o tempo continuara quente depois dessa frente, um pouco mais frio que a alguns dias atrás.

A máxima prevista hoje em minha cidade e de 22c e chuva o dia todo com estratos.

A previsão para essa semana e de temperaturas entre 31/18, mais logo deve chover de novo e depois dessa chuva uma massa de ar mais frio vai derrubar mais as temperaturas

Nagano segue com tempo refrescante os extremos do dia foram de 26/16c e a partir da tarde nuvens altas encobrirão o tempo foi ventoso o clima hoje.

Finalmente o mormaco e calor esta a se dissipar mais essa semana ainda terá dias com temperatura próximo a 35c mais logo chegara uma frente fria e a alta da sibéria favorecera ventos mais frescos

Vídeo do satélite do Japão e Ásia ano de 2008 inteiro

E 2006 começa dia 1 de Janeiro e acaba no ultimo dia animação rápida.

Os dias estão no canto superior esquerdo e tão da seguinte forma

060103
06=2006-01=janeiro-03=dia3 :thumbsup:

Editado por um moderador:
Belíssimos vídeos! :D

Saliento 3 detalhes que acho os mais espectaculares de observar na minha opinião nestas sequências:

1) Naturalmente os ciclones tropicais
2) O "fervilhar" de convecção sobre terra todos os dias no SE asiático a partir do meio da primavera
3) Nos meses frios, o constante "efeito" de lago na costa NE do continente.

Belíssimos vídeos! :D

Saliento 3 detalhes que acho os mais espectaculares de observar na minha opinião nestas sequências:

1) Naturalmente os ciclones tropicais
2) O "fervilhar" de convecção sobre terra todos os dias no SE asiático a partir do meio da primavera
3) Nos meses frios, o constante "efeito" de lago na costa NE do continente.

Bem observado :thumbsup:

Sigo em Nagano com tempo muito agradável hoje a máxima foi de apenas 28c e a mínima foi de 16c.

O tempo ficou bem claro e quase não teve mormaco deixando as montanhas bem nítidas, já fazia uns 2 meses que não ficava tão nítido, e o céu ficou bem azul sem aquele esbranquiçado de mormaco.

Nas cidades de kaidakogen(1200m) hoje fez uma mínima de 9.2c algo frio para a época.

Para sexta feira teremos uma frente fria que deixara o tempo mais fresco. o verão já esta a acabar por aqui :)

Hoje tivemos uma minima bem agradavel 15.7c minima mais baixa em meses a maxima foi de 29.1c.

O dia foi marcaado pela presenca de cirrus em sua forma bem classica que aqui no japao significa que o outono esta comecando, muitos inclusive chamam as cirrus de nuvens de outono.

Na cidade de kaidakogen(1200m) em Nagano, registraram se 8.2c de minima e a maxima ficou em 22c

Sigo em Nagano com tempo chuvoso hoje os extremos forao 21/26,5c

Ate agora foram registrados poucos milímetros de chuva mais o tempo segue escuro com nuvens baixas e um pouco ventoso.

Domingo estará passando um tufão próximo de minha cidade mais a intensidade será baixa e a pressão rondando os 996Hpa.

Uma serie de tempestades de raios vem caindo ultimamente em Nagano hoje choveu forte e o dia foi nublado, os extremos foram 21/28c.

E essa semana terá muitos dias nublados e chuvosos e a temperatura estará em 1 c acima da media.

Agora o tempo esta parcialmente nublado com muitas cúmulos-nimbus ao redor da cidade, venta fraco e a temperatura e de 23c as 17:00h muito agradável