Seguimento Especial - Trovoadas e Instabilidade 24-28 Agosto 2007

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Bem isso é para os lados do Lindoso/Terras de Bouro/Geres

Ouvi agora o primeiro trovão. Até já :D

Por aqui já passou mais uma carga. Já foi assim de manhã durante cerca de hora e meia e agora á tarde outra vez.
Quando a trovoada chega não se torna muito espetacular pois vem acompanhada de nuvens baixas.

Já voltei ao local. Parou de arder, somente algum fumo. Pelo menos o piso superior da casa vai precisar de grandes obras de restauro. Ninguém se aleijou.
Agora está a chover e a dar sol.

Notícia lamentável. Está a arder uma casa de dois pisos, antiga, no centro da cidade de Braga, junto à Igreja de São Vicente. Os bombeiros chegaram logo ao primeiro fumo mas a casa já estava muito danificada. Mesmo com várias mangueiras de bombeiros e um forte aguaceiro por cima, dá todo o aspecto de que o interior já está bastante danificado. É perto de mim, cerca de 50 metros da minha casa. São vizinhos, praticamente. As pessoas no local dizem que foi faísca. A trovoada metia medo, estava mesmo por cima de nós. Depois isto. Lamento.

São estas facetas da Meteorologia que eram evitáveis. Também lamento o sucedido...

Passou mesmo por aí Minho quando saiste... ou perto, que isto do Google Earth tb pode estar com algum erro.

Mas a granizada mais extrema deve ter sido a uns 20/30km de ti.

17:20
78913243iu3.jpg

17:50
26822003jf8.jpg

E cuidadinho com elas que são das rápidas, fiz uns cálculos e deslocava-se a uns 70/h.
Tem cuidado que deve estar a chegar outra.

18:00
47011975sf7.jpg

Bem. Cá estou de volta...

De facto a célula passou a uma velocidade vertiginosa. Calculo que os concelhos mais afectados tenham sido Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Terras de Bouro e Paredes de Coura.

Neste momento, depois de uma breve abertura, está a encobrir novamente...

Ás 16h UTC, Braga marca precipitação horária de 16,2 mm.

Por aqui 22,2ºC, e não me parece que aconteça hoje mais alguma coisa de extraordinária por estes lados.

Está mesmo a passar ao lado da minha localização, aqui cairam umas pedritas de granizo (muito poucas), mas com um tamanho razoável, onde passou o centro é que deve ter sido mais critico.

Atenção que esta 2ª célula é mais potente que a primeira, topos de nuvens mais frios/altos e de maior dimensão, leva direcção N ou NNW. À velocidade com que passam, a esta hora já tá quase a sair do país.

18:50
celyt7.jpg

19:00
cel2lr9.jpg

Impressionante a sombra projectada por esses gigantescos SCM's... :thumbsup:

A primeira vaga que passou durante a tarde aqui no Norte parece que foi muito violenta. Segundo relatos esta primeira vaga trouxe chuvae vento muito forte e granizo, causando derrube de arvores e vários estragos (chegando a haver estradas cortadas). Isto no concelho de Povoa de Lanhoso.

Autarcas pedem ajuda da Direcção Regional de Agricultura

As freguesias de São João da Corveira e Carrazedo de Montenegro, Valpaços, solicitaram ajuda à Direcção Regional de Agricultura do Norte para colmatar os prejuízos causados pelo mau tempo em "dezenas" de hectares de castanheiros. O presidente da junta de freguesia de São João da Corveira, José Taveira, disse à Agência Lusa que uma espécie de "tufão", com chuva e ventos muito intensos, atingiu a zona da serra da Padrela cerca das 17:30 de sábado.
"Durante cerca de meia hora o mau tempo destruiu grande parte da área de souto das aldeias de Sobrado e Rio Bom e, devido à força do vento e da chuva, alguns castanheiros ficaram partidos ao meio e a produção de castanha seriamente afectada ", salientou. O mau tempo atingiu também a freguesia de Carrazedo de Montenegro tendo, segundo o presidente da junta local, Alípio Barreira, afectado uma "vasta área de souto", a principal fonte de rendimento da maioria das famílias destas localidades.
Alípio Barreira referiu que "só hoje os agricultores se aperceberam dos estragos" e foi solicitada ajuda à Direcção de Agricultura do Norte e ao Governo Civil de Vila Real. "Pedimos aos técnicos para se deslocarem o mais rapidamente possível ao terreno para avaliarem os estragos e nos ajudarem a recuperar as árvores afectadas", referiu.
O autarca diz que "grande parte" da produção de castanha da Serra da Padrela esperada para este ano foi "afectada" e acrescentou que os estragos provocados nas árvores podem ainda "afectar as produções para os próximos anos". A zona de Padrela é uma das três denominações existentes em Trás-os-Montes e Alto Douro e, conjuntamente com Soutos da Lapa e Terra Fria, corresponde a 85 por cento da produção de castanha nacional.
A produção de castanha ocupa 17% da exportação de frutos e representa um volume de negócios de cerca de 10 milhões de euros, em Portugal. Os autarcas dizem que a passagem do mau tempo provocou ainda alguns estragos em habitações, levantando telhas e gerando pequenas inundações.

© 2007 LUSA

:thumbsup:

Pois amigos, não sei! Mas são factos! A minha irmã estava muito assustada, dizia que alem do vento mto forte, da chuva... os raios pareciam não tocar terra, tipo cruzar os céus... Que a minha mãe estava no jardim e fugiu para dentro de casa aos gritos para a minha irmã fechar os estores das janelas!
É o que sei!
Pena não estar lá, teria sido um excelente registo em foto e filme!:(

Atenção: Eu não moro na cidade de Chaves, mas sim em Paradela de Monforte (18km a nordeste), estes fenomenos costumam ser localizados, portanto só me servi dos dados do IM como apoio.