Mau tempo: Nevões paralisam partes da Bulgária e Roménia enquanto o frio afecta outros países europeus
Uma tempestade de neve atingiu hoje várias partes da Europa, causando a morte a pelo menos três pescadores cujo navio se afundou e milhares ficaram bloqueados nos aeroportos, estradas de montanha e aldeias remotas.
No Nordeste da Bulgária, as autoridades declararam o estado de emergência e chamaram o exército para ajudar a protecção civil a desimpedir estradas e chegar até automobilistas bloqueados.
O frio causou também problemas na vizinha Roménia, onde encerraram os dois principais aeroportos de Bucareste. Partes da Turquia e da Grécia, bem como a Europa Ocidental, foram também afectadas.
Cerca de 311 aldeões búlgaros ficaram sem electricidade e dezenas ficaram impedidos de se abastecer de alimentos e água fresca, disseram as autoridades. O Município de Ruse, no Norte do Danúbio, declarou o estado de emergência depois de a neve ter bloqueado muitas estradas, disse Andrei Ivanov, chefe da defesa civil daquele país balcânico.
As temperaturas chegaram aos 15 graus negativos, enquanto a neve atingia dois metros de altura em várias zonas do país. Centenas de condutores ficaram isolados nas estradas de montanha.
Pelo menos três tripulantes morreram quando uma embarcação búlgara que transportava sucata se afundou hoje de madrugada no Mar de Azov entre a Ucrânia e a Rússia devido à fúria das ondas.
Na Roménia, milhares de passageiros ficaram impossibilitados de seguir viagem depois de os dois principais aeroportos de Bucareste terem encerrado devido aos fortes nevões. A neve bloqueou também muitas estradas no Sul do país, forçando o encerramento de pelo menos uma passagem de fronteira com a Bulgária.
Na capital da Turquia, Ancara, a queda de neve causou acidentes de tráfego e acidentes mas não há registo de feridos.
As temperaturas na Grécia desceram aos 18 graus abaixo de zero no Norte do país e um manto de neve cobriu as estradas.
Uma intensa onda de frio atravessou hoje o Norte de Itália, onde se registaram baixas temperaturas e nevões abundantes que cobriram mil quilómetros de estradas, sobretudo no Noroeste do país, embora sem causar problemas de trânsito significativos.
Os nevões sucederam-se hoje em cidades como Turim, Milão, Florência, Veneza e Bolonha, enquanto em Génova os veículos limpa-neves saíram para as ruas e os responsáveis ordenaram que se pusessem correntes em 240 autocarros.
As principais auto-estradas do Norte de Itália foram afectadas pelos nevões mas não se registaram grandes problemas de trânsito por se tratar de um período festivo.
Na Europa Ocidental, o gelo e a neve causaram perturbações no tráfego. O túnel do Monte Branco que liga a França e a Itália foi encerrado aos camiões até sexta-feira devido às diferenças de temperatura entre os dois lados que ameaçam danificar a ventilação do túnel, disseram as autoridades de trânsito.
Um Boeing 737 vindo de Marraquexe, Marrocos, da transportadora Atlas Blue, deslizou numa pista com gelo quando aterrava no aeroporto em Deauvuille, no Norte de França. O avião só parou na relva. Os 169 passageiros foram retiradas ilesos do aparelho.
O tempo frio e os intensos nevões perturbaram o trânsito na Suécia e causaram hoje cerca de duas dezenas de acidentes.
Catorze pessoas sofreram ferimentos ligeiros e uma ficou ferida com gravidade quando dois autocarros colidiram, devido ao gelo, no centro da Suécia
No Sul da Suécia, dois ferries de passageiros que seguiam de Rostock na Alemanha para Trelleborg ficaram a aguardar no mar durante várias horas, impossibilitados de atracar devido ao mau tempo. A situação só foi resolvida ao princípio da tarde de hoje.
Made in:Lusa
Maldito CO2 fogo o states bem querem aquecer o planeta mas não conseguem...eles devem sentir-se frustrados.