Seguimento Europa 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
E o calor na costa levantina espanhola continua:

semttuloolc.png
[/URL][/IMG]

Às 3 da tarde , 47º em Múrcia (Alcantarilha) e 44º em Múrcia cidade).
Que enormidade. Tenho um casal amigo que mora em Moratalha , cidade situada a 50 km a noroeste de Múrcia e falei hoje com eles.
Relatam que o calor tem sido nos últimos dias impressionante, mas que ontem e sobretudo hoje é humanamente impossível sair à rua...
Pudera...
De salientar também os 38º em Valência e Tortosa bem junto ao Mediterrâneo.

Impressiona de facto, e como o Miguel referiu, é para continuar, o que é muito desagradável pois as casas já devem estar muito quentes.

Alguns dados de ontem:

AEMET
43,1 Zaragoza
40,4 Murcia
40,0 Albacete
38,8 Granada
38,8 Pamplona
37,5 Logroño
36,9 Córdoba
36,8 Ciudad Real
36,4 Teruel
35,8 Toledo
35,7 Cuenca
35,4 Palma de Mallorca
35,4 Madrid
35,0 Sevilla

Zaragoza já fica bem a norte, no nordeste de Espanha e estes 43,1ºC (estação do aeroporto) foram ontem máximo histórico desta estação, o valor mais alto desde que a estação entrou em funcionamento em 1952. O anterior máximo 42,6ºC foi em 17 de Julho de 1978, o dia anterior à famosa data dos muito especulados e debatidos 50ºC de Espanha.


SIAM (Rede agrometeorológica)
44,8 Sangonera La Verde - El Aguilucho
44,4 Mula
44,3 Cehegin - La Torrecica
44,2 Totana - Lebor
43,4 Calasparra - Rotas
43,3 Moratalla - Venta Ulea
42,8 Jumilla
42,7 Cehegin - El Chaparral
42,6 Jumilla - Las Encebras
42,4 Librilla - La Egesa
42,2 Mula - Yechar
41,6 Las Torres De Cotillas - Pilica
41,5 Lorca - Purias
41,5 Puerto Lumbreras - Cuatro Caminos
41,2 Murcia - La Alberca
41,0 Fuente Alamo - Campillo De Abajo
40,8 Molina - Llano De Molina
40,7 Yecla - Pinillos
40,6 Lorca - La Paca


O enorme contraste peninsular que o Fil pôs ontem no seguimento litoral norte:

Grande diferença hoje entre o noroeste da península e o sudeste:
meteoclimatic_20090722_1624.jpg




Aguardemos pelos dados finais de hoje.
 
Ora hoje foi o dia mais quente do ano, 23.0º de mínima, 33.5º de máxima. Ainda longe do recorde histórico de 39.5ºC do país.
E agora, vejo a gigante parede de trovoada que está a norte da cidade, que a ver pelo satélite é uma supercélula com muitas dezenas de kms até à Polónia.
Metade do céu preta, metade do céu azul.

São 20h locais, e sigo com uns espectaculares 30.5ºC!!!!!!
Que fim de tarde está a ser este!



Grandes Trovoadas que estão neste momento na Europa Central:shocking::

 
É de facto algo incrível os 47º registrados hoje em Espanha!
Mostram que esta onda de calor está a rivalizar com outras de anos recentes.

Nada se compara com os 34º registrados hoje em Viena, que segundo a previsão deveriam ter sido de 37ºC.
Alguém sabe quais foram os extremos hoje na Roménia?

Aqui sigo com 28ºC, 21h locais, céu parcialmente nublado, a supercélula incrível acabou por passar aqui por raspão e pela imagem de satélite é algo estrondoso.
Talvez apanhe aqui ainda a segunda supercélula que vem a seguir...

storm23jul.tif
 
Pessoal, aqui a tempestade em Viena tá assustadora. Muitos raios e rajadas muito fortes e erráticas.. às vezes parece que estão tornados por perto!

Conto vários relampagos por segundo!!!!!!!

Sigo com 27º, ar muito abafado mas já cheira a chuvada
 
Está a ser a tempestade da minha vida. Não tenho palavras....

Ventos tornádicos, raios com uma frequência incrível e a chuva é muito torrencial. A rua onde moro já está a ficar com água até aos passeios...
 
Está a ser a tempestade da minha vida. Não tenho palavras....

Ventos tornádicos, raios com uma frequência incrível e a chuva é muito torrencial. A rua onde moro já está a ficar com água até aos passeios...



Tira fotos se for possivel:):thumbsup:.
 
Agora tá mais calmo
Sigo com 19ºC, chove ainda bem, vento já moderado a fraco, embora ainda se vejam muitos raios à volta... A supercélula rendeu cerca de 20mm, rajada máxima de 87kmh e durou cerca de 25 minutos (a parte violenta).
Deve estar a ser um belo espectáculo nos países em redor....

Segundo as diversas estações na cidade a máxima andou entre os 33ºC e os 36ºC.

Um aparte, porque é que os raios registados assumem padrões tão estranhos como estes, em que parecem alinhar-se e deslocar-se rapidamente na direcção oeste-este... É estranho!! Ver http://www.meteox.com/h.aspx?r=&jaar=-3&soort=lightning

:surprise:
 
Estão mesmo brutais as células. Isso na Áustria anda agitado. Pelo que consegui compreender nas traduções automáticas, ainda há poucos dias tiveram uma intrusão de ar frio com alguma neve acima dos 1000 metros e ontem tiveram algumas mínimas altas relevantes, como uns 23,4 °C em Vorarlberg que é bastante invulgar para a zona.


Às 18:00


celh.jpg



Agora:

nim.gif
 
alguém pode confirmar se isto é pó do deserto do Sarah ?? :huh:

Bem observado, sim, é pó do deserto que curiosamente se estende desde as tempestades da ZCIT até às tempestades da Europa Central/Leste. 4500 quilómetros de pó !!

satl.jpg



No meio da poeira há também fumo dos incêndios em Espanha, cujas colunas são visíveis nesta imagem. Espanha pediu hoje ajuda aérea a Portugal e França.

sat2.jpg
 
A temperatura máxima registada hoje em Múrcia foi de 45 ºC, segundo a informação prestada no El Tiempo da RTVE. A vaga de calor está também a assolar as regiões do interior das Ilhas Baleares, onde as temperaturas máximas ultrapassaram hoje os 40 ºC.
Podem ir acompanhando os dados meteorológicos quase em tempo real, utilizando o wundermap do Underground; o link abaixo está centrado para a área da Grande Lisboa (não se esqueçam de assinalar os quadrados do Map Controls que se encontram por baixo do mapa), sendo possível aumentar ou diminuir a área, bem como deslocar o mapa para qualquer uma das direcções da Rosa-dos-Ventos.

WunderMap®
 
Sim Vince, tem havido muito fenómeno extremo aqui.

Num dia estavam 32ºC, e no dia seguinte vi o meu termómetro ir aos 9ºC, mas isto às 14h locais, num dia de chuva intensa. Nevou aos 1000m, com grande acumulação, o que é MUITO invulgar nesta altura. Nunca vi descida tão radical, e tive que vestir o casaco de Inverno nesse dia!

E hoje tive MÍNIMA de 23.5ºC e MÁXIMA de 33.5ºC, mas nos arredores da cidade chegou-se perto dos 40ºC, isto porque Viena fica junto ao rio e portanto é muito mais fresca. Tudo apenas cinco dias após a intrusão fria. E são valores perto dos recordes oficiais.

E agora, acabámos de ter a supercélula que descreveste, que teve:
- rajadas até 102 kmh
- uma frequência soberba de raios de vários por segundo. Foi um espectáculo de luzes e chuva
- foram cerca de 34mm em mais ou menos meia hora.
- descida desde os 27ºC aos 19ºC, em cerca de meia hora, por volta das 22h.

Tem havido muitos relatos de feridos (e não só!) por raios e tb de inundações, este mês, por cá
2008 foi o ano de sempre com mais trovoadas. Eu bem me lembro.
 
Um testemunho lido no cazatormentas

Buenas noches desde el infierno, porque en eso es lo que se ha convertido Murcia esta tarde, en un verdadero infierno, las temperaturas se han disparado en muchas zonas de la región, a destacar como comentais los 45,6ºC de Llano de Brujas, otros ejemplos:

Murcia 45,1ºC
Santomera 44,5ºC
Por la zona sur de Murcia, donde nos encontramos nosotros 43,8ºC
Y muchas otras localidades en las que han superado los 43ºC.
La sensación al salir al exterior es terrible, el aire era tan caliente que te quemaba la piel, costaba respirar, se resecaban las fosas nasales y te dolian.
Contaros que a las 17:12 h, estabamos en casa con los niños, cuando un apagón general nos dejaba sin aire acondicionado, ventiladores....
A esa hora marcabamos las máximas, a los pocos minutos, se hacia agobiante estar en casa, no podiamos sacar el coche del garaje. Menos mal que mi suegro ha venido a recogernos y llevarnos a su casa, porque era imposible estar en la calle

Algumas imagens avulso:

ivweid.jpg

(c) Jkarlos

outsidetemphistory.gif

http://personal.telefonica.terra.es/web/suxo/meteocli/

43181933.gif

http://www.aemet.es/es/-m:a,a/portada


xxxn.jpg
 
olá...

Registos destes em Espanha não me surpreendem!
Por exemplo entre 2004 e 2007, anos estes em que durante umas férias no pico do Verão (precisamente por esta altura), ao visitar zonas costeiras como Mojacar (Almería), La Manga e até por 2 vezes em Múrcia e Alicante, me deparava com extremos (não medidos, apenas observados nos projectores de informação de rua) onde aos inícios de cada tarde, não raro, os valores máximos iam dos 38 até bem acima dos 40ºC. Só mesmo em plena praia e dentro de água se conseguia algum alívio, mas até dentro de água me sentia desidratado (água nos 26 ou 27º e de mais elevado teor salino face ao Atlântico), só para apreciadores, claro!
Recordo que num destes anos, em inícios de Agosto, de passagem por Córdoba, por um dia, a única coisa que consegui colocar no estômago foi água (bebi talvez uns 6 ou 7 litros), segundo os indicadores urbanos, registavam-se 48ºC; foram experiências interessantes e admito vir a repeti-las!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.