Neve em Londres e Paris afecta ligações a Portugal
http://tvnet.sapo.pt/noticias/video_detalhes.php?id=39524
As tempestades de neve que ocorreram durante a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira em Londres e Paris cancelaram ligações aéreas com Portugal e atrasaram outras. A capital inglesa está sob um manto de neve, algo nunca visto nos últimos 18 anos.
Até ao momento, foram cancelados dois voos da companhia British Airways com partida de Lisboa em direcção ao aeroporto londrino de Heathrow, na capital britânica, com partidas marcadas para as 07:10 e para as 10:50. Do Porto, o voo da companhia irlandesa Ryainair com destino o aeroporto de Londres-Stansted previsto para as 09:20 foi cancelado, tal como a ligação de Londres-Stansted com chegada ao Porto prevista às 08:55. Outras ligações com a capital inglesa estão com atrasos que rondam uma hora.
Também as ligações entre Portugal, igualmente do aeroporto de Lisboa e do Porto, e Paris, a capital francesa, estão com atrasos de cerca de uma hora. "A culpa é do mau tempo na Europa: se saem atrasados de lá cá também chegam atrasados", afirmou à Lusa o porta-voz da ANA Aeroportos de Portugal, Rui de Oliveira.
O aeroporto de Londres-Heathrow alertou para "atrasos e cancelamentos de voos com destino e partidas do aeroporto" durante todo o dia, devido à queda forte de neve durante a noite e a esperada para hoje. Este é o Inverno com temperaturas mais baixas registadas nos últimos anos no Reino Unido.
JN
Mau tempo: Três mortos em Itália, nevões no Reino Unido e em França
Pelo menos três pessoas morreram e 500 foram retiradas de casa no domingo em Itália devido às tempestades que estão a atingir toda a península, tendo Milão, no norte, acordado hoje com uma fina camada de neve. Entretanto, hoje de madrugada, a maior tempestade de neve dos últimos 18 anos no Reino Unido, paralisou Londres, onde a maioria das linhas de Metro estão suspensas, os autocarros não circulam e há atrasos nos voos dos principais aeroportos, Heatrrow, Stanstead e Gatwick.
Um forte nevão, que também caiu hoje de madrugada na metade norte e noroeste de França, bloqueou as principais auto-estradas para entrar em Paris e já provocou anulações e atrasos de vários voos nos aeroportos da capital francesa.
Em Itália, as vítimas mortais de domingo foram um homem de 75 anos que provavelmente morreu de frio no norte, um outro no sul do país, na Sícilia, que foi levado pelas águas de um rio, devido à subida das águas depois de fortes chuvas, e outro num acidente de viação também na Sícilia. Em Consenza, no sul de Itália, na Calabria, 500 pessoas foram retiradas das suas casas porque estas estavam a ser ameaçadas pelas tempestades. Numerosas regiões do norte de Itália foram atingidas hoje de madrugada por um nevão, tendo acordado cobertas com um manto branco de vários centímetros.
No Reino Unido, a tempestade, consequência de onda de frio procedente da Rússia, deixou no leste do país um manto de 20 centímetros de neve, onde se registam sérias dificuldades de circulação nas principais estradas. A tempestade de neve vem acompanhada de baixas temperaturas, cerca de 5 graus negativos, neste Inverno, que já é considerado o mais frio dos últimos 14 anos no Reino Unido.
O sudeste de Inglaterra é a zona mais afectada pela tempestade do Reino Unido, onde as autoridades alertaram para a existência de "condições meteorológicas severas" e pediram à população para evitar sair para a estrada. A advertência meteorológica é extensível para toda a Inglaterra, Gales e partes do leste da Escócia, pois prevê-se que continue a nevar durante todo o dia de hoje e na terça-feira.
© 2009 LUSA