Reino Unido: Mau tempo perturbou transportes e fechou escolas pelo segundo dia
O mau tempo continuou a afectar hoje os transportes e o funcionamento de escolas no Reino Unido na sequência de um forte nevão, considerado o maior dos últimos 18 anos.
A neve deixou de cair no sudeste e em Londres, onde caiu com mais intensidade no domingo e segunda-feira, mas está a mover-se para o Norte.
Ainda assim, milhares de escolas continuam fechadas devido à dificuldade de transporte.
Comboios, autocarros e o metropolitano de Londres continuam com problemas, enquanto a formação de gelo nas estradas levou as autoridades a desaconselhar deslocações aos automobilistas para além do indispensável.
Nos aeroportos londrinos, os voos foram retomados mas ainda com atrasos e cancelamentos, em parte devido aos problemas do dia anterior.
Apesar de as ligações a Portugal terem sido entretanto retomadas, alguns passageiros foram prejudicados pela situação.
João Abreu foi obrigado a comprar novos bilhetes mais caros na TAP, depois de a Easyjet só lhe oferecer um novo voo na sexta-feira, pelo qual teria de esperar sem despesas de alojamento pagas.
"Mas a minha mulher tinha de trabalhar e não podemos esperar", declarou o lisboeta à agência Lusa.
Contactada pela agência Lusa, a Easyjet ainda não esclareceu de que forma está a ser resolvida a situação dos passageiros atingidos pelos cancelamentos dos seus voos.
Os meterologistas britânicos prevêem que o tempo melhore nos próximos dias, mas não excluem a queda de mais neve no final da semana.
Estima-se que mais de seis milhões de pessoas tenham faltado aos seus empregos na segunda-feira por causa dos problemas causados pela neve, de acordo com a Federação das Pequenas Empresas britânica.
Ainda segundo a mesma instituição, o custo para a economia pode ter ultrapassado os três mil milhões de euros.
Fonte:IM