irpsit
Cumulonimbus
Em Viena sigo com -2ºC a meio da tarde, foi um belo dia de sol mas sempre com um vento demasiado gelado (sensação térmica bem desagradável). Cidades como Salburgo ou Budapeste já seguem com -7ºC de momento.
Fui no centro de Holanda (Lelystad) O Tminima não fui la, mas mais ao sul:Gilze-Rijen KNMI -16 C (portanto hoje, esta manhã 4 janeiro 2010. O record desta inverno esta -18,4 em dezembro 2009).
http://www.youtube.com/watch?v=UwhyyPQjxxs&feature=player_embedded
Aqui sigo com -4° e coooontinua a nevar. Ja vai com 12 cm!!
Esta previsto para sexta e sabado muito mais neve.
FTerroso, de novo, com temperatura igualzinha à tua: -4.2ºC. Céu encoberto mas nenhuma neve chega cá; tudo retido nos Alpes!
----
Assim não vale. Não ultrapassei ainda o 1cm......
Maioria das terras dos Alpes seguem com temperaturas muito baixas. -13ºC em Salzburgo, imaginem!! Isto por se encontrar na encosta norte dos Alpes onde o frio de noroeste ficou retido. Viena geralmente só leva com frio a sério se o vento rodar para norte, nordeste ou este. Com vento de sudoeste ou oeste a temperatura nunca consegue descer muito (devido ao föhn) e geralmente a temperatura até se mantém positiva.
É então de salientar que é interessante ter uma temperatura tão baixa com vento de sudoeste!!! Estou a ver que se roda para nordeste, para ver a temperatura descer em queda livre. O que eu gostava era de ver aquela massa da Holanda e UK a chegar aqui e juntar-se com a massa do Mediterrâneo, e assim tinha a nevada do século.
Em algumas cidades da Áustria as mínimas tem estado na ordem dos -15ºC a -20ºC.
Por essa previsao os seus 1cm deve aumentar consideravelmente!
Previsao para Viena:
![]()
Boa sorte!!![]()
Já vivi na Holanda e nunca tinha visto assim o país tão "siberiano"!
Sigo em Viena com -4ºC, e céu encoberto, muito frio, mas AINDA sem neve.
Gosto especialmente da temperatura actual de Oslo de -21ºC ou da máxima de -17ºC.
Começa a ser algo brutal a expansão e extensão do frio europeu.