Grande parte da Europa tem estado muito fria, mas tenho acompanhado com curiosidade valores que me parecem bastante impressionantes, e durante bastantes dias, no UK. Ora vejam o mapa de mínimas de hoje, semelhante a vários dias que têm passado:
Há ali valores incríveis, realço os -16º em Edimburgo, perto do mar. Penso que muito perto de mínimos absolutos, e nem no Inverno estamos.
Entre muitos outros impressionantes.
Para tal além da massa de ar fria que tem dominado a zona, entra certamente um importante processo de feedback causado pela neve acumulada no solo naquela região, que aumenta a reflexão da radiação solar, e vai mantendo este "congelador" nos níveis baixos.
O que me chamou ainda mais a atenção é o "falhanço" grosseiro em mínimas nessa região por parte de modelos, o GFS por exemplo, dava mínimas cerca de 10º acima da realidade nessa região de Edimburgo, numa previsão a menos de 24h. 10º é um falhanço incrível ao nível dos melhores modelos!
Ou seja, isto mostra claramente a dificuldade dos modelos, mesmo dos melhores, em lidar com o efeito nos níveis baixos de ar frio instalado, de cobertura de neve, etc.
Mostra-nos claramente que mesmo no curto prazo, em situações desta, os modelos falham grosseiramente, em temperaturas.. E não só, na interacção das massas de ar distintas com frio instalado. Portanto, no médio prazo, e em detalhes de mesoscala até no curto prazo, há que entender a limitação na confiança em previsões dos modelos devido a coisas como estas..
Temos visto isso sobre nós em algumas situações, como aquela "bomba" que nunca aconteceu. Como a neve a cotas muito mais baixas do que o inicialmente esperado com depressões a SW, etc etc.
Mostra bem o poder exercído pelo frio aos níveis baixos em toda a dinâmica da atmosfera até à escala sinóptica.
Vejam por exemplo o satélite na nossas imediações, e como a depressão que nos afecta está completamente estagnada e vai "fugir" a partir de amanhã, enquanto o ar frio nos níveis médios baixos um nada a Norte da península insiste em empurrar tudo para bem longe!