Para corrigir algo Aristocrata:
Em inícios de Janeiro, o dia começava às 10h30 e o terminava por volta das 16h (duração da luz crespuscular). Sim há cerca de 4 semanas depressivas, de meados de Dezembro até meados de Janeiro.
Em inícios de Fevereiro, o dia durava das 9h até às 17h30, ou seja já perfeitamente normal. É um dia perfeitamente normal.
O dia agora em final de Fevereiro é das 8h até às 19h; ou seja
é absolutamente errada a noção do inverno escuro que as pessoas têm. O que te quero dizer é: se para ti a viagem, alojamento e transportes não forem caros (porque neste país é tudo muito caro),
eu recomendo-te verdadeiramente uma viagem cá!
E quando chegar a ínicios de Maio, o crespúsculo irá durar até à meia-noite (pôr-do-sol por volta das 21h30). A 31 de Abril, acaba qualquer hipótese de ver auroras boreais.
O crespúsculo eterno dura de Maio até final de Julho.
O depressivo aqui (ou talvez não) é que o tempo está frequentemente encoberto ou com precipitação ou tempestades. É depressivo a falta de dias de sol, como existem em Portugal, e saber que estarei em Maio e ainda irá estar o frio de neve. Quando estiver no verão, continuará a chover como no inverno de Portugal, com as temperaturas normalmente nos 10-15ºC.
Ou seja, a eterna falta do calor e de dias soalheiros a fio, é depressivo.
Do ponto de vista dos fanáticos do tempo como nós, sim é excitante. Muito errático o tempo. Numa semana, os blizzards acumulam 40cm mas depois passado 3 dias, a chuva forte derrete tudo. Depois os aguaceiros de gelo são muito intensos. Também espectacular é o vento, que por vezes sopra extremamente intenso! A pressão varia muito, e caí a valores mesmo muito baixos.
Qando há uma noite limpa (não muito vulgar), podes ver as auroras boreais (e por vezes espectaculares, cerca de 1-2 noites por mês). As temperaturas andam quase sempre nos 0ºC, não varia muito, mas aquando de entradas frias facilmente descem aos -15ºC (pois estou numa zona não litoral). No litoral, como em Reykjavík, chove mais do que neva.
Esse é um mito: este país é menos frio do que uma Alemanha. E também com menos neve, não esperem uma neve perpétua, não é assim! Embora os extremos (frio, vento e blizzards), quando ocorrem, sejam frequentemente bem mais intensos do que na Europa central.
Por último, há a natureza selvagem que se pode usufruir de verão, e o vulcanismo e sismos, que neste país são bastante activos, e interessantes de se seguir.
Sigo com -1ºC e em dia de aguaceiros muito intensos de gelo e neve, e condições por vezes blizzard. . Até os islandeses disseram-me que estava um tempo agressivo hoje. Mas ainda ontem chovia bastante e derretia a neve que existia.
Tu estás em clima de emoção constante...
Animação dia sim, dia sim! Ou melhor...Hora sim, hora não.
Esse clima deve ser qualquer coisa de especial para os amantes de meteorologia. Visitar a Islândia nesta altura é um "must"
Só é pena a pouca luz que há por aí no inverno, acho que é mesmo o contra para que se possa tirar umas pequenas férias - deve ser um bocado claustrofóbico passar a maior parte dos dias às escuras dentro de espaços fechados, não?! As poucas horas de luz não permitem muitas aventuras, só escapadas rápidas ao interior...