Tudo depende do nível de actividade solar, como o campo magnético da Terra reage face a essa actividade, e por último, depende das condições meteorológicas.
Hipótese há sempre. Até em Portugal há hipótese de veres auroras boreais.
A aurora desloca-se para sul, consoante a maior actividade solar.
Eu vi uma aurora boreal em Braga em Abril de 2001, bem vísivel junto ao horizonte norte.
Regra geral eu vejo a aurora do sul da Islândia cerca de 1-2 vezes por semana (o céu encoberto e nevadas impedem a observação em muitas noites). Cerca de metade dessas ocasiões a aurora aparece no horizonte norte, noutra metade das noites cobre cerca de metade do céu. Ainda ontem vi uma bela aurora! Mas só por 15 minutos pois depois o céu encobriu de novo.
Creio que em Hensínquia ou Estocolmo, poderás ver a aurora cerca de 1-3 vezes por mês. Talvez mais dependendo da actividade solar, ou menos se o clima não ajudar.
No entanto, nestas latitudes a aurora boreal aparecerá normalmente apenas no horizonte norte.Somente em alturas de elevada actividade solar poderá a aurora cobrir quase todo o céu (o que está cada vez a acontecer mais, dado o máximo solar estar a aproximar-se, em 2012 ou 2013)
Em Talin, ou norte de Alemanha, eu diria, que poderás ver a aurora boreal algumas vezes ao ano, se estiveres em locais com horizonte escuro a norte, e o tempo ajudar nos dias em que a actividade solar empurra a aurora até essas latitudes.
No Norte de Portugal ou Itália, poderás ver a aurora cerca de 2-3 vezes em cada 10 anos, junto ao horizonte norte, de preferência fora de uma cidade. Como te disse,tive muita sorte em estar no sítio correcto à hora correcta em Abril de 2001 (tinha um horizonte escuro a norte, mesmo estando em Braga). Há uns dias atrás, uma tempestade solar fez com que a aurora boreal fosse brevemente vísivel e fotografada por amigos meus do norte de Itália e também na Letónia.
As hipóteses de veres uma aurora na tua viagem só serão mais boas, se encontrares algumas abertas no céu, e se for após actividade solar mais elevada. Numa noite normal, a aurora não é vísivel do sul da Escandinávia, só no norte. No entanto, como disse, eles costumam vê-la do sul, algumas vezes ao ano (1-3 vezes por mês?).
Eu aconselhava-te era a seguir o
www.spaceweather.com, e o boletim metereológico desses países. Se o Kp do spaceweather for de 3 ou 4 acho que já poderás ver a aurora com alguma sorte. Com 2 será quase impossivel. Com 5 provavelmente até de Riga verás a aurora no horizonte. Vai observando sempre o horizonte norte e nota que às vezes tens um céu limpo sem aurora e passado 20 minutos a aurora pode surgir gradualmente do nada e proporcionar-te um show. É preciso paciência. Vai olhando sempre o céu. Uma aurora pouco activa, é interessante, um arco verde. Uma aurora muito activa é um espectáculo que nunca esquecerás na tua vida.
Outro factor é que a aurora deixa de ser visivel nas latitudes nortes entre Maio a meados de Agosto, devido ao dia de 24 horas.
Sigo com -8ºC e neve fraca!!
Belas fotos
irpsit, a Islândia é um País magnifico, estás num local privilegiado
Não passas frio dentro de casa? É que assim à primeira vista a casa não parece ser muito quente, mas também só a estou a ver por fora
Já fiz esta pergunta noutro tópico, mas vou deixa-la aqui também...Vou a Tallinn a Helsínquia e a Riga em Abril, há alguma hipótese de ver aurora boreal, ou esse fenómeno só ocorre mais a Norte?