Chuvas em Espanha activam planos de emergência na Catalunha, País Basco e Navarra
Catalunha, País Basco e Navarra activaram, este domingo, os planos de emergência devido às fortes chuvas, que transbordaram rios no País Basco e em Navarra. O mau tempo desalojou oito famílias no bairro de Teixonera (Barcelona). A água criou um buraco de 20 metros.
Na Catalunha, a Protecção Civil lançou um plano de emergência especial por causa das inundações. A persistência da chuva fez aumentar o caudal dos rios acima do normal, sobretudo nas zonas de Girona e Barcelona.
A força da água foi tal que, num bairro de Barcelona - Teixonera - o piso de uma rua desabou, criando um buraco de 20 metros. Oito famílias foram desalojadas e não estavam autorizados a regressar a casa. Segundo a Protecção Civil, o terreno não estava estável.
No País Basco, o Governo Regional também activou um plano de emergência de inundações, que passou do nível um para o nível dois, sobretudo na zona de Gipuzkoa, em consequência da chuva que caiu.
As autoridades montaram ainda dois centros de acompanhamento em Bilbau e em Vitoria.
Em Navarra, o temporal levou ao corte da auto-estrada 15, em ambos os sentidos, na zona de Guipúzcoa, devido a desabamentos. A previsão dos meteorologistas é que as chuvas se mantivessem durante a noite. O alerta laranja permanecia em várias regiões de Espanha.
Mau tempo faz três mortos em França
Fortes chuvas e as inundações que assolaram o sul de França já provocaram três mortos o levaram à retirada de cerca de 600 pessoas, da costa e nos Alpes no Sudoeste do país.
Bombeiros ajudaram a resgatar cerca de 1200 mil pessoas afectadas pelas tempestades, usando helicópteros para salvar cerca de 30.
Rios transbordaram, inundando ruas e casa. Imagens de televisão mostravam carros a boiar nas estradas e habitações cobertas de água e lama. Na noite deste domingo, dezenas de regiões permaneciam em alerta laranja.
Em Itália, o Norte continua debaixo de água e, esta segunda-feira, todas as escolas deverão permanecer fechadas.
Fontes:
JN