Seguimento Europa 2011

Mau tempo em Itália faz seis mortos
Pelo menos seis pessoas morreram na sequência das chuvas torrenciais registadas, esta sexta-feira, na cidade de Génova (noroeste da Itália), indicaram os bombeiros locais.

Entre as vítimas mortais encontram-se duas crianças, indicaram as mesmas fontes, que informaram ainda que foram recuperados, até ao momento, cinco corpos.

As chuvas torrenciais que assolaram a região provocaram inúmeras inundações e enxurradas, devido ao transbordo dos rios Bisagno e Sturla.

A cidade de Génova está em estado de emergência e os bombeiros encerraram os sistemas de fornecimento de gás e de electricidade em toda a zona.

Os serviços de protecção civil alertaram que, nas próximas horas, o nível das águas do Bisagno irá novamente subir.

Génova está paralisada e algumas áreas da cidade estão totalmente intransitáveis, segundo a comunicação social italiana, que informou ainda que equipas dos serviços de emergência estão a procurar pessoas dadas como desaparecidas, com a ajuda de cães pisteiros.

A porta-voz da protecção civil de Ligúria (região onde está localizada a cidade de Génova), Renta Briano, pediu à população para evitar atravessar pontes ou andar de carro, bem como dormir em zonas térreas, devido a possíveis inundações.

A região de Ligúria já tinha sido assolada por fortes chuvas na semana passada. Na altura, morreram cinco pessoas.

JN

:eek::eek:
 
Fotos de Genova

ngE584BEF7-5938-44E6-B83B-C5521C26475A.jpg


ng542A14F5-3F63-4012-91FB-20531DEE58E3.jpg


ng1CBFE3BA-3ACF-4DE9-B44F-67BC0C1A9779.jpg


ngDC7DCC51-B1EE-49D0-A247-1DDC02FD8040.jpg


ngEA26B3A8-6ECE-4CCC-BE57-3A654C10678D.jpg


ngC72DACF9-CC82-43AE-BDF9-0DB87F41C5B2.jpg


http://www.record.xl.pt/multimedia/fotos/interior.aspx?content_id=725133
 
Aqui por Zaragoza neste momento muita muita chuva! Há varias horas que chove moderadamente sem parar! :rain: Quanto a temperatura a rondar os 12 graus portanto bastante baixa também.
 
Já alguém reparou numa depressão que vai começar a desenvolver-se entre as Baleares e a Sardenha a partir de amanhã, pelo aspecto que o GFS apresenta nas cartas e a elevada precipitação parece ser uma depressão com características tropicais no mediterrâneo ou com cara de ser mesmo um ciclone no mediterrâneo.

Vai ser uma boa oportunidade para nós seguirmos e que merece um acompanhamento especial no seguimento europa.

Para 3ªfeira previsão GFS

9387002_BeSwR.jpeg
 
Última edição:
Seis pessoas morreram devido a chuvas torrenciais

Pelo menos seis pessoas morreram na sequência das chuvas torrenciais na cidade de Génova, Itália. Entre as vítimas mortais encontram-se duas crianças.

As chuvas torrenciais que assolaram a região provocaram inúmeras inundações e enxurradas, devido ao transbordo dos rios Bisagno e Sturla.

A cidade de Génova está em estado de emergência e os bombeiros encerraram os sistemas de fornecimento de gás e de electricidade em toda a zona.

ng1698894.jpg


Fonte:
DN
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=2103593&seccao=Europa
 
Depois de ter estado um mês na Índia sempre com temperaturas entre os 25 e 35ºC, e fortes monções, cheguei agora de novo à Islândia, onde sigo hoje com a primeira neve durante o dia. Do clima tropical para o clima polar!

Ontem choveu, máxima de 6ºC.
À noite, a mínima chegou aos -1ºC.
Hoje, a máxima só chegou aos 2ºC e agora começou a nevar.

É uma entrada fria, que provavelmente indica o ar bastante frio presente neste momento sob a Gronelândia, que talvez chegue à Europa daqui por uma ou duas semanas.
 
Um vídeo bastante interessante, na Islândia
Mas que fantástico momento. Turbilhões, um misto de rajadas e redemoinhos que mal começam logo se desfazem. E que dizer daquele contentor (certamente vazio) a ser arrastado para dentro de água.
Bem apanhado.

Cenas destas começam-nos a chegar com mais frequência aos nossos olhos. Mais e mais câmaras de vídeo encontram-se por todo o lado...;)
 
Chuvas em Espanha activam planos de emergência na Catalunha, País Basco e Navarra

Catalunha, País Basco e Navarra activaram, este domingo, os planos de emergência devido às fortes chuvas, que transbordaram rios no País Basco e em Navarra. O mau tempo desalojou oito famílias no bairro de Teixonera (Barcelona). A água criou um buraco de 20 metros.

Na Catalunha, a Protecção Civil lançou um plano de emergência especial por causa das inundações. A persistência da chuva fez aumentar o caudal dos rios acima do normal, sobretudo nas zonas de Girona e Barcelona.

A força da água foi tal que, num bairro de Barcelona - Teixonera - o piso de uma rua desabou, criando um buraco de 20 metros. Oito famílias foram desalojadas e não estavam autorizados a regressar a casa. Segundo a Protecção Civil, o terreno não estava estável.

No País Basco, o Governo Regional também activou um plano de emergência de inundações, que passou do nível um para o nível dois, sobretudo na zona de Gipuzkoa, em consequência da chuva que caiu.

As autoridades montaram ainda dois centros de acompanhamento em Bilbau e em Vitoria.

Em Navarra, o temporal levou ao corte da auto-estrada 15, em ambos os sentidos, na zona de Guipúzcoa, devido a desabamentos. A previsão dos meteorologistas é que as chuvas se mantivessem durante a noite. O alerta laranja permanecia em várias regiões de Espanha.




Mau tempo faz três mortos em França

Fortes chuvas e as inundações que assolaram o sul de França já provocaram três mortos o levaram à retirada de cerca de 600 pessoas, da costa e nos Alpes no Sudoeste do país.

Bombeiros ajudaram a resgatar cerca de 1200 mil pessoas afectadas pelas tempestades, usando helicópteros para salvar cerca de 30.

Rios transbordaram, inundando ruas e casa. Imagens de televisão mostravam carros a boiar nas estradas e habitações cobertas de água e lama. Na noite deste domingo, dezenas de regiões permaneciam em alerta laranja.

Em Itália, o Norte continua debaixo de água e, esta segunda-feira, todas as escolas deverão permanecer fechadas.

ng1699844.jpg


Fontes:
JN