Seguimento Europa 2011

Sigo com -1ºC de máxima de neve fraca.

Está uma camadona de neve no solo, cerca de 25cm.
Mas todos os islandeses dizem-me que agora é só pouca neve, dantes era muito mais.

A tempestade que passou nas Faroé Islands, não sei se foi a actual ou a anterior, mas com ventos próximos dos 150km/h, resultou em muitas casas ficarem sem telhado.

O sol já se pôs aqui em Bialystok, são apenas 15:27 :(, faz-me muita impressão o sol por-se tão cedo é doentio:ill:

Por aqui vai baixando a temperatura, por agora céu pouco nublado e 5ºC...

Sigo com -3ºC e céu encoberto. Máxima de -1ºC, Mínima de -6ºC.

Amanhã a previsão é para temperaturas na ordem dos -8ºC, depois de amanhã nos -15ºC. E o frio glacial continuará pelo menos até ao fim da semana. É dificil de prever o quão frio vai estar.

Nota: esta situação é perfeitamente normal e expectável em final de Novembro. A máxima normal é de cerca de +2ºC. Na verdade, e ainda assim vou acabar com o Novembro com uma grande anomalia positiva de temperatura.

Na verdade sigo já com -5ºC. O céu limpou nestes últimos minutos e a temperatura começou a queda.

A Puebla de Sanábria foi a localidade mais fria de Espanha na última semana. Tendo tido o valor de Tª mínima mais baixo da Península 3 dias e o 2º mais baixo, 4 dias dos últimos 7.

Impressionante!

Alguém sabe há quanto tempo é que esta estação existe? Poderá estar entre as localidades mais frias de Espanha, é bem possível que atinja alguns Invernos os 20º negativos ou menos.

temper.png

PS: acho que o Inverno espanhol merecia um seguimento à parte.

A Puebla de Sanábria foi a localidade mais fria de Espanha na última semana. Tendo tido o valor de Tª mínima mais baixo da Península 3 dias e o 2º mais baixo, 4 dias dos últimos 7.

Impressionante!

Alguém sabe há quanto tempo é que esta estação existe? Poderá estar entre as localidades mais frias de Espanha, é bem possível que atinja alguns Invernos os 20º negativos ou menos.

Há dados publicados de Puebla de Sanabria do pasado inverno. A estaçao de Puebla de Sanabria está um pouco longe da localidade, está no lugar chamado El Puente. As minimas absolutas do pasado inverno foram:

Dezembro 2010 -13ºC
Janeiro 2011 -12.4ºC
Fevereiro 2011 -9.6ºC

Acho quase imposivel que atinja os -20ºC. É muito dificil conseguir -20ºC em Espanha en estaçoes oficiais. Mas evidentemente Puebla de Sanabria é uma das cidades mais frías da peninsula em temperaturas mínimas. As temperaturas máximas sao muito mais elevadas pela frecuencia de días sem nuvems. É frecuente que as máximas sejam 20ºC mais elevadas que as minimas (mesmo hoje os extremos foram -5ºC e 15ºC). As máximas absolutas do pasado inverno foram:

Dezembro 2010 16.2ºC
Janeiro 2011 11.8ºC (mas nao publicou dados o día 6 de janeiro, que foi o mais quente na provincia)
Fevereiro 2011 21.2ºC

No seguinte link podem ver todos os dados de Puebla de Sanabria desde novembro de 2010. A estaçao está na provincia de Zamora e o seu nome real é El Puente/Casa forestal
http://www.tiempodiario.com/tiempo/

A localizaçao segundo a web de AEMET

AMPLIAÇAO

Saúdos!

Sigo com -5ºC. Agora a temperatura já não desce mais!, e as auroras teimam não chegar!

Isto são os cortes da troika, já não há paciência, até no frio e auroras boreais andam a cortar.

Há dados publicados de Puebla de Sanabria do pasado inverno. A estaçao de Puebla de Sanabria está um pouco longe da localidade, está no lugar chamado El Puente...

Acho quase imposivel que atinja os -20ºC. É muito dificil conseguir -20ºC em Espanha en estaçoes oficiais. Mas evidentemente Puebla de Sanabria é uma das cidades mais frías da peninsula em temperaturas mínimas. As temperaturas máximas sao muito mais elevadas pela frecuencia de días sem nuvems. É frecuente que as máximas sejam 20ºC mais elevadas que as minimas (mesmo hoje os extremos foram -5ºC e 15ºC).

Boa noite

A estação meteorológica localiza-se na localidade de El Puente e não no lugar de El Puente;)
Puebla de Sanábria não é uma cidade mas uma vila, por sinal muito bonita e muito bem reconstruido o seu núcleo habitacional, preservando as características medievais ao redor do castelo. Vale bem a pena uma visita sem pressas...:thumbsup:

Quanto à questão da temperatura mínima...não me admira que atinja os -20ºC. Isto porque ao redor de El Puente (que acredito não seja a zona mais fria no que concerne às mínimas) temos montanhas elevadas. É uma zona junto ao rio Tera, num pequeno vale, muito propícia a fortes inversões térmicas. Encontra-se a 950 mts de altitude - é provavelmente a cota mais baixa ao redor do parque natural do lago de Sanábria.
Se do lado português podemos atingir cerca de -15ºC, nada obsta a que essa zona atinja temperaturas ainda mais baixas.

Sim aqui por Zaragoza no vale do Ebro esteve névoa por isso a temperatura ter sido tão baixa o dia todo. Agora estão cerca de 3 ou 4 graus. Penso que esta amanhã será ainda mais frio o dia se se mantiver esta névoa. :cold::cold:

Sim aqui por Zaragoza no vale do Ebro esteve névoa por isso a temperatura ter sido tão baixa o dia todo. Agora estão cerca de 3 ou 4 graus. Penso que esta amanhã será ainda mais frio o dia se se mantiver esta névoa. :cold::cold:

A zona de Castela Leão e o o vale do Ebro são conhecidos pelos nevoeiros gelados nesta altura do ano.
Normalmente começam na 2º quinzena de Novembro e vão até meados de dezembro; acontecem sobretudo com a estabilidade anticiclónica desta época.;)
Já por diversas vezes fiz a travessia destas zonas nesta época e deparei-me sempre com nevoeiro, mais nevoeiro, mais nevoeiro. Cerradíssimo. E desgastante por demorar várias horas a atravessar. Pior ainda é de noite ter de andar na estrada com esse tempo.
Se bem que Actualmente se ande mais em auto-estradas, mesmo assim é saturante e não deixa de ter os seus "ses" - é quando se dão os choques em cadeia...