Seguimento Europa 2012

Día frío para estar en maio. Ás 16h temos 13.5ºC na cidade da Coruña (11ºC no aeroporto). Mais frío hoje que muitos días de inverno. Ademais temos vento, o que é aínda pior.

Agoro o resumo da neve nas capitais europeas no inverno 2011/2012

Isso não é um resumo, Ferreiro.
Foram acontecimentos muito pontuais.

Nevou em Sarajevo dia 14, mas qual foi a máxima dois dias antes?
E que temperaturas registou Sarajevo no final de Abril/inicio de Maio?
Foram 8 dias consecutivos com máximas superiores a 25ºC, tocando inclusive nos 30ºC.

Quanto a Sofia, dois dias depois da neve, foi quase aos 20ºC.

Também já vi nevar em Portugal aos 1400m no mês de Junho, quando em Zell am estavam 30ºC, em Sarajevo 29ºC e em Sofia 28ºC.
E não posso fazer disso uma norma/resumo.

Foram 8 dias consecutivos com máximas superiores a 25ºC, tocando inclusive nos 30ºC.

Também já vi nevar em Portugal aos 1400m no mês de Junho, quando em Zell am estavam 30ºC, em Sarajevo 29ºC e em Sofia 28ºC.

Qual é o problema? Faga o senhor un resumo melhor ja que está tao desconforme com o meu :)

Eu nao fago norma, somente recordo que este inverno nevou em Zell 750 metros o 19 de setembro, em Sofía 500 metros o 16 de outubro e em Sarajevo 500 metros o 14 de maio. Recordei a primeira capital europea na que nevou e a última (falo da Europa continental). É certo ou nao é?

Se na tua regiao nevou em Junho (nao sei de que ano), parabéns, na minha regiao (Galiza) nao aconteceu tal coisa.

Qual é o problema? Faga o senhor un resumo melhor ja que está tao desconforme com o meu :)

Eu nao fago norma, somente recordo que este inverno nevou em Zell 750 metros o 19 de setembro, em Sofía 500 metros o 16 de outubro e em Sarajevo 500 metros o 14 de maio. Recordei a primeira capital europea na que nevou e a última (falo da Europa continental). É certo ou nao é?

Se na tua regiao nevou em Junho (nao sei de que ano), parabéns, na minha regiao (Galiza) nao aconteceu tal coisa.

Por essa ordem de ideias, "resumo" a neve no norte de Espanha da seguinte forma:

Outubro de 2011:

dibujozer.jpg

Maio de 2012:

chivo000m.jpg

Está certo?

Também nevou por aí a essa altitude. A 9 de Junho de 2000. E não foi tão pouco quanto isso. E isso numa altura em que o resto da Europa estava bem quente. ;)

Por essa ordem de ideias, "resumo" a neve no norte de Espanha da seguinte forma:

Outubro de 2011:

dibujozer.jpg

Está certo?

Por suposto que é certo, essa imagem do Cebreiro (1300 metros) de finais de outubro foi deixada neste foro por mim aquele día ;).
Foi a primeira vez que apareceu a neve em uma webcam de Espanha. O 25 de outubro (uns días antes, o 20 de outubro nevou nos Pirineos, mas somento por cima dos 2000 metros). Eu nao tenho nada que ocultar.

Pessoal, não sei se aqui pode ser o tópico adequado mas cá vai.
Fiquei interessado no país que é a Finlândia, (por diversos motivos :D) e claro está no seu clima. Clima esse que me intriga bastante. Falo pelo menos da zona de Lahti (+/- 90-100 a N de Helsínquia). De Inverno chega a ter temperaturas de quase -30ºC e de Verão existem dias (o ano passado, vários dias até) com temperaturas a rondar e até acima dos 30ºC. Lembro-me em Julho de 2011 aqui estavamos nos 20 e tais com a famosa Nortada e a minha namorada lá relatava temperaturas acima dos 30ºC, que eu confirmava nos diversos sites. Claro que não dura o Verão todo (no total à volta de 10-15 dias acima dos 25ºC), mas é interessante. Mais, estive lá desde 29 de Março até 11 de Abril e nevou razoavelmente nesse período, com neve no solo à volta dos 30-40cm. Passado uma semana de eu ter vindo, já estava tudo derretido e presentemente a temperatura máxima já anda a rondar os 20ºC. A rondar a temperatura que vivo aqui em Ovar. Claro que lá as noites são mais frias, mas de dia aquece tanto ou mais.

O que me intriga é como é que um país tão nórdico e tão "frio" consegue atingir temperaturas tão elevadas de Verão e até com noites tropicais, mesmo sendo por poucos dias e como em poucos dias a temperatura consegue subir tanto.

A Finlândia é o país dos lagos e das milhentas ilhas. Um país todo ele plano e à cota muito próxima de zero, excepto no norte onde supera os 1000m de altitude.
Por isso, no verão, com uma entrada de sul ou sudeste, o calor todo da Europa central, chega sem problemas à Finlândia. Especialmente ao sul.
A água do mar a sul de Helsínquia, aquele que congela nos meses de inverno, supera por vezes os 20ºC em Julho. Coisa que raramente acontece no nosso litoral norte devido à nortada.
Obviamente que não podemos comparar a massa de água que é o Atlântico com "o pântano" que envolve a Finlândia.
:thumbsup:

André, é isso e não só.

O facto das 24 horas de dia, também contribui para aquecer mais facilmente o ar, num sítio que por norma normalmente ronda mais os zero graus (ou abaixo) no resto do ano.

Daqui da Islandia relato agora +3ºC à meia-noite, em ar crepuscular e muita luz lá fora. A máxima foi 10ºC, e 14ºC em algumas zonas abrigadas. Mesmo com o crepúsculo de meia noite ainda esfria muito a esta hora do dia. Mas o dia começa logo às 3h da manhã. E isso ajuda a aquecer

A Finlândia é o país dos lagos e das milhentas ilhas. Um país todo ele plano e à cota muito próxima de zero, excepto no norte onde supera os 1000m de altitude.
Por isso, no verão, com uma entrada de sul ou sudeste, o calor todo da Europa central, chega sem problemas à Finlândia. Especialmente ao sul.
A água do mar a sul de Helsínquia, aquele que congela nos meses de inverno, supera por vezes os 20ºC em Julho. Coisa que raramente acontece no nosso litoral norte devido à nortada.
Obviamente que não podemos comparar a massa de água que é o Atlântico com "o pântano" que envolve a Finlândia.

Daqui da Islandia relato agora +3ºC à meia-noite, em ar crepuscular e muita luz lá fora.

Ando tentado a ir, na semana do solstício, à Escócia.
É claro que não é a mesma coisa que na Islândia que está substancialmente mais a norte. Mas se aqui, aos 52ºN já noto uma diferença muito considerável em relação a Portugal, com o sol a nascer às 5h da manhã (às 4h já está a amanhecer) e a pôr-se às 21h (às 22h ainda não é noite), mais 5º para norte a diferença é quase exponencial.
Por altura do solstício, em Inverness, na Escócia, a luz do dia estende-se por 20h30. Sem crepúsculo náutico nem astronómico. Portanto, nunca fica completamente escuro.

Quanto ao tempo, por East Midlands o tempo mantém-se cinzento, tal como ontem. A temperatura nas últimas 48h variou entre os 8 e os 11ºC.

No entanto a semana promete, finalmente, trazer o sol de volta. E as temperaturas a superarem os 20ºC!
Com a previsão dos UV a chegar aos 5, acho que vou ter de usar protector! :p

Obrigado! Certamente as horas de sol também podem influenciar e de que maneira a temperatura, certo?

Sigo num dia amarelado, cheio de cinza vulcânica pelo ar que até cheira. O dia esteve ventoso e limpo, mas agora está cheio de nevoeiro vulcânico. Odeio isto.

Vejam a webcam
http://eldgos.mila.is/katla/

A cinza vem do Grimsvotn, que está dormente, mas a cinza está seca e esvoa pelo ar desde a grande erupção do ano passado.

Max 13º, Min 3º

No es extraño en los Balcanes los cambios de temperatura extremos en pocos días o incluso en horas. Puedes pasar de días muy muy fríos a temperaturas cálidas en pleno mes de Diciembre.

Su situación hace que se vean afectados por vientos cálidos del Sur y vientos fríos del Noreste y que en pocos días la situación de un cambio de 180 grados.

En tres o cuatro días puedes pasar de máximas inferiores a 0ºC y mínimas de -10ºC a máximas de casi 20ºC y mínimas de 10ºC.

BELGRADO (Serbia).

Diciembre de 2006

http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ind=13274&ano=2006&mes=12&day=31&hora=0&min=0&ndays=30

Diciembre de 2008

http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ind=13274&ano=2008&mes=12&day=31&hora=0&min=0&ndays=30

Diciembre de 2009

http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ind=13274&ano=2009&mes=12&day=31&hora=0&min=0&ndays=30

Diciembre 2010

http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ind=13274&ano=2010&mes=12&day=31&hora=0&min=0&ndays=30

Diciembre 2011

http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ind=13274&ano=2011&mes=12&day=31&hora=0&min=0&ndays=30

Notória tempestade causa um morto na França. Vou ver se arranjo algum vídeo. A água chegou aos 2 metros de altura naquela cidade, em apenas 3 horas. Isso é 1cm de água por minuto!

http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-18158918

André, aqui também sigo com uns agradáveis 11ºC às onze da noite, após uma máxima de 15ºC.

O céu está bastante cinzento, mas a entrada de sudoeste está calma e a trazer ar muito quentinho. Finalmente ar de verão!

Neste momento, não há nenhuma estação na Islândia com temperatura abaixo de zero, e o norte registou hoje 18ºC e uma actual de 14ºC.

Amanhã acho que vamos ultrapassar os 20ºC em muitos locais na Islândia!