Agoro o resumo da neve nas capitais europeas no inverno 2011/2012
Isso não é um resumo, Ferreiro.
Foram acontecimentos muito pontuais.
Nevou em Sarajevo dia 14, mas qual foi a máxima dois dias antes?
E que temperaturas registou Sarajevo no final de Abril/inicio de Maio?
Foram 8 dias consecutivos com máximas superiores a 25ºC, tocando inclusive nos 30ºC.
Quanto a Sofia, dois dias depois da neve, foi quase aos 20ºC.
Também já vi nevar em Portugal aos 1400m no mês de Junho, quando em Zell am estavam 30ºC, em Sarajevo 29ºC e em Sofia 28ºC.
E não posso fazer disso uma norma/resumo.
Qual é o problema? Faga o senhor un resumo melhor ja que está tao desconforme com o meu
Eu nao fago norma, somente recordo que este inverno nevou em Zell 750 metros o 19 de setembro, em Sofía 500 metros o 16 de outubro e em Sarajevo 500 metros o 14 de maio. Recordei a primeira capital europea na que nevou e a última (falo da Europa continental). É certo ou nao é?
Se na tua regiao nevou em Junho (nao sei de que ano), parabéns, na minha regiao (Galiza) nao aconteceu tal coisa.
Também nevou por aí a essa altitude. A 9 de Junho de 2000. E não foi tão pouco quanto isso. E isso numa altura em que o resto da Europa estava bem quente.Se na tua regiao nevou em Junho (nao sei de que ano), parabéns, na minha regiao (Galiza) nao aconteceu tal coisa.
Por essa ordem de ideias, "resumo" a neve no norte de Espanha da seguinte forma:
Outubro de 2011:
![]()
Está certo?
Pessoal, não sei se aqui pode ser o tópico adequado mas cá vai.
Fiquei interessado no país que é a Finlândia, (por diversos motivos) e claro está no seu clima. Clima esse que me intriga bastante. Falo pelo menos da zona de Lahti (+/- 90-100 a N de Helsínquia). De Inverno chega a ter temperaturas de quase -30ºC e de Verão existem dias (o ano passado, vários dias até) com temperaturas a rondar e até acima dos 30ºC. Lembro-me em Julho de 2011 aqui estavamos nos 20 e tais com a famosa Nortada e a minha namorada lá relatava temperaturas acima dos 30ºC, que eu confirmava nos diversos sites. Claro que não dura o Verão todo (no total à volta de 10-15 dias acima dos 25ºC), mas é interessante. Mais, estive lá desde 29 de Março até 11 de Abril e nevou razoavelmente nesse período, com neve no solo à volta dos 30-40cm. Passado uma semana de eu ter vindo, já estava tudo derretido e presentemente a temperatura máxima já anda a rondar os 20ºC. A rondar a temperatura que vivo aqui em Ovar. Claro que lá as noites são mais frias, mas de dia aquece tanto ou mais.
O que me intriga é como é que um país tão nórdico e tão "frio" consegue atingir temperaturas tão elevadas de Verão e até com noites tropicais, mesmo sendo por poucos dias e como em poucos dias a temperatura consegue subir tanto.
A Finlândia é o país dos lagos e das milhentas ilhas. Um país todo ele plano e à cota muito próxima de zero, excepto no norte onde supera os 1000m de altitude.
Por isso, no verão, com uma entrada de sul ou sudeste, o calor todo da Europa central, chega sem problemas à Finlândia. Especialmente ao sul.
A água do mar a sul de Helsínquia, aquele que congela nos meses de inverno, supera por vezes os 20ºC em Julho. Coisa que raramente acontece no nosso litoral norte devido à nortada.
Obviamente que não podemos comparar a massa de água que é o Atlântico com "o pântano" que envolve a Finlândia.
![]()
Daqui da Islandia relato agora +3ºC à meia-noite, em ar crepuscular e muita luz lá fora.
A Finlândia é o país dos lagos e das milhentas ilhas. Um país todo ele plano e à cota muito próxima de zero, excepto no norte onde supera os 1000m de altitude.
Por isso, no verão, com uma entrada de sul ou sudeste, o calor todo da Europa central, chega sem problemas à Finlândia. Especialmente ao sul.
A água do mar a sul de Helsínquia, aquele que congela nos meses de inverno, supera por vezes os 20ºC em Julho. Coisa que raramente acontece no nosso litoral norte devido à nortada.
Obviamente que não podemos comparar a massa de água que é o Atlântico com "o pântano" que envolve a Finlândia.
![]()
Isso não é um resumo, Ferreiro.
Foram acontecimentos muito pontuais.
Nevou em Sarajevo dia 14, mas qual foi a máxima dois dias antes?
E que temperaturas registou Sarajevo no final de Abril/inicio de Maio?
Foram 8 dias consecutivos com máximas superiores a 25ºC, tocando inclusive nos 30ºC.
Quanto a Sofia, dois dias depois da neve, foi quase aos 20ºC.
Também já vi nevar em Portugal aos 1400m no mês de Junho, quando em Zell am estavam 30ºC, em Sarajevo 29ºC e em Sofia 28ºC.
E não posso fazer disso uma norma/resumo.