Seguimento Europa 2012

Por cá frente que ontem deixou 96,6mm em Kinlochewe, na Escócia, rendeu uns miseráveis 1,5mm que caíram durante a madrugada.

De qualquer forma a tarde acabou por ser animada.
Por volta das 16h intersectei um aguaceiro forte de granizo que aqui em Thrapston, segundo a estação, rendeu apenas 1,1mm mas cujo rain rate foi de 116,1mm/h.

Foto de hoje, já com o aguaceiro longe.
semttulo1ug.jpg

Para amanhã a previsão é de aguaceiros, em especial durante a tarde, podendo ser de granizo e trovoada.

Mais uma tarde convectiva, hoje com direito a trovoada, embora os aguaceiros tenham fintado a minha localidade.

Caiu apenas algum granizo por volta das 14h30, mas nada de muito relevante.
Há meia hora ouviu-se um bom trovão de um aguaceiro que passou aqui perto.

Imagem de satélite:

semttulo4cp.png

Hoje, mínima de 3,5ºC e máxima de 14,1ºC.

Hoje tive mais um dia soalheiro, mas o vento de norte esteve mais calmo.

Ainda assim o frio continua. Mínima de -5ºC e Máxima de +3ºC.

Para os que têm interesse no tema da neve, nos Picos de Europa as 2 webcams que temos

1800 metros

2200 metros (os picos da imagem atingem os 2500 metros)

O local a mais altitude da cordilheira cantábrica, Llanaves de la Reina 1420 metros, nao conseguiu nenhuma nevada no mes de maio. Lógico, ja que o ano pasado, se nao me lembro mal, a última nevada aconteceu em março.

Nos próximos días pode nevar de novo nos Picos de Europa.

A diferença de Espanha, onde sim conseguiu nevar no mes de maio em locais habitados foi nos Apeninos italianos. Hoje Pescocostanzo 1395 metros.

Lembro que nos Apeninos italianos a primeira nevada do ano foi o 10 de outubro 2011, esta webcam de aquele día, Campo di Giove 1050 metros!!!

Eu jamais vi uma webcam dum local espanhol nevado um 10 de outubre a esa altitude de 1050 metros.

Dedicado aos meus compatriotas (Pek e cía). A realidade é que até os Apeninos italianos têm maior periodo de neve que a Cordilheira Cantábrica/Pirineos (á mesma altitude) :)

La espectacular ola de calor que se ha vivido en la mayor parte de la Península Ibérica y las Islas Canarias en los últimos días (afortunadamente nosotros, en Baleares, nos hemos quedado un poco al margen de la situación) ha dejado un destacado número de récords absolutos de temperatura para el mes de mayo en estaciones y observatorios principales de la red de AEMET (hay un total de 109 de estos observatorios en toda España). Los vemos:

Temperatura máxima absoluta en un mes de mayo:

- Santander (Cantabria):..................................... 33,5 ºC
- Tenerife Sur-Aeropuerto (Islas Canarias):......... 37,7 ºC
- Huelva-Ronda Este (Andalucía):........................ 38,4 ºC (batido el récord absoluto 2 días en el episodio)
- Tarifa (Andalucía):............................................. 31,9 ºC
- Rota-Base Aérea (Andalucía):............................. 38,0 ºC (batido el récord absoluto 2 días en el episodio)
- Cádiz (Andalucía):............................................. 36,4ºC (batido el récord absoluto 2 días en el episodio)
- Jerez de la Frontera-Aeropuerto (Andalucía):..... 38,0 ºC
- Fuerteventura-Aeropuerto (Islas Canarias):....... 36,7 ºC (batido el récord absoluto 2 días en el episodio)

Temperatura mínima más alta en un mes de mayo:

- Salamanca (Castilla y León):.............................. 17,8 ºC
- Lanzarote-Aeropuerto (Islas Canarias):............. 24,8 ºC (batido el récord absoluto 2 días en el episodio)
- Huelva-Ronda Este (Andalucía):.......................... 23,7 ºC
- Tenerife Norte-Aeropuerto (Islas Canarias):....... 24,9 ºC (batido el récord absoluto 2 días en el episodio)
- Fuerteventura-Aeropuerto (Islas Canarias):....... 23,4 ºC (batido el récord absoluto 2 días en el episodio)

En total, hasta el día 16, se han batido en 20 ocasiones los récord absolutos de temperatura del mes de mayo de distintas estaciones.

Como vemos, las zonas en las que más registros absolutos de mayo se han pulverizado son Andalucía y Canarias. Fuera de esas zonas, aunque apenas se han batido récords absolutos (salvo en un par de estaciones), también ha hecho mucho calor y, según datos de AEMET, se han superado hasta en 27 ocasiones los valores extremos del período 1971-2000 de distintas estaciones principales. Un ejemplo del día 12 de mayo:

index.php

Puerto de Navacerrada (Límite Segovia-Madrid, 1894 msnm): 24,5 ºC! :calor::calor:

Con estas temperaturas que han sufrido por Iberia es hasta casi un milagro que quede algo de nieve, la verdad.

Por Maó (Illes Balears), por el contrario, temperaturas muy agradables en estos últimos tres días, rondando los 20-21 ºC de máxima y los 10-11 ºC de mínima, una cosa muy normal para mayo. Actualmente 15,8 ºC en mi estación del centro de la ciudad.

Buenas noches

P.D.: Generalizar es malo. Mira que es fácil de aprender, pues nada...

Los 15 primeros días de mayo fueron muy calidos, y? Tú siempre buscando excusas, ya te cansarás. Los 15 ultimos días de abril fueron muy frios, y sin ellos no habria nevado.
Vete acostumbrandote porque este foro es libre.
Y si tienes interes en Meteored he pedido alguna foto de un pueblo español a 1000 metros nevado un 10 de octubre. Quizás en el periodo glacial, lo malo que entonces no habia cámaras de fotos, :)

Agoro o resumo da neve nas capitais europeas no inverno 2011/2012

A primeira nevada no solo em uma capital da Europa continental foi o 16 de outubro de 2011 em Sofia (Bulgaria). Realmente nevou antes em Liubliana (Eslovenia) mas foram somente poucos flocos.

SOFIA, a webcam de aquele día

E a última nevada na Europa continental foi como ja sabem em Sarajevo o 14 de maio de 2012

SARAJEVO

Na clasificaçao de días com neve figuram em último lugar: Lisboa, Atenas, La Valletta e Madrid com 0 días de neve. O de Lisboa, Atenas e La Valletta é lógico, mas o de Madrid a mais de 600 metros de altitude é muito triste.

Sigo com 5-10ºC e chuvisco fraco. Mínima foi +3ºC, Máxima 10ºC. O frio desapareceu. Finalmente!

E as previsões apontam para um final de Maio com temperaturas acima da média, a chegar aos 20ºC, portanto muito agradável.

Não vou ficar com saudades nenhumas das geadas de 6 negativos destes últimos dias.

E a última nevada na Europa continental foi como ja sabem em Sarajevo o 14 de maio de 2012

Também não podemos dar uma importância tão grande a esse tipo de episódios.

Este ano, enquanto nevava em Sarajevo, aqui vivíamos dias muito quentes, mas em 2010 também tivemos uma pequena nevada.
6368298_AtqEr.jpeg

6368331_CkMQD.jpeg

Pessoal, não sei se aqui pode ser o tópico adequado mas cá vai.
Fiquei interessado no país que é a Finlândia, (por diversos motivos :D) e claro está no seu clima. Clima esse que me intriga bastante. Falo pelo menos da zona de Lahti (+/- 90-100 a N de Helsínquia). De Inverno chega a ter temperaturas de quase -30ºC e de Verão existem dias (o ano passado, vários dias até) com temperaturas a rondar e até acima dos 30ºC. Lembro-me em Julho de 2011 aqui estavamos nos 20 e tais com a famosa Nortada e a minha namorada lá relatava temperaturas acima dos 30ºC, que eu confirmava nos diversos sites. Claro que não dura o Verão todo (no total à volta de 10-15 dias acima dos 25ºC), mas é interessante. Mais, estive lá desde 29 de Março até 11 de Abril e nevou razoavelmente nesse período, com neve no solo à volta dos 30-40cm. Passado uma semana de eu ter vindo, já estava tudo derretido e presentemente a temperatura máxima já anda a rondar os 20ºC. A rondar a temperatura que vivo aqui em Ovar. Claro que lá as noites são mais frias, mas de dia aquece tanto ou mais.

O que me intriga é como é que um país tão nórdico e tão "frio" consegue atingir temperaturas tão elevadas de Verão e até com noites tropicais, mesmo sendo por poucos dias e como em poucos dias a temperatura consegue subir tanto.

Podem ver o histórico do ano passado aqui:

http://www.weatheronline.co.uk/weat...&R=0&NOREGION=1&LEVEL=150&REGION=0004&LAND=FI

E onde vivo, em Portugal:

http://www.weatheronline.co.uk/weat...&R=0&NOREGION=1&LEVEL=150&REGION=0006&LAND=PO

Terá certamente também a ver com o número de horas de sol? Ainda nem estamos em Junho e lá o Sol já nasce às 04h e põe-se às 22h e a cada dia que passa aumenta mais 5min.

Eu acho isto curioso e até estou com algum receio, já que a rapariga vem cá passar o Verão e, bem já não sei se era melhor ir eu lá :lol:

E depois tiveram isto à 2 anos:

:surprise:

Peço desculpa pelo local, mas achei que não era necessário criar um tópico! É só uma curiosidade minha!

Editado por um moderador:
Muito interesante Dan, alguns em Espanha ficarían maravilhados de ver neve em maio em Portugal

Mas o meu topic era de capitais europeas. Se falamos de cidades pequenas o mais impressionante do inverno foi a nevada de Austria aínda no VERAO!!!

Zell am See 750 metros aquele 19 de setembro