Paris em alerta com nova inundação recorde do Sena
09:52 Económico com agências
O Rio Sena atinge o maior nível dos últimos 30 anos e deve subir mais. Risco de inundações levou os museus da capital francesa a fecharem portas. As obras do Louvre vão ser transferidas para os andares superiores.
Jacky Naegelen/Reuters
Paris continua em alerta devido ao mau tempo. As autoridades afirmam que o rio Sena, que atravessa a capital francesa, pode alcançar o pico de seis metros de altura esta sexta-feira, ainda assim abaixo do recorde histórico dos oito metros atingidos em 1919.
As constantes chuvas já fizeram com que o rio Sena transbordasse nos últimos dias, tendo a subida das águas ultrapassado os cinco metros.
As inundações na capital forçou a operadora do sistema ferroviário francês a fechar a linha de metro ao longo do rio que é usada por turistas para chegar à Torre Eiffel e à Catedral de Notre Dame. Diversas ruas da capital ficaram já submersas.
O risco de inundação obrigou ao encerramento dos museus do Louvre e de Orsay. O Museu do Louvre anunciou mesmo que permanecerá encerrado esta sexta-feira para remover as obras das salas ameaçadas pelo aumento do nível das águas. As peças serão transferidas temporariamente para os andares superiores.
O Louvre é o museu mais visitado do mundo, com cerca de nove milhões de visitantes por ano. Em 2002, os gestores do museu colocaram em prática um plano de prevenção em caso de inundações. O programa inclui a observação diária do nível de água do Sena, a criação de um registo sobre as obras que devem ser transferidas para os pisos superiores, a instalação de dispositivos de evacuação de água e a transferência de peças de reserva para a cidade de Liévin, a Norte de França.
O Museu de Orsay também permanecerá fechado esta sexta-feira. Os barcos turísticos que diariamente circulam no Sena estão proibidos de navegar.
Os meteorologistas de França e da Alemanha - que também regista fortes chuvas e inundações nos estados da Baviera e de Baden-Württemberg - alertaram já para mais chuva nas próximas 24 horas. No Sul da Alemanha, as águas já causaram a morte de pelo menos dez pessoas. Em França, são duas vítimas fatais.
De acordo com o serviço meteorológico francês, Maio foi o mês mais húmido da região de Paris desde 1960. O aumento no nível do Sena levou a polícia a elevar o alerta de inundação laranja, o segundo mais alto. O índice indica que inundações podem ter um impacto significativo para as construções e os moradores.
http://economico.sapo.pt/noticias/paris-em-alerta-com-nova-inundacao-recorde-do-sena_251095.html