Seguimento Europa 2016

  • Thread starter Thread starter Orion
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
A situação meteorológica na Europa central persiste bastante instável e as inundações tendem a alastrar à medida que os caudais dos rios vão subindo...

Inundações em França fazem primeira vítima mortal



EuroNews PT

Alemanha: Chuvas fortes provocam três vítimas na baixa Baviera


EuroNews PT
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
Hollande anuncia estado de catástrofe natural

Museu do Louvre foi fechado por causa da subida do rio Sena.


François Hollande anunciou, esta quinta-feira, que vai ser decretado o estado de catástrofe natural por causa das cheias que têm afetado o país. De acordo com o presidente francês, a decisão será tomada no próximo Conselho de Ministros, na quarta-feira

O chefe de Estado francês revelou ainda que o estado de catástrofe natural será reconhecido a partir de quarta-feira, dia em que se realiza a próxima reunião de Conselho de Ministros do Governo francês e que essa medida abrangerá as regiões mais afetadas pelas intempéries e pelas inundações.

As fortes chuvas que se têm feito sentido em França aumentaram o caudal dos rios Loire e Sena, tendo afetado várias regiões do país. Aquelas que são já consideradas as piores inundações do último século levaram à evacuação de várias cidades e provocaram a morte de uma mulher.

Esta tarde, o Museu do Louvre foi fechado por causa da subida do rio Sena e todos os visitantes e trabalhadores foram retirados do local em segurança.
http://economico.sapo.pt/noticias/hollande-anuncia-estado-de-catastrofe-natural_251028.html?photo=0
 
Paris em alerta com nova inundação recorde do Sena
09:52 Económico com agências
O Rio Sena atinge o maior nível dos últimos 30 anos e deve subir mais. Risco de inundações levou os museus da capital francesa a fecharem portas. As obras do Louvre vão ser transferidas para os andares superiores.

card_franca_cheias_reuters_jacky_naegelen.jpg

Jacky Naegelen/Reuters
Paris continua em alerta devido ao mau tempo. As autoridades afirmam que o rio Sena, que atravessa a capital francesa, pode alcançar o pico de seis metros de altura esta sexta-feira, ainda assim abaixo do recorde histórico dos oito metros atingidos em 1919.

As constantes chuvas já fizeram com que o rio Sena transbordasse nos últimos dias, tendo a subida das águas ultrapassado os cinco metros.

As inundações na capital forçou a operadora do sistema ferroviário francês a fechar a linha de metro ao longo do rio que é usada por turistas para chegar à Torre Eiffel e à Catedral de Notre Dame. Diversas ruas da capital ficaram já submersas.

O risco de inundação obrigou ao encerramento dos museus do Louvre e de Orsay. O Museu do Louvre anunciou mesmo que permanecerá encerrado esta sexta-feira para remover as obras das salas ameaçadas pelo aumento do nível das águas. As peças serão transferidas temporariamente para os andares superiores.

O Louvre é o museu mais visitado do mundo, com cerca de nove milhões de visitantes por ano. Em 2002, os gestores do museu colocaram em prática um plano de prevenção em caso de inundações. O programa inclui a observação diária do nível de água do Sena, a criação de um registo sobre as obras que devem ser transferidas para os pisos superiores, a instalação de dispositivos de evacuação de água e a transferência de peças de reserva para a cidade de Liévin, a Norte de França.

O Museu de Orsay também permanecerá fechado esta sexta-feira. Os barcos turísticos que diariamente circulam no Sena estão proibidos de navegar.

Os meteorologistas de França e da Alemanha - que também regista fortes chuvas e inundações nos estados da Baviera e de Baden-Württemberg - alertaram já para mais chuva nas próximas 24 horas. No Sul da Alemanha, as águas já causaram a morte de pelo menos dez pessoas. Em França, são duas vítimas fatais.

De acordo com o serviço meteorológico francês, Maio foi o mês mais húmido da região de Paris desde 1960. O aumento no nível do Sena levou a polícia a elevar o alerta de inundação laranja, o segundo mais alto. O índice indica que inundações podem ter um impacto significativo para as construções e os moradores.
http://economico.sapo.pt/noticias/paris-em-alerta-com-nova-inundacao-recorde-do-sena_251095.html
 
Tempo algo caótico na Europa neste momento.

Uma depressão continua a afectar a Europa central, trazendo inundações, em alguns pontos recorde. Desde Paris à Polónia, e até à Áustria. A depressão causa uma invulgar circulação tropical de sudeste para noroeste, desde os Balcãs até à França e Holanda.

Um anticiclone centrado na Islândia bloqueia qualquer circulação de oeste para a Europa, trazendo inclusive temperaturas elevadas para a própria Islândia. Hoje as previsões dão conta de 25ºC ou mais (o recorde absoluto é de 30ºC). Isto numa altura em que o Árctico esteve em degelo recorde para o mês de Maio, e a entrada de ar quente, inicialmente de sudoeste e agora de sudeste, vinda da Europa, continua, sem sinais de abrandar.

Enquanto isto, os modelos dão máximas bastante elevadas para a Península Ibérica para o ínicio de Junho, chegando aos 45ºC no sul de Espanha.
 
...
Novo aumento do nível do rio à noite


De acordo com as autoridades francesas, o nível do Sena atingiu nesta sexta-feira à tarde seis metros, com um novo pico esperado para a noite, "de 6,30 ou 6,50 metros." Este nível elevado deve "manter-se relativamente estável durante todo o fim de semana antes de começar a descer", informaram as autoridades.

A última grande enchente a atingir a capital francesa foi em 1982, quando o rio chegou aos 6,15 metros. No entanto, o grande dilúvio histórico, que continua a ser o ponto de referência para os parisienses, data de 1910. Na ocasião, o rio chegou aos 8,62 metros de altura e há marcas nas docas que ainda indicam até onde o nível da água chegou.
... http://24.sapo.pt/article/sapo24-bl...meira-vez-em-30-anos--e-vai-continuar-a-subir
 
Numerosas tormentas en los últimos días en el tercio oriental de la Península Ibérica. Sirva de ejemplo este mapa de rayos del día 4:

CkIW9GEWsAEKo_y.jpg


Alguna imagen de estos días

Arcus el día 4 en Calanda (Teruel)

arc-1.jpg


arc-2.jpg

Autor: Juanma Bernad. Fuente: http://www.cazatormentas.net/foro/r...arcus-desde-calanda-teruel-por-juanma-bernad/

En otro orden de cosas, así se encuentra de nieve el Macizo Occidental de los Picos de Europa visto desde el Tiatordos

wPzjnV.jpg


9LEjiP.jpg


Autor: Aroe. Fuente y reportaje completo: http://www.climaynievepirineos.com/foro/viewtopic.php?f=7&p=103670#p103670

Y así se encontraba la Sierra de Gredos hace 5 días en el paraje de las Cinco Lagunas:

MG_0578-copia960-RV.jpg


MG_0764-copia960-RV.jpg


MG_0754-copia960-RV.jpg


MG_0779-copia960-RV.jpg


Panorama-6-960-RV.jpg


Fuente y reportaje completo:
http://www.rutinasvarias.com/2016/05/30/ruta-las-cinco-lagunas/

Y como ya se ha comentado por aquí, mucho calor en próximos días por gran parte de la Península Ibérica. Anomalía de temperaturas para el miércoles que viene:

CkGpJ5kWUAAZU-n.jpg:large


Y os dejo con este vídeo de una tromba de agua al tocar tierra en el entorno de Venecia:
 
Última edição:
Estofex hoy:

showforecast.cgi


Nivel 2 en tres áreas europeas. La que hay en la Península Ibérica por granizo de gran tamaño como siempre en el área de Teruel, interior de Castellón y Tarragona y sur de la provincia de Zaragoza. Espectáculo de zona aquella para los meteolocos y los cazatormentas.

A level 2 was issued for the N France, Belgium, Luxembourg, W Germany area mainly for combined chances of excessive precipitation, severe wind gusts and large hail.

A level 2 was issued for NE Spain mainly for large hail.

A level 2 was issued for SE Romania mainly for severe wind gusts and large hail.


Ya está liada por Teruel:
 
Última edição:
Buen número de supercélulas hoy en la Península Ibérica en diversas zonas (Álava, Castellón, Teruel, Burgos, Tarragona...) Os dejo con la imagen del mesociclón de una de ellas fotografiado junto a la ciudad de Vitoria (provincia de Álava):

CkRvyffXIAAb0xX.jpg:large


Autor: Imanol Zuaznabar. Fuente: https://twitter.com/I_zuaznabar y https://twitter.com/AEMET_SINOBAS
 
Estado
Fechado para novas mensagens.