Olá boa tarde! Já agora qual poderá ser o trajecto mais provável dessa vaga polar? Em direcção à Itália e Grécia ou à Península Ibérica? Obrigado!Falámos do medicane na Grécia. Raro.
Mas há outra coisa altamente invulgar que está a ocorrer na Europa agora.
Na Islandia, onde vivi 5 anos, comecou uma vaga polar severa, que nos dá a antever que o bloqueio (anticiclone) existente por aquelas bandas, poderá causar uma vaga de frio polar em Dezembro na Europa, frio que poderá ser muito maior do que nos últimos anos.
A temperatura na grande maioria do sul da Islandia ao meio-dia era de -10°C, algo raro em meados de Novembro. Com temperaturas previstas até aos -30°C durante a noite.
Vejam a webcam de Reykjavik com o pessoal a caminhar sobre a água gelada. E ainda estámos no Outono.
Impressionante ver isto em Novembro.
http://www.livefromiceland.is/webcams/reykjavikurtjorn/
(de qualquer modo, isto nao é a noticia principal da Islandia, a noticia principal é o despertar sísmico do vulcao Oraefajokull, que é o vulcao mais explosivo da Islandia).
E já agora para a Belgica? Há 4 anos que ando a espera de uma verdadeira entrada polar. O ultimo ano que teve realmente muita neve aqui foi em 2012/2013. As pessoas aqui dizem que normalmente uma entrada polar forte com muita neve costuma vir a cada 5 anos. Pode ser que seja desta. Ainda me lembro de ver nas noticias quando estava em Portugal esta regiao completamente paralisada pela neve.Olá boa tarde! Já agora qual poderá ser o trajecto mais provável dessa vaga polar? Em direcção à Itália e Grécia ou à Península Ibérica? Obrigado!
Obrigado! Meu Deus será que o record de temp mínima de -6,5C aqui vai ser quebrado outra vez??? Lá se vai a minha fruta!Acho que a vaga polar nao vai alastrar-se para sul ainda.
Os modelos prevem algum frio polar, mas moderado, entre 26 e 30 Novembro, primeiro pelo Reino Unido e depois Portugal e Franca.
Mas nada de extraordinário.
Talvez mais tarde em Dezembro. O bloqueio na Gronelandia deverá aumentar e a pressao atingir cerca de 1060mb, o que indica ar muito frio nas zonas polares.
É normal visto estarmos a entrar em La Nina e com reduzida actividade solar.
Obrigado! Meu Deus será que o record de temp mínima de -6,5C aqui vai ser quebrado outra vez??? Lá se vai a minha fruta!