Seguimento Europa 2020

Anomalias de fevereiro...

ESBuLmZXUAAhCwo

ESBdeAyXYAEUgwR

Gällivare acordou hoje com mínima de -21,8°C e céu limpo.

Simplesmente incrível!

E consegui ver a Aurora no dia 29 de madrugada:

Grande espectáculo!

P.S.: O inverno volta à Península Ibérica

Última edição:
Gällivare acordou hoje com mínima de -21,8°C e céu limpo.

Simplesmente incrível!

E consegui ver a Aurora no dia 29 de madrugada:

Que delícia Guilherme Que tudo esteja a correr pelo melhor a nível profissional também

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Depressão Myriam. Rajadas máximas na Espanha na rede automática oficial:

- Gorramendi-GN (Navarra):.......... 208 km/h.
- Machichaco-AEMET (Biscaia):...... 174 km/h.

Barakaldo (Biscaia):

Como já tinha dito noutro tópico, nestes próximos dias estou aqui em Alcorcón. Como não tenho as pressas das reuniões (relembro que foram canceladas por causa do covid-19), pude fazer passeio maior a caminho do local de estadia, onde irei ficar até segunda.

Já tinha estado em Trujillo há uns belos anos, e gostei da vila. Acho que está bem mantida para uma vila campestre.
No entanto, é de salientar o abandono de vários monumentos, como a Alcáçova. :hmm:
Trujillo.jpg

Fonte: Wikimedia Commons

No caminho, ainda deu para ver a tão detestada Central de Almaraz:
1200px-Centraldealmaraz.JPG

Ainda deu para parar num castelo bem conhecido a 100 km do destino: o Castelo-Palácio de Oropesa. :shocking:
Castillo_Palacio_de_los_Condes_de_Oropesa_en_Jarandilla_de_la_Vera%2C_C%C3%A1ceres.jpg

Uma coisa curiosa é que a Área Metropolitana de Madrid é talvez a mais estranha a que alguma vez fui. A 20 km do centro de Madrid praticamente não há casas, é tudo campo. Para fazermos uma comparação: a Quinta da Marinha está a 27 km do centro de Lisboa e não é campo.
A área metropolitana de Madrid é muito densa. O sítio onde estou (Alcorcón) tem 170.000 habitantes num espaço relativamente pequeno (mais habitantes que em todo o concelho de Almada).
No entanto, é uma cidade interessante, com parques e uma ótima ligação de transportes públicos com toda a área metropolitana. :)
Alcorc%C3%B3n_05.jpg

A estação de comboios suburbanos (Cercanías) é grande e estava bem limpa quando a vi esta tarde. :eek:
Estacion-de-Cercanias-en-Alcorcon.png

Fonte: Research Gate

No entanto, há uma coisa que posso garantir: está um frio de rachar! Diria que neste momento devem estar uns 7 graus lá fora, com vento moderado a forte. :cold:

Boa noite,
Depois de uma noite ventosa e nublada, o dia acabou por limpar e esteve ótimo para ver as vistas. :)
Fui, portanto, ao porto de Navacerrada e a Peñalara (pico mais alto da Serra de Guadarrama). As vistas e paisagens são incríveis, contrastando bastante com a secura de Castela. Infelizmente, pouca neve havia na Serra e somente havia algo a uma cota superior a 2100 metros (ou seja, no topo). Em 2010, quando estive de férias em Segóvia, havia neve numa cota de 800/900 metros. :angry:
Agroinformacion.com20032013_201117.jpg

Fonte: Agroinformación

A vista do topo da serra (Peñalara) é impressionante! De um lado, a enorme Meseta Central e a Serra de Urbión (nascente do Douro). Do outro, toda a cidade de Madrid e os Montes de Toledo e Cordilheira Ibérica ao longe.

6756421d3fe9e083d98522a4aaafed2b_720x560.jpg

Aquela localidade é Segóvia. :eek::surprise:

Neste momento devem estar uns 5°C e não está tanto vento como ontem. :cold:

Boa noite,
3° e último dia aqui por Alcorcón, ao pé de Madrid. Hoje foi o dia para conhecer a cidade capital de Espanha. :rolleyes:

Infelizmente há muita coisa fechada, e por isso não deu para ver muitos museus...
No entanto, deu para ver vários pontos da cidade. A Plaza Mayor, Parque do Retiro, Cuatro Torres Business Area e o concelho mais rico de Espanha, Alcobendas (com um salário médio superior a 4000€ mensais, contrastando com os 483€ de Zarza la Real, na Extremadura). :surprise:

Aqui estão algumas imagens dos sítios que visitei:
retiro_0173.jpg

Fonte: Infoturistica

pestana-plaza-mayor-madrid-banner-1-new.jpg

Fonte: Pestana

4-torres-Madrid-SLIDEok.jpg

Fonte: Revista Placet

photo2jpg.jpg

Uma coisa boa de Madrid é que a cidade deve ser a única cidade a ter uma rede de metro de nível europeu na Península Ibérica. Praticamente não usei o carro hoje. :eek:
No entanto, a nível de qualidade do serviço, acho que o Metro do Porto é melhor... :intrigante:
metro_madrid.jpg

Fonte: Turismo en Madrid

Resumindo a questão da meteorologia, o dia amanheceu com nevoeiro e com muito frio (a mínima foi de 1 grau, mesmo não sendo um local de inversão térmica), mas o dia aqueceu e esteve sol até meio da tarde. Entretanto veio a frente já dissipada que afetou durante a manhã o Litoral Norte. O céu tornou-se nublado mas entretanto voltou a estar limpo e estão neste momento 11°C, mais quente que nas últimas noites. :calor:

Amanhã volto para casa. :)

Boa noite,
Hoje foi o dia de regresso a casa.
Ainda deu para visitar Toledo e os seus monumentos. :)

toledo.jpg

Fonte: Civitatis

Esteve sol e bastante calor! No carro ainda registei 22°C de temperatura em certas zonas. :calor:

Espero não levar o covid para Portugal! :shocking:

A estação meteorológica principal de Estocolmo localiza-se em Observatorielunden, local que tem os registos mais antigos de todo o mundo (desde 1756). No mapa de registos de temperatura média da cidade é claro o aquecimento no século XXI.

Temperatura mais alta: 36ºC (3 Julho 1811)
Temperatura mais baixa: -32ºC (20 Janeiro 1814)

Tentei tirar foto à estação mas está meio escondida pelos arbustos:

Não deixa de ser irónico que foram escolher dos sítios mais altos da cidade para fazer registos de temperatura. Contudo, são uns meros 43 metros de cota :lol:

Bom fim de semana a todos!

-8,1ºC hoje no aeroporto de Estocolmo, o que faz deste o dia mais frio do ano. Meses de Inverno foram claramente quentes e a Primavera está com umas belas entradas de Inverno ainda. Pressão chegou aos 1042,3 hPa!

A cidade deve continuar sem chuva até ao final do mês. As primeiras flores começam a crescer e folhas também.