Como já tinha dito noutro tópico, nestes próximos dias estou aqui em Alcorcón. Como não tenho as pressas das reuniões (relembro que foram canceladas por causa do covid-19), pude fazer passeio maior a caminho do local de estadia, onde irei ficar até segunda.
Já tinha estado em Trujillo há uns belos anos, e gostei da vila. Acho que está bem mantida para uma vila campestre.
No entanto, é de salientar o abandono de vários monumentos, como a Alcáçova.
Fonte: Wikimedia Commons
No caminho, ainda deu para ver a tão detestada Central de Almaraz:
Ainda deu para parar num castelo bem conhecido a 100 km do destino: o Castelo-Palácio de Oropesa.
Uma coisa curiosa é que a Área Metropolitana de Madrid é talvez a mais estranha a que alguma vez fui. A 20 km do centro de Madrid praticamente não há casas, é tudo campo. Para fazermos uma comparação: a Quinta da Marinha está a 27 km do centro de Lisboa e não é campo.
A área metropolitana de Madrid é muito densa. O sítio onde estou (Alcorcón) tem 170.000 habitantes num espaço relativamente pequeno (mais habitantes que em todo o concelho de Almada).
No entanto, é uma cidade interessante, com parques e uma ótima ligação de transportes públicos com toda a área metropolitana.
A estação de comboios suburbanos (Cercanías) é grande e estava bem limpa quando a vi esta tarde.
Fonte: Research Gate
No entanto, há uma coisa que posso garantir: está um frio de rachar! Diria que neste momento devem estar uns 7 graus lá fora, com vento moderado a forte.