Seguimento Europa - 2022

Las precipitaciones baten todos los récords en Maó: más de 150 litros en 12 horas
Apenas 150 litros na cidade toda? não sei, isso parece-me muito pouco... (sarcasmo)
Porquê que l/m² (ou o equivalente mm) são unidades tão difíceis de compreender?

Las precipitaciones baten todos los récords en Maó: más de 150 litros en 12 horas​

Imágenes de las consecuencias de las intensas lluvias en Menorca​

É aí que apareço na notícia :lol:

Registos finais de hoje das minhas estações em Menorca:
- Llucmaçanes-Camí Vell de Sant Lluís: 207,5 mm. Destes, 10,1 mm em 5 minutos, 15,8 mm em 10 minutos, 37,1 mm em 30 minutos e 63,7 mm em 1 hora.
- Llucmaçanes: 185,2 mm.

Nota importante: Estes valores são estratosféricos porque ocorrem numa ilha quase sem relevo e, particularmente, numa área completamente plana sem qualquer retenção ou aumento orográfico da precipitação. Tudo tem sido o resultado de um SCM estático alimentado pelas águas do sul da ilha.

Marinaleda (província de Sevilha) hoje

P.S.: Saelices (província de Cuenca) ontem. Duas fatalidades devidas a chuvas torrenciais.

Última edição:
Enquanto Portugal vai ter bastante precipitação nos próximos tempos, a mesma depressão que trará bons acumulados por cá fará com que a dorsal africana suba em grande parte do continente europeu (e sobretudo na bacia do Mediterrâneo). Não me espantaria nada que ocorram valores recordes nalgumas zonas: é que estão previstos 30ºC nalgumas zonas do sudoeste de França (zona de Bordéus) nos próximos dias, bem como em zonas de Itália e, à medida que a depressão se desloca para nordeste, 25 a 28ºC em zonas dos Balcãs, Bulgária, Roménia e sudoeste da Ucrânia. :uau: :calor:

31ºC na Ilha de Sardenha, hoje:

Tornados no norte de França, à passagem da "Beatrice":

Impressionante como ficou uma aldeia (Bihucourt), no Pas-de-Calais, norte de França a 50 Km da fronteira belga:
Qa6SXrD.gif

E no Leste de Inglaterra:

Tornados no norte de França, à passagem da "Beatrice":

E são mini-tornados...:D

Pelo que vi são tornados a valer, grandes tornados, os estragos são tremendos numa faixa muito grande.