Uma pluma de ar muito quente vinda de Sul também, empurrada pelo ciclone no Atlântico - algo bem raro por esta altura do ano (ou pelo menos raro com esta intensidade).
Sim é a explicação lógica, mas para mim não deixa de ser estranho é que imagina quantos verões se passaram desde que há registos e nunca "calhou" uma sinótica idêntica acontecer nos meses de verão, foi preciso chegar um final de outubro para bater os recordes absolutos de temperatura mínima mais alta...
Belgica acabará o mes de Outubro com uma maxima que será provavelmente a mais alta desde que ha registos, ou pelo menos dos ultimos 30 anos. Impressionante.
Temperaturas muito elevadas e uma correspondente linha de corte de neve acumulada mais elevada do que o esperado para esta época do ano. Aneto (Maciço da Maladeta-Montes Malditos, província de Huesca) agora. Glaciares em mínimos históricos após um Verão desastroso.
Vento brutal do sul (foehn) na Cornija Cantábrica oriental e temperaturas mínimas escandalosas.
Eu fui ao Aneto a 10 anos atrás, e agora fiquei impressionado com o glaciar tão pequeno, impressionante o que ele recuou. Já na altura ele derretia a grande velocidade, com muitos ribeiros sobre ele, e derrocadas de pedras que tínhamos de evitar, posso dizer que na altura o glaciar era praticamente a linha de neve que se vê na foto, desta forma 2/3 anos e vai-se.
Melhoria clara das condições de neve nos Pirenéus Centrais (zona de Montes Malditos-Aigüestortes, províncias de Huesca e Lérida). No entanto, neve muito ventosa devido a rajadas de vento muito fortes.
Colecção de SCM e CCM nos últimos dias no leste de Espanha (Baleares, Múrcia, Valência e sul da Catalunha e Aragão) alimentado pelo "generoso" Mar Mediterrâneo.