Seguimento Europa - 2022

Mais de 260 mm em algumas estações da cidade de Valência em poucas horas. Pequeno SCM retrógrado estacionário alimentado pelo Mediterrâneo









 
Cabo de Gata (Almeria) acumulou 50 mm, hoje. :D
 
Cabo de Gata (Almeria) acumulou 50 mm, hoje. :D

250 mm neste período de primavera. A sua média anual normal mal atinge 200 mm. :rain:




Deserto de Tabernas, onde os filmes de Spaghetti western:

 
Por Vétroz, Valais, na Suíça estão neste momento 24°C. Uma brisa quente e nuvens pelas montanhas. Probabilidade de ocorrência de trovoadas este fim-de-semana.

Enviado do meu T770H através do Tapatalk
 
Amanhã pode haver estragos na Alemanha...

GKhtcMb.png


LPJxjZY.png
 
Espanha com vários registos acima dos 40ºC hoje. Os 41,8ºC em Andújar (Jaén) devem ser recorde.
Ntyrgmr.png


AEMET

Estive a ver os extremos para o mês de maio nas cidades mais quentes de Espanha e os valores de temperatura máxima mais altos que encontrei foi em Córdoba e em Sevilha, registados em 2015, quando também foi registado o recorde em Beja.

Córdoba (Aeroporto): 41,2ºC (13 de maio)
Sevilha: 40,8ºC (13 de maio)

Mesmo na cidade de Jaén, a temperatura mais alta registada até ao momento em maio era de 38,4ºC, em 2006. Hoje registou 40,1ºC.
 
Última edição:

Mau tempo​

Fortes tempestades causam um morto e 15 feridos em França.​


Hoje às 12:09.

image.jpg


Grandes pedras de granizo caíram em Vensat, França

Foto: Thierry ZOCCOLAN / AFP


Pelo menos uma pessoa morreu e outras 15 ficaram feridas nas últimas horas em França, duas delas com gravidade, após uma noite de chuva, granizo e relâmpagos, com os serviços meteorológicos franceses a registarem mais de 50 mil.

O Ministro do Interior, Gérald Darmanin, confirmou este domingo o balanço inicial de vítimas, após ter estimado que os bombeiros franceses tinham efetuado cerca de 3400 intervenções durante a noite.

Segundo o governante, a vítima mortal foi uma mulher de 30 anos que foi apanhada num deslizamento de terras em Rouen, no noroeste de França. Entre os 15 feridos está uma rapariga de 13 anos, que se encontra em estado crítico.

Gérald Darmanin anunciou também que irá propor na segunda-feira que seja declarado o estado de catástrofe natural no país, tendo em conta os danos causados, especialmente nas culturas agrícolas, com destaque para as vinhas, que foram afetadas pelo granizo.

As autoridades meteorológicas francesas avisaram que as tempestades poderão repetir-se hoje no leste do país, especialmente na Alsácia, Lorena e Borgonha, embora as autoridades tenham retirado gradualmente o estado de alerta laranja declarado no sábado ao fim da tarde em mais de 65 departamentos do país.