E ainda bem que levou. As previsões que havia nalguns modelos para estes dias há uma semana eram medonhas, e felizmente mudaram para melhor dada a atual situação de seca.E tudo o vento levou...
E se não fosse o jetstream tinha ido tudo para o Reino Unido.
Do lado espanhol, o aeroporto de San Sebastian chegou aos 43,5ºC. Das normais 91-20, são +20ºC e um recorde de +4ºC para Junho em relação ao anterior...
Tão impressionante como o novo record de temperatura em Biarritz, 42,9°C antes do verão, foi o repentino arrefecimento que se sucedeu: o vento marítimo a 65 km/h fez com que os 42,9°C atingidos às 16h descessem para 27,4°C às 17h. Às 20h o arrefecimento atingiu uns frescos 20,7°C... é surpreendente!
Este fenómeno típico do Golfo da Biscaia é chamado "galerne" em francês e "enbata" em basco.
https://www.francetvinfo.fr/meteo/c...e-dans-le-sud-ouest-de-la-france_5205835.html
Biarritz_galerne_2022-06-18
Não é verdade. Os 20°C em Portugal foram atingidos em fevereiro, ou seja, muito antes que no Báltico. Para além disso, já houve mínimas tropicais em vários pontos do país.Mais um ano, o Báltico consegue passar os 20ºC primeiro que Portugal. Cada vez mais regular. Anomalias de +6ºC em alguns pontos.
Isto é temperatura do mar*Não é verdade. Os 20°C em Portugal foram atingidos em fevereiro, ou seja, muito antes que no Báltico. Para além disso, já houve mínimas tropicais em vários pontos do país.
Assim já faz mais sentido!Isto é temperatura do mar*