Seguimento - Incêndios 2010

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Mais um incêndio, este visível cá de casa.

agosto2010141.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

Já se ouvem as sirenes dos bombeiros aqui de Moreira da Maia...

Aqui o fumo foi trazido pelo vento de Norte, começa já a sentir-se aquele odor insuportável de eucalipto e pinheiro a arder...

Mais um incêndio, este visível cá de casa.

agosto2010141.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

Já se ouvem as sirenes dos bombeiros aqui de Moreira da Maia...

Pois, essa coluna de fumo avista-se de Guimarães.
Venho agora de Ponte de Lima de mais uma jornada de pesca, e o panorama é desolador.
4 fogos activos em Ponte de Lima, um deles de média/grande dimensão, mais
esse que o Nimboestrato referiu,
um em Gonça, Guimarães, que lavra desde ontem,
e um na zona de Póvoa de Lanhoso/Gerês (não sei precisar pois vi ao longe), de grandes dimensões também.
Da facto triste e desolador.
Uma palavra para aqueles que os combatem, e que merecem tudo, pois mais não posso dar...Obrigado!!

É uma coisa absolutamente chocante.
Penso que todos aqui sabemos (espero) que não é o calor que faz isto. Não sei que portugueses temos, mas devem ser pequeninos e muito reles. E não são só os bandidos que fazem isto de propósito, são também os outros que não têm cuidado com o que fazem e causam "acidentes".

Com os nossos espaços florestais há incêndios impossíveis de travar, em que a única estratégia possível é deixar arder até acabar o combustível. Para coisas como as que vemos não é questão de ter 100 ou 10000 bombeiros, nem de ter 5 ou 500 meios aéreos. É irrelevante. É uma questão, tão só, de que estes espaços florestais não precisavam sequer começar a arder.

Estou cansado de ver o que vejo. É triste e desmoralizador.

Com o cair da noite é agora possível ver a frente de fogo que lavra na zona do Alvão... Pela localização da mesma penso poder afirmar que se encontra já em Vila Pouca de Aguiar bem perto da A24. :angry:

Hoje por volta das 16h era visivel de minha casa esta coluna de fumo que faz lembrar um vulcão, julgo pelo posicionamento e pela intensidade que era do incêndio de S. Pedro do Sul (a mais de 100kms da minha casa). Nem quero imaginar o que será no local...Pode ser que amanhã apareça alguma chuva para ajudar....

piro.jpg

http://img807.imageshack.us/img807/4854/dsc0258.jpg

Hoje por volta das 16h era visivel de minha casa esta coluna de fumo que faz lembrar um vulcão, julgo pelo posicionamento e pela intensidade que era do incêndio de S. Pedro do Sul (a mais de 100kms da minha casa). Nem quero imaginar o que será no local...Pode ser que amanhã apareça alguma chuva para ajudar....

Imagen dramática sem dúvida. Já foi aqui referido por outros, este tipo de nuvens chamam-se pyrocumulus, além de hoje vão aparecer (infelizmente) nos próximos dias também. São pyrocumulus, como existe instabilidade na atmosfera as nuvens dos incêndios também tendem a ter maior desenvolvimento vertical. E quando existe humidade a partir de certa altura, criam no topo verdadeiras nuvens por condensação que parecem um normal cumulonimbus, podendo mesmo provocar descargas eléctricas como uma qualquer outra trovoada. Pode até dar-se o caso de havendo instabilidade e nem haver pelo país condições/forçamentos que rompam as inversões da superfície, serem apenas os incêndios a conseguirem-no. Muitas vezes com imagens mais próximos destas nuvens, até se consegue reconhecer a zona onde elas romperam a inversão.

Por aqui chove, pela testa abaixo, como se costuma dizer!:(

Cheira muito a queimado, 2 incêndios nos concelhos vizinhos de Vila Pouca de Aguiar e Montalegre tornam o ambiente na rua desagradável, tornando o calor ainda mais abafante:(

Por aqui chove, pela testa abaixo, como se costuma dizer!:(

Cheira muito a queimado, 2 incêndios nos concelhos vizinhos de Vila Pouca de Aguiar e Montalegre tornam o ambiente na rua desagradável, tornando o calor ainda mais abafante:(

E em São Pedro do Sul, que apesar de ser o mais longínquo deve ser dos que mais está a afectar.

No terreno estão mais de 300bombeiros e 10 meios aéreos...:(:(:(:shocking::surprise:

Não dei por nada aqui em Poiares, em que parte da Serra foi isso e a que horas ? É que o meu irmão e os colegas estiveram na zona da casa do guarda na estrada de Cacilhas em convivio e ele não me falou em nada.

Joao

piro.jpg

http://img807.imageshack.us/img807/4854/dsc0258.jpg

Aquando dos grandes incêndios na região Centro, consequentes à vaga de calor do verão de 2003, estas nuvens deram origem a trovoadas, embora com muito pouca precipitação. Algumas destas descargas eléctricas originaram outros incêndios graves na zona de Santarém.