Seguimento - Incêndios 2010

  • Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Incêndios
61 bombeiros mortos em serviço numa década


Um bombeiro da corporação de Alcobaça morreu ontem e outro ficou gravemente ferido no incêndio de São Pedro do Sul.

De 2000 a 2009 morreram em Portugal 59 bombeiros em serviço, a que se juntam duas vítimas mortais este ano. Bombeiros que estavam envolvidos no combate aos fogos florestais. O último, um bombeiro de Alcobaça, morreu ontem no incêndio em S. Pedro do Sul. Os últimos dias têm sido difíceis e obrigaram mesmo ao reforço dos meios do Exército envolvidos no combate aos fogos.

O último acidente mortal ocorreu cerca das 15.30 de ontem, quando o autotanque dos Bombeiros de Alcobaça, deslocado para o local com um grupo de reforço de Leiria, se encontrava a combater as chamas na Estrada da Coelheira, uma zona florestal.

Uma "mudança súbita do vento cercou os bombeiros, que tentaram salvar a viatura", disse ao DN um comandante da Protecção Civil. Enquanto os bombeiros "se refugiaram na área queimada, dois tentaram tirar o carro". A manobra, numa zona montanhosa, "não correu bem. A viatura capotou e os dois bombeiros ficaram encarcerados", adiantou o operacional. Viaturas de desencarceramento, equipas do INEM e ambulâncias deslocaram-se para o local e acabaram por desencarcerar os colegas, perante o perigo iminente de ficarem, também eles, rodeados pelas chamas. Um dos bombeiros morreu no local e outro foi levado para o Hospital de Viseu.

No acidente ficaram ainda feridos três populares que ajudavam no combate às chamas. Instantes depois de os feridos terem sido desencarcerados, a viatura foi "consumida pelas chamas", concluiu o responsável. Em comunicado, a Protecção Civil confirmou a perda do veículo, adiantando que já foi providenciado apoio psicológico a "todos os combatentes".

O acidente vem engrossar a longa lista de bombeiros mortos em serviço nos últimos dez anos: 59 até 2009. Destes, 23 morreram enquanto combatiam um incêndio florestal ou durante a deslocação para o fogo e oito foram vítimas de acidentes de viação quando transportavam doentes.

Só este mês há registo de 25 feridos, além dos dois mortos. No fogo de S. Pedro do Sul houve ainda duas viaturas consumidas pelas chamas. A estes veículos juntam- -se ainda danos graves em viaturas de bombeiros de Penela, Cabo Ruivo e Marco de Canaveses.

continua
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1637705
 
É de lamentar estes fogos...

Só tenho palavras de agradecimento a esses grandes homens que lutam contra as chamas, e um pesar pela perda desse bombeiro que tudo fez para garantir a segurança de todos!!

Isto é uma tristeza, o que se está a passar no norte e centro... :(

Força malta do norte e centro!!
 
os meus muitos parabéns e agradecimentos aos quase 500 homens e aos diversos meios aéreos que depois de 4 horríveis dias de combate cerrado em que estes verdadeiros seres humanos arriscaram a sua vida para salvar a de outros e da floresta, deream o incêndio de São Pedro do Sul como extinto, há cerca de 2h30m.

Este incêndio deve ter sido certamente o que mais meios e homens mobilizou até ao momento, e acredito que também tenha sido o de maior área ardida.

:palmas::palmas::palmas:
 
Bombeiro morreu em incêndio em Gondomar

Um bombeiro morreu esta tarde num incêndio em Gondomar, confirmou à Lusa fonte do Comando de Operações Distritais do Porto

Fonte do INEM diz ter recebido às 15h42 a indicação de que haveria bombeiros rodeados pelas chamas num incêndio na freguesia da Lomba.

Para além de uma vítima mortal, carbonizada, as chamas provocaram ainda queimaduras graves num outro bombeiro e ligeiras num terceiro.

Lusa/SOL
 
Neste momento, existem 40 incêndios activos e 23 de maiores dimensões. Norte e Centro do país completamente em chamas. Mais uma morte de uma bombeira a lamentar, Quando se ouve na televisão o minstro da Administração Interna dizer que está tudo controlado é só para enganar o povo, onde estão 56 meios aéreos que Portugal tem disponível. Nunca vi os 56 meios a actuarem todos e basta fazerem as contas. No incêndio em Terras de Bouro estão 3 aviões Canadier Espanhóis.
 
«El perfil del pirómano en España: hombre soltero, de entre 30 y 58 años, que abusa del alcohol»

* De nacionalidad española, tiene entre 30 y 58 años
* No tiene una motivación clara y no hay cómplices


Tipos de incendios

Así, los denominados de tipo 'agrícola' se suelen producir por quema de rastrojos o limpieza de pastos sin autorización y son llevados a cabo por personas mayores de 60 años, casados, y pensionistas que viven en poblaciones grandes.

Los de 'clase ganadera', se inician en el interior de masas forestales o en caminos agrícolas, suelen llevarse a cabo para obtener un beneficio, se producen en invierno y sus autores tienen entre 36 y 46 años, son trabajadores autónomos del sector agrícola, y viven en poblaciones pequeñas.

El tercer conjunto de incendios forestales se inician exclusivamente en pistas forestales, se prenden sin ningún sentido y sus responsables son menores de 47 años, casados y trabajan en el sector de la construcción.

El último grupo de incendios forestales, es un cajón desastre de siniestros que no están relacionados con ninguna motivación en especial pero que comparten el haberse producido en carreteras o sendas, cometidos por cualquier tipo de persona y que responden a distintas motivaciones.


O resto aqui...

http://www.rtve.es/noticias/2010081...tre-30-58-anos-abusa-del-alcohol/345485.shtml

Um dos poucos incendios que tenho conhecimento no Algarve, no sítio do Monte Novo em Aljezur corresponde ao primeiro perfil. Queima de silvas por volta das 6 da manhã no dia 11 de Julho por um idoso.
 
Incêndios: 41 fogos ativos ao início da noite

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registava ao início da noite de hoje 41 incêndios, estando um fogo em Mangualde a mobilizar mais de 150 bombeiros.

Segundo a página na Internet da ANPC, encontram-se naquele concelho do distrito de Viseu 158 bombeiros, apoiados por 45 veículos e três helicópteros.

O incêndio tem nesta altura «três frentes ativas», registando-se ainda «difíceis acessos» e «vento forte».
Dos 41 incêndios em curso, a Protecção Civil destaca 23, entre os quais o que ocorre em Terras do Bouro (Braga) desde sábado e que obrigou hoje à ativação do Plano Municipal de Emergência.

No Parque Nacional da Peneda Gerês estão 49 bombeiros, 14 veículos e dois helicópteros.

De acordo com a ANPC, o fogo tem várias frentes ativas, com acessos difíceis e vento forte.

Ainda em Terras do Bouro, também no Parque Nacional, há outro incêndio em curso, com 44 bombeiros.

Em Gondomar, no Porto, onde hoje morreu uma bombeira, estão ainda 102 bombeiros, 25 veículos e quatro helicópteros.

Diário Digital / Lusa
 
No passado Sábado 07/08/2010 fui até à Serra da Freita , o cenário era simplesmente deplorável...grande área ardida e a arder, uma serra que já de si não tinha uma grande área de pinheiros,agora ainda ficou com menos......::mad::mad:

freita3.jpg


freita4.jpg


freita2.jpg



A grande coluna do Incêndio de S. Pedro do Sul vista do Alto da Serra da Freita:


freita1.jpg



No regresso ao Porto eram inúmeros os focos de incêndio, alguns de grandes proporções....enfim uma tristeza....:(
 
Aldeia evacuada em Arcos de Valdevez

80 adultos e 12 crianças tiveram de ser retirados da localidade de Vilar de Soente, Arcos de Valdevez, devido a avanço das chamas.

O incêndio tem várias frentes ativas e nas últimas horas as chamas passaram a ameaçar as habitações daquela povoação, o que levou à evacuação.

No local estão 114 homens, 20 viaturas e quatro meios aéreos, informou a Autoridade Nacional de Protecção Civil.

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, garantiu que o Governo "está a fazer tudo" o que é possível para combater os incêndios florestais e anunciou a contratação de mais dois meios aéreos para reforçar o dispositivo.


Fonte: Record
 
]ToRnAdO[;224262 disse:
Aldeia evacuada em Arcos de Valdevez

80 adultos e 12 crianças tiveram de ser retirados da localidade de Vilar de Soente, Arcos de Valdevez, devido a avanço das chamas.

(...)

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, garantiu que o Governo "está a fazer tudo" o que é possível para combater os incêndios florestais e anunciou a contratação de mais dois meios aéreos para reforçar o dispositivo.


Fonte: Record

Pelos vistos, o governo não está a fazer tudo!

Hoje no Jornal da 1h (RTP1), o exército emitiu um comunicado em forma de resposta, no sentido de estarem disponíveis, contudo não obtiveram qualquer orientação nesse sentido!

Para mim, isto é uma vergonha!! Se o Governo quisesse mesmo ajudar, teria dado orientações ao exército, que poderia muito bem ajudar em todas as situações logísticas (transporte, resgate de populações), abastecimento de combustível para os bombeiros, meios necessários às populações (comida, roupa, medicamentos)! A Força Aérea se recebesse também orientações, poderia ceder os seus helicópteros (que deveriam estar adaptados para estas situações) ou para resgate de cidadãos, e poderia contribuir com pilotos (podendo mesmo requisitá-los se estivessem de férias) de aeronaves.

Que vergonha!!
 


Uploaded with ImageShack.us
Madeira: Incêndio florestal junto a casas na Camacha

Um incêndio florestal deflagrou hoje no sítio das Águas Mansas, nas zonas altas da freguesia da Camacha, no concelho de Santa Cruz, junto a áreas habitadas, disse o presidente da câmara.

Cerca de 50 bombeiros e 15 viaturas dos Bombeiros Municipais de Santa Cruz e dos Voluntários Madeirenses estão a combater o fogo que está a ser dificultado por causa da intensidade do vento não havendo, no entanto, para já registo de pessoas e bens atingidos.

«Por enquanto não há casas em perigo, apelo à serenidade das pessoas apesar da proximidade das chamas às casas», disse à comunicação social José Alberto Gonçalves.
Diário Digital / Lusa

Além deste é possível ver 2 Incêndios a lavrar para as zonas sobranceiras ao Curral das Freiras, não está fácil:sad:
 
Na Madeira bem faz falta um Helicóptero que seja possível apoiar no verão ao combate aos fogos já que ontem presenciei um combate ao fogo florestal na eira do serrado (onde tinha ido tomar café) e de lá já não ia saindo mas é um combate muito limitado da estrada para o monte.

Sem meios não há milagres e com o vento que promete hoje não sei se os fogos hoje não irão piorar.